Olá, educando (a)! Esta videoaula de Ciências da Natureza, Arte e Língua Portuguesa – para 2ª série – foi veiculada na TV no dia 12/04/2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
OLÁ PESSOAL! TUDO BEM POR AÍ? VOCÊ SABIA QUE EXISTEM NA NATUREZA SERES VIVOS E NÃO VIVOS?
O MEIO AMBIENTE É O LOCAL ONDE SE DESENVOLVE A VIDA NA TERRA, OU SEJA, É A NATUREZA COM TODOS OS SERES VIVOS E NÃO VIVOS QUE NELA HABITAM E INTERAGEM.
TUDO O QUE EXISTE NA NATUREZA CHAMAMOS DE SERES, QUE SÃO OS ELEMENTOS QUE A COMPÕE. OS SERES VIVOS SÃO AQUELES QUE NASCEM, CRESCEM, SE REPRODUZEM E MORREM, COMO OS ANIMAIS (INCLUSIVE O HOMEM), FUNGOS, PLANTAS, ALGAS, PROTOZOÁRIOS E BACTÉRIAS. OS SERES NÃO VIVOS SÃO AQUELES INANIMADOS, QUE NÃO POSSUEM VIDA, MAS QUE TAMBÉM SÃO DA NATUREZA, COMO O AR, A ÁGUA, O SOLO E AS PEDRAS. EXISTEM AINDA OS OBJETOS CRIADOS PELO HOMEM, QUE NÃO SÃO VIVOS, COMO OS CARROS, AS ROUPAS, OS COMPUTADORES, OS BRINQUEDOS E VÁRIOS OUTROS.
NESTA AULA, ABORDAREMOS A TEMÁTICA: SERES VIVOS NO AMBIENTE, SUAS CARACTERÍSTICAS E SUAS RELAÇÕES COM O MEIO.
VAMOS LÁ?
ASSISTA A VIDEOAULA:
ATIVIDADE 1
MUITOS ARTISTAS TOMAM A NATUREZA COMO FONTE DE INSPIRAÇÃO. OBSERVE A PINTURA REALIZADA POR CLAUDE MONET, UM ARTISTA FRANCÊS MUITO CONHECIDO POR SUAS PINTURAS, REALIZADAS NO ESTILO CHAMADO IMPRESSIONISMO:
Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/pintura-claude-monet-klatschmohn-284546/> acesso em 16, fev. 2021
- MUITOS DOS TEMAS DE MONET, VINHAM DA NATUREZA. COMO OUTROS IMPRESSIONISTAS, ELE ERA FASCINADO PELA FORMA COMO AS LUZES E AS SOMBRAS SE TRANSFORMAVAM AO LONGO DO DIA.
- OBSERVANDO A IMAGEM, QUE TIPO DE SENSAÇÃO A PINTURA DE MONET DESPERTA EM VOCÊ?
- QUE ELEMENTOS DA NATUREZA VOCÊ PODE ENCONTRAR NESTA PINTURA?
- COMPARTILHE SUA RESPOSTA COM ALGUM FAMILIAR.
ATIVIDADE 2
TODOS OS SERES VIVOS SE RELACIONAM ENTRE SI E OCUPAM AMBIENTES ONDE DEPENDEM DE ELEMENTOS NÃO VIVOS. POR EXEMPLO: O HOMEM PRECISA DO AR, DA ÁGUA PARA SOBREVIVER. OUTRA RELAÇÃO QUE ENCONTRAMOS É A CADEIA ALIMENTAR. A CADEIA ALIMENTAR É CONSIDERADA COMO UMA SEQUÊNCIA LINEAR DE ORGANISMOS, EM QUE UM SERVE DE ALIMENTO PARA O OUTRO.
ASSISTA AO VÍDEO:
- AGORA É COM VOCÊ, MARQUE AS RESPOSTAS CORRETAS:
( ) EM UMA CADEIA ALIMENTAR OS PRODUTORES SÃO OS ANIMAIS.
( ) OS CONSUMIDORES DEPENDEM DE OUTRO SER VIVO PARA SE ALIMENTAREM.
( ) OS DECOMPOSITORES SE ALIMENTAM DE VEGETAIS E ANIMAIS MORTOS.
OBSERVE A IMAGEM E IDENTIFIQUE NA TABELA, DO QUE CADA SER VIVO SE ALIMENTOU:
PRODUTOR | CONSUMIDOR PRIMÁRIO | CONSUMIDOR SECUNDÁRIO | CONSUMIDOR TERCIÁRIO |
RELEMBRANDO!
- TUDO O QUE EXISTE NA NATUREZA CHAMAMOS DE SERES, QUE SÃO OS ELEMENTOS QUE A COMPÕE.
- OS SERES VIVOS SÃO AQUELES QUE NASCEM, CRESCEM, SE REPRODUZEM E MORREM, COMO OS ANIMAIS (INCLUSIVE O HOMEM), FUNGOS, PLANTAS, ALGAS, PROTOZOÁRIOS E BACTÉRIAS.
- OS SERES NÃO VIVOS SÃO AQUELES INANIMADOS, QUE NÃO POSSUEM VIDA, MAS QUE TAMBÉM SÃO DA NATUREZA, COMO O AR, A ÁGUA, O SOLO E AS PEDRAS.
- A CADEIA ALIMENTAR É CONSIDERADA COMO UMA SEQUÊNCIA LINEAR DE ORGANISMOS, EM QUE UM SERVE DE ALIMENTO PARA O OUTRO.
- EM UMA CADEIA ALIMENTAR: OS PRODUTORES SÃO OS VEGETAIS, OS CONSUMIDORES DEPENDEM DE OUTRO SER VIVO PARA SE ALIMENTAREM E OS DECOMPOSITORES SE ALIMENTAM DE VEGETAIS E ANIMAIS MORTOS.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJACI0208) Reconhecer as características das plantas e animais que fazem parte do cotidiano e relacionar ao ambiente em que vivem. (EAJAAR0108) Pesquisar e reconhecer imagens, obras e produções artísticas e culturais de diferentes tempos históricos. (EAJALP0162) Entender o tema, assunto e finalidade dos textos em estudos. |