You are currently viewing Ciências da Natureza: CAMADAS DA ATMOSFERA

Ciências da Natureza: CAMADAS DA ATMOSFERA

Olá! Esta aula de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da  6ª SÉRIE da Eja.

Você já se questionou sobre o que há abaixo da superfície terrestre e para além do céu que visualizamos? Para ajudar você nestes questionamentos, na aula de hoje vamos dialogar sobre as camadas internas e externas da Terra.

Fonte: USBERCO, J. MANOEL, J.; SHECHTMANN, E.; FERRER, L. C.; VELLOSO, H. M. Companhia das Ciências, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. 5º ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA CAMADAS DA ATMOSFERA

6ª série – Eaja – Ciências da Natureza – Aula 12 – CAMADAS DA ATMOSFERA

Na videoaula acima, aprendemos que a Terra apresenta um formato quase esférico, apresentando raio de 6370 km, ou seja, a distância entre a superfície e o centro do nosso planeta. Mediante diferentes estudos de geólogos e demais cientistas foi possível (re)construir modelos para explicar o que há abaixo da superfície terrestre e ainda as camadas externas a Terra.

Identificamos que o planeta Terra possui três grandes camadas internas, que são:

  • Crosta terrestre – camada mais externa do planeta e a mais importante, tendo em vista que as atividades humanas são desenvolvidas sobre a mesma. Porém, em espessura, é a menor camada. Sua constituição é predominantemente de material rochoso formado por sílica e alumínio. Essa camada é irregular, formando as placas tectônicas. 
  • Manto – camada mais profunda do planeta Terra. Apresenta temperatura de até 2000 ºC, estando as rochas que constituem essa camada em estado pastoso, em razão do excesso de calor. Os minerais que formam as rochas dessa camada são basicamente o silício e o magnésio.
  • Núcleo – camada mais interna da Terra. É constituída basicamente de ferro e níquel e apresenta temperaturas próximas a 3000 ºC na parte externa do núcleo e até 6000 ºC na parte interna do mesmo, este último que se encontra em estado sólido devido à pressão no ponto mais interno do planeta. 

Conhecemos as camadas externas do planeta Terra, que são: 

  • Atmosfera – compreende a grande massa de ar que envolve todo o planeta; 
  • Litosfera – camada sólida da Terra, conhecida como crosta terrestre;
  • Hidrosfera – camada da superfície formada de água. 

Compreendemos que as camadas da atmosfera, todas juntas, apresentam uma extensão aproximada de 1000 km. São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Essas camadas não estão distribuídas de forma igualitária, assim suas distâncias variam de acordo com a densidade dos elementos químicos que a constituem, sendo que quanto mais distante se encontrar do planeta Terra mais rarefeito se tornam.

ATIVIDADE 1

(UFJF) Leia o fragmento de texto a seguir:

“Tais mudanças nas partes superficiais do globo pareciam, para mim, improváveis de acontecer se a Terra fosse sólida até o centro. Desse modo, imaginei que as partes internas poderiam ser um fluido mais denso e de densidade específica maior que qualquer outro sólido que conhecemos, que assim poderia nadar no ou sobre aquele fluido. Desse modo, a superfície da Terra seria uma casca capaz de ser quebrada e desordenada pelos movimentos violentos do fluido sobre o qual repousa.”(Benjamin Franklin, 1782, em uma carta para o geólogo francês Abbé J. L. Giraud-Soulavie in PRESS, frank et al. Para entender a Terra. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.)

Sobre a estrutura interna da Terra, pode-se AFIRMAR que:

a) a crosta é uma camada única constituída de uma placa tectônica, dividida em duas seções.

b) a litosfera é a camada mais densa e se mantém em movimento devido às correntes convectivas.

c) as camadas da Terra são separadas umas das outras por áreas denominadas descontinuidade. 

d) ela é formada por camadas alternadas, de densidades semelhantes, que diminuem da superfície para o centro.

e) o núcleo divide-se em duas partes — superior e inferior — e seu material é o magma.

ATIVIDADE 2

(UFCG) […] a crosta terrestre está para a Terra na mesma proporção que a casca de ovo está para o ovo. A clara e a gema do ovo podem ser comparadas às camadas internas da Terra, representadas pelo manto e pelo núcleo. (ROSS, Jurandyr L. S. Geografia do Brasil. 5 ed. São Paulo: Edusp, 2005.) Analisando as características e a dinâmica da estrutura geológica da Terra, é CORRETO afirmar que:

a) a litosfera compreende um corpo não estático. Ela é constituída pela crosta continental e pela crosta oceânica.

b) a crosta terrestre, chamada de litosfera, corresponde à camada mais superficial, fluida e espessa da Terra.

c) o manto de composição sólida dominante e de elevada temperatura compreende a camada mais susceptível a abalos sísmicos.

d) o núcleo, chamado de orosfera, de composição magmática, corresponde à camada mais rígida e complexa da Terra.

e) o manto da Terra, formado por rochas basálticas graníticas, estrutura-se a partir de combinações físico-químicas estáticas.


Referencial BibliográficoUSBERCO, J. MANOEL, J.; SHECHTMANN, E.; FERRER, L. C.; VELLOSO, H. M. Companhia das Ciências, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. 5º ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componente CurricularObjetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0522) Compreender a constituição interna da Terra e identificar as camadas da atmosfera.