Olá! Esta aula de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da 6ª SÉRIE da Eja.
A alimentação é uma prática humana fundamental para a nossa existência. Porém, alimentar-se bem ainda é um desafio. Você sabe o que configura uma prática alimentar saudável? Não?! Então se liga na aula de hoje, que vamos aprender mais sobre o assunto.
ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Na videoaula acima, aprendemos que alimentar-se de forma saudável é uma preocupação de muitos sujeitos sociais, posto que essas práticas encontram-se alinhadas à qualidade de vida. A alimentação saudável corresponde a uma dieta equilibrada, quer seja, variada, moderada e equilibrada (SÃO PAULO, 2014). Entendemos que é essa alimentação que oportuniza a ingestão de nutrientes fundamentais para o funcionamento do nosso organismo. Portanto, podemos ponderar que os alimentos são os veículos dos nutrientes (SÃO PAULO, 2014). Compreendemos que existem alguns princípios que configuram a alimentação saudável, que são:
- Respeito e valorização de práticas culturais de alimentação e ainda, de produtos regionais;
- Acesso a alimentos saudáveis;
- Alimentação variada;
- Alimentação colorida;
- Alimentação segura.
Estudamos a Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006 que cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), com o objetivo de assegurar um processo alimentar saudável a todos, de forma regular e permanente.
ATIVIDADE 1
Leia os textos, disponíveis nos links abaixo:
Texto 1: Atividade física e alimentação saudável para alcançar o peso adequado – Saúde Brasil (saude.gov.br)
Texto 2: 10 esportes alternativos para quem não gosta de academia (londrinatur.com.br)
Mediante as reflexões da aula de hoje e as informações dos textos acima, produza um texto sobre a importância da alimentação saudável e a prática de exercícios físicos para a saúde e qualidade de vida. Evidencie no seu texto a sua realidade, e se questões econômicas e sociais interferem nos seus hábitos. Caso esse cenário seja desfavorável, dê sugestões de como revertê-lo. Enfatize se você acha que o esporte (natação, corrida, lutas, futebol, bicicleta e outros) pode ser uma excelente opção para quem não gosta de exercícios monótonos, e alguns, pelo seu baixo custo. Bom trabalho!
Referencial Bibliográfico | BRASIL. Lei nº 11.346. Dispõe sobre a Lei de Segurança Alimentar e Nutricional. Disponível em: <http://www4.planalto.gov.br/consea/conferencia/documentos/lei-de-seguranca-alimentar-e-nutricional>. Acessado em: 28 de outubro de 2021. SÃO PAULO. Manual prático para uma alimentação saudável. 2º ed. São Paulo: Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, 2014. |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Ciências da Natureza | (EAJACI0515) Discutir práticas de alimentação saudável e sua importância para a preservação de doenças. |
Educação Física | (EAJAEF0614) Articular atitudes e ações para promoção de saúde considerando as questões econômicas, políticas e sociais. |