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Ciências da Natureza – Afinal: preciso temer a radioatividade?

Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da 8ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

A radioatividade pode ser aplicada em diversos aspectos do nosso dia, inclusive na medicina diagnóstica, em tratamento de enfermidades e até mesmo no fornecimento de energia. Infelizmente, ao longo da história, temos também registros de situações nas quais seus aspectos prejudiciais foram devastadores. Em algumas situações, ocorreu um misto de desinformação e negligência, resultando em acidentes. Em outras, armas nucleares foram utilizadas com o objetivo de causar destruições – tal como ocorre no uso de armas químicas e biológicas.  

Vamos responder algumas questões?

QUESTÃO 1

Certamente você já fez alguma radiografia e/ou soube de alguém que passou por tratamento radioterápico, não é mesmo? No nosso dia a dia e, inclusive, na medicina diagnóstica e no tratamento de enfermidades; as ondas são amplamente aplicadas. Raios X, ultrassom, ressonância nuclear magnética, radioterapia, cirurgia ótica a laser, infravermelho e ultravioleta são alguns exemplos dessas aplicações.

A) Alguns desses exemplos utilizam-se de radiações ionizantes. Explique quais os efeitos desse tipo de radiação, refletindo como, apesar disso, ela é amplamente adotada.

B) Ainda sobre o tema que analisou no item anterior, indique as principais formas de proteção radiológica.

QUESTÃO 2

Há pouco mais de 35 anos, ocorreu o maior acidente nuclear do mundo, na Usina Nuclear de Chernobyl, na antiga União Soviética. Um ano depois, no Brasil, mais especificamente na capital do Estado de Goiás, ocorreu o maior acidente radioativo do país, envolvendo o Césio 137. Surpreendentemente, tal material também está relacionado à primeira tragédia.

A) Quais foram as causas de cada um desses acidentes? Na sua opinião, houve negligência em algum deles, ou em ambos?

B) Quais foram as principais consequências de cada um desses acidentes?

C) O Brasil possui usinas nucleares. Na sua opinião, o fato de terem ocorrido tragédias envolvendo a radioatividade faz com que, na atualidade, os protocolos de segurança funcionem de forma mais criteriosa? Caso necessário, realize uma breve pesquisa para responder a esse tópico.

QUESTÃO 3

Diferentemente do que aconteceu na antiga União Soviética e no Brasil; as bombas atômicas lançadas em Hiroshima e Nagazaki não foram lançadas por acidente. Resultando em cerca de 150.000 mortes diretas, as bombas lançadas pelos Estados Unidos tinham como “objetivo” fazer com que o Japão se rendesse, no contexto da 2ª Guerra Mundial. Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França, China, Índia, Paquistão, Coreia do Norte e Israel são países que possuem armas nucleares. Na sua opinião, há riscos de que bombardeios aconteçam na atualidade, ou no futuro? Explique sua resposta.

QUESTÃO 4

Bombas atômicas são consideradas armas nucleares, pois transportam elementos radioativos e liberam uma grande quantidade de  energia. E as armas químicas e biológicas: o que são? Dê exemplos.


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: 
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-ciencias-da-natureza-8a-serie/


SAIBA MAIS

Qual é a relação entre o Césio e o Chumbo? O vídeo da professora Mariana Araguaia apresentará essa resposta. Vamos assisti-lo?

anal Mariana Araguaia “Átomo, tabela periódica, alguns elementos químicos e meio ambiente!”. Disponível em <https://youtu.be/dF_7jMAYmWU>. Acesso em set. 2022.

Componente curricularObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0808) Conhecer acidentes envolvendo a radioatividade, como o ocorrido em Chernobyl e em Goiânia (Césio-137).
(EAJACI0809) Distinguir armas químicas e biológicas e reconhecer o seu poder de destruição.
(EAJACI0810) Descrever as consequências do uso da bomba atômica em Hiroshima.
(EAJACI0811) Reconhecer o uso da radioatividade para a manutenção da saúde e melhoria da qualidade de vida, bem como as implicações do avanço tecnológico, nessa área, para tratamento de doenças.

ReferênciasCARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.
GOIÂNIA. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018.