You are currently viewing Ciências da Natureza – AQUECIMENTO GLOBAL: VARIAÇÃO CLIMÁTICA DO PLANETA

Ciências da Natureza – AQUECIMENTO GLOBAL: VARIAÇÃO CLIMÁTICA DO PLANETA

Olá! Esta aula de  Ciências da Natureza é destinada aos estudantes da 6ª Série da Eja.

O Planeta Terra, ao longo de sua história de 4,5 bilhões de anos, perpassou por várias mudanças climáticas radicais. Na atualidade, o aquecimento global constitui um paradigma científico, ocorrendo uma polarização nos debates em países industrializados. De um lado há os que consideram o efeito estufa como resultado da emissão de gases poluentes oriundos da intensa atividade industrial e de outro, os que ignoram o problema e continuam defendendo a expansão industrial-financeira a qualquer custo. O que sabemos é que cotidianamente sentimos os efeitos do aquecimento global em nossas vidas, a citar: ampliação dos períodos de seca; desequilíbrio ecológico; aumento das temperaturas; derretimento das calotas polares e outros.

É nesse sentido que nesta aula pretendemos ampliar o debate acerca do aquecimento global, afinal precisamos nos posicionar frente à polarização posta anteriormente. O debate que defendemos é crítico, com elementos da ciência.

Fonte: pixabay.com

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICAAQUECIMENTO GLOBAL: VARIAÇÃO CLIMÁTICA DO PLANETA

Ciências da Natureza – Eaja – 6ª Série – Aula 5 – AQUECIMENTO GLOBAL: VARIAÇÃO CLIMÁTICA DO PLANETA

Na videoaula acima, aprendemos que o aquecimento global caracteriza-se como o aumento das temperaturas médias do planeta nos últimos tempos. Pontuamos que o século XX foi o mais quente da história do planeta desde a última glaciação, um aumento de 0,7 ºC nas temperaturas.

Mencionamos que a nossa espécie tem sido responsável, através de diferentes práticas, por essa problemática global. Desde o período de industrialização mundial temos percebido o agravamento do efeito estufa, causa central da variação climática do planeta, que está imbricada à poluição do ar resultante, no geral, da intensificação do trabalho fabril a favor do desenvolvimento econômico dos países.

ATIVIDADE 1

Leia os textos abaixo:

Milhares de pessoas protestam para exigir o fim da era do carvão na Alemanha – Greenpeace Brasil

Milhões de pessoas foram às ruas ontem na Greve Global pelo Clima – Greenpeace Brasil

ATIVIDADE 2

Agora é sua vez de experimentar! Que tal produzir um texto convidando a sociedade do seu bairro para uma manifestação como as organizadas pelo Greenpeace? A pauta que emerge da nossa aula de hoje: Aquecimento Global! Agora o restante é por sua conta: qual lugar da cidade seria ideal para uma manifestação dessa natureza, quando superarmos globalmente as restrições impostas pela pandemia? O que os manifestantes poderiam escrever em cartazes e faixas? Com quais órgãos públicos vocês podem somar forças para ampliar a repercussão da nossa manifestação? Há possibilidade de realizá-la online? Se sim, de que maneira?

Depois do texto pronto, da manifestação organizada e executada, conte sua experiência no item comentário da página do GREENPEACE. Será um ótimo incentivo às pessoas que reconhecem e se importam com as consequências dessa problemática global. Você pode usar qualquer um dos links da atividade anterior para fazer seu comentário, ao final da página, após os artigos relacionados.


Referencial BibliográficoEEROLA, T. T. Mudanças climáticas globais: passado, presente e futuro. Florianópolis, 2003. Disponível em: <https://cetesb.sp.gov.br/proclima/2014/05/12/mudancas-climaticas-globais-passado-presente-e-futuro/>. Acessado em: 29 de junho de 2021.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0603) Analisar a variação climática, ao longo da história, e diagnosticar as alterações no aquecimento global da Terra.
Língua Portuguesa(EAJALP0609) Notar as demandas da sociedade presentes em textos normativos e reivindicatórios.
(EAJALP0518) Apontar a ideia central e demonstrar compreensão global do texto lido.