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Ciências da Natureza: A IMPORTÂNCIA DE LER OS RÓTULOS DOS ALIMENTOS

Olá! Esta aula de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes da 5ª Série da Eja.

Ao comprar algum alimento, você realiza a leitura do rótulo? Você observa a composição nutricional do produto que leva para casa? Não?! Então fique ligado na nossa aula de hoje que vamos falar sobre a importância do rótulo dos alimentos.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA A IMPORTÂNCIA DE LER OS RÓTULOS DOS ALIMENTOS

5ª série – Eja – Ciências da Natureza – Aula 14 – A IMPORTÂNCIA DE LER OS RÓTULOS DOS ALIMENTOS

Na videoaula acima aprendemos que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) conceitua rótulo como sendo qualquer inscrição, legenda, imagem ou toda matéria descritiva ou gráfica que está na embalagem de um produto alimentício. Essas informações devem estar dispostas em tabela ou de forma linear (caso não haja espaço suficiente), no idioma do país de consumo do alimento, em lugar visível e com letra legível. 

Entendemos a necessidade dos rótulos serem claros e coerentes em suas informações. A marca, validade, tabela nutricional, ingredientes e outros, significam levar ou não o produto para ser consumido. Para isso, a Resolução da Diretoria Colegiada nº 259, de 20 de setembro de 2002, da ANVISA, regulamenta o que deve estar disposto nos rótulos de alimentos, que são:

  • Denominação de venda do alimento;
  •  Lista de ingredientes;
  •  Conteúdos líquidos;
  • Identificação da origem;
  •  Nome ou razão social e endereço do importador, no caso de alimentos importados;
  • Identificação do lote;
  •  Prazo de validade;
  •  Instruções sobre o preparo e uso do alimento, quando necessário.

Compreendemos que é obrigatória a rotulagem nutricional como disposto na Resolução da Diretoria Colegiada nº 360, de 23 de dezembro de 2003, da ANVISA. A Resolução define o rótulo nutricional como: “toda descrição destinada a informar ao consumidor sobre as propriedades nutricionais de um alimento.” A rotulagem nutricional compreende a declaração de valor energético e nutrientes, além da declaração de propriedades nutricionais (informação nutricional complementar).

ATIVIDADE 1

Pare e pense na seguinte situação: você vai ao supermercado comprar os alimentos necessários para sua vida durante um determinado período de tempo, e encontra um alimento que não apresenta todos os itens obrigatórios pela legislação, o que deixa você confuso no processo de optar ou não por ele. Mediante essa situação, você resolve escrever uma carta de reclamação para o jornal da sua cidade, expondo a sua vivência e alertando outros sujeitos sociais. Para clareza das informações na produção da CARTA DE RECLAMAÇÃO utilize as informações da nossa videoaula, sobretudo as da legislação.

LEMBRE-SE! Cartas de reclamação possuem objetivo, conteúdo e estrutura de texto específico. Para ajudá-lo na escrita da carta, assista o vídeo abaixo:

Disponível em: Carta de reclamação – YouTube

Referencial BibliográficoCÂMARA, M. C. C.; MARINHO, C. L. C.; GUILAM, M. C.; BRAGA, A. M. C. B. A produção acadêmica sobre a rotulagem de alimentos no Brasil. Public Health, v. 23, n. 1, p. 52-58, 2008.
MARZAROTTO, B.; ALVES, M. K. Leitura de rótulos de alimentos por frequentadores de um estabelecimento comercial. Ciência & Saúde, v. 10, n. 8, p. 102-108, 2017.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0515) Discutir práticas de alimentação saudável e sua importância para a preservação de doenças.
Língua Portuguesa(EAJALP0414) Compreender os gêneros carta de leitor e carta de reclamação, vinculados em jornais e revistas.