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Ciências da Natureza – Planeta Terra

Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes do 5º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA


Imagem 1. GILL, Kevin. Earth (16530938850). Wikimedia Commons. Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Earth_%2816530938850%29.jpg. Acesso em 08/07/2024.

A Terra já foi considerada o centro do Universo. Posteriormente, descobriu-se que ela é um dos planetas que orbitam o Sol – que é uma estrela, assim como várias outras na vastidão do espaço. Entretanto, pelo menos até o presente momento, é aqui que são encontradas diversas formas de vida, inclusive, a humana. 

Nosso planeta possui características únicas, distinguindo dos demais que estão situados no Sistema Solar. Seu formato é esférico, ligeiramente achatado nos polos devido à sua rotação. Essa forma específica influencia diversos aspectos do planeta, incluindo a distribuição das águas oceânicas.

A presença abundante de água em estado líquido também é uma característica notável. Aproximadamente 71% da sua superfície é coberta por oceanos, mares, rios e lagos. A água é essencial para a vida, servindo como habitat para inúmeras espécies, sendo também crucial para processos biológicos. Além disso, desempenha um papel vital no clima e na regulação da temperatura do planeta.

O solo terrestre é uma mistura complexa de minerais, matéria orgânica, água e ar. Ele é o suporte para as plantas, que são a base da cadeia alimentar para muitos organismos, produzindo também gás oxigênio. As rochas, por sua vez, são constituídas de diferentes minerais e são formadas através de processos geológicos como o vulcanismo e a sedimentação. 

A Terra também possui uma atmosfera composta principalmente por nitrogênio (78%) e gás oxigênio (21%), com pequenas quantidades de outros gases como argônio e gás carbônico. A atmosfera é essencial para a vida, mantendo a temperatura média da Terra e protegendo o planeta dos raios solares nocivos. Além disso, é nela que está o gás oxigênio, essencial para a respiração dos seres vivos.

Além dessas características, a Terra se destaca por seus principais movimentos no espaço. A rotação, que ocorre em aproximadamente 24 horas, é responsável pela alternância entre dias e noites. Este movimento faz com que diferentes partes do planeta recebam luz solar em momentos distintos, criando o ciclo diário de iluminação e escuridão. Já a translação, que é o movimento da Terra ao redor do Sol em cerca de 365 dias, tem como consequência a sucessão dos anos, e também é essencial para a ocorrência das estações do ano. A inclinação do eixo terrestre faz com que diferentes partes do planeta recebam quantidades variadas de luz solar ao longo do ano, resultando nas mudanças sazonais.

Já a Lua, o satélite natural da Terra, influencia no fenômeno das marés, sendo também, historicamente, crucial para a navegação e calendários. Suas fases são causadas pela mudança na posição relativa entre ela, a Terra e o Sol, resultando em diferentes porções iluminadas da superfície lunar visíveis da Terra. As fases da Lua incluem a lua nova, quarto crescente, lua cheia e quarto minguante.

Além das fases, a Lua é protagonista em fenômenos como os eclipses. Um eclipse solar ocorre quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, bloqueando parcial ou totalmente a luz solar. Durante um eclipse lunar, a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra sobre a Lua e, às vezes, dando-lhe uma coloração avermelhada: a chamada Lua de Sangue. Estes eventos são relativamente raros e ocorrem quando o alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua é total.

QUESTÃO 1

Sobre o Sistema Solar, com enfoque ao planeta Terra, analise as opções a seguir:

I. A Terra é um planeta gasoso: característica daqueles que estão próximos do Sol.
II. Em relação ao tamanho, Júpiter tem o tamanho mais próximo ao da Terra.
III. Somente e Terra possui água no estado líquido na sua superfície.
IV. A atmosfera terrestre é composta principalmente por gás carbônico.

Podemos afirmar que

(A) todas as alternativas estão incorretas.
(B) são corretas as alternativas I e II.
(C) as alternativas II e IV são corretas.
(D) somente a alternativa III é correta.

QUESTÃO 2

João Henrique viajará para o litoral nas suas férias. Ele quer entender por que as marés são mais altas em certos dias. O que influencia significativamente as marés na Terra

(A) são as diferentes fases da Lua.
(B) é a translação do planeta Terra.
(C) é a inclinação do eixo da Terra.
(D) a rotação da Terra em um dia.

QUESTÃO 3

Brígida é fascinada por tudo o que envolve o Sistema Solar. Assim, colocou como papel de parede do seu celular a seguinte imagem, que representa

(A) a Lua na fase Nova.
(B) uma Lua de Sangue.
(C) um eclipse lunar.
(D) um eclipse solar.

QUESTÃO 4

A Terra primitiva, há cerca de 4,5 bilhões de anos, era um ambiente hostil e drasticamente diferente do que conhecemos hoje. Durante os primeiros bilhões de anos, a atmosfera da Terra era composta predominantemente por dióxido de carbono, metano, amônia e vapor d’água. Este cenário era inóspito para a maioria das formas de vida que conhecemos atualmente.

A) Qual componente da atmosfera terrestre permite, hoje, a existência das diferentes formas de vida que aqui habitam? Qual é a sua origem?

B) Indique três aspectos da Terra que influenciam no clima do planeta.


SAIBA MAIS

Nosso planeta possui características semelhantes aos demais planetas, mas também tem muitas especificidades. Assista ao vídeo da professora Mariana Araguaia sobre esse tema!

Canal Mariana Araguaia. “Camadas da Terra”. Disponível em https://youtu.be/svTQn6WMMRk. Acesso em set. 2022.

 = 18.

AutoriaMariana Araguaia
FormaçãoCiências Biológicas
Componentes CurricularesCiências da Natureza
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJACI0524) Reconhecer as características da Terra, seus principais movimentos no espaço e relacioná-los à formação dos dias e noites e estações do ano.
(EJACI0525) Caracterizar a Lua, suas fases e os Eclipses.
ReferênciasBRASIL. Movimentos da Terra, estações. Física – UFPR. Disponível em <https://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap2/cap2-1.html#:~:text=Esta%20inclina%C3%A7%C3%A3o%20faz%20com%20que,Sol%20durante%20o%20nosso%20ver%C3%A3o>. Acesso em 08/07/2024.

CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 6º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.

GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2023. 235p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/24-eja?download=425:documento-curricular-para-a-rme-de-goiania-eja&gt&gt>. Acesso em 23/03/2023.

HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 6º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018.