Olá, estudantes! Esta videoaula de Ciências da Natureza – para 5ª Série – Eja – foi veiculada na TV no dia 31/03/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Nesta videoaula de hoje, iremos compreender a organização básica da célula e a sua função como unidade estrutural e funcional dos seres vivos, classificar e compreender as diferenças básicas dos seres unicelulares e pluricelulares, bem como dos seres eucariontes e procariontes.
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA:
CÉLULA – UNIDADE ESTRUTURAL E FUNCIONAL DOS SERES VIVOS
Na videoaula acima, aprendemos que os seres vivos se distinguem da matéria bruta (rocha; grão de areia; copo com água e outros), pois são constituídos por células. Entendemos que a célula é a menor parte dos seres vivos que possui forma e função definida, e que mesmo cada uma dessas células apresentando uma função, desempenham um trabalho coletivo, ou seja, estão integradas, fazendo com que, por exemplo, o nosso organismo funcione como uma sociedade de células.
Compreendemos que a célula é constituída por uma camada externa chamada de membrana celular, e é preenchida com uma solução gelatinosa, chamada de citoplasma, que abriga diversas estruturas com funções específicas para o funcionamento das células, que são conhecidas como organelas. Reconhecemos que a organela de maior importância é o núcleo, pois possui o material genético e funciona como uma central que controla toda a célula.
Distinguimos as células procariontes e eucariontes. Entendemos que as células procariontes apresentam estrutura simples e ausência de núcleo, já as células eucariontes possuem estrutura complexa e núcleo definido.
Analisamos as células vegetais e animais e identificamos que essas primeiras, possuem uma estrutura rígida externamente a membrana plasmática conhecida como parede celular, que possui como principal função proteger a célula!
Pontuamos que as células podem estar unidas ou se apresentarem individualizadas. Assim, temos os organismos unicelulares que são aqueles que possuem o corpo formado por uma única célula, a exemplo das bactérias; e os organismos pluricelulares os quais apresentam grande quantidade de células, como exemplos podemos citar algumas espécies de fungos, plantas e animais.
ATIVIDADE 1
As Ciências da Natureza é um campo do conhecimento inteiramente visual, ou seja, precisamos observar, experimentar e questionar os conhecimentos científicos construídos historicamente para compreendê-los. Sendo assim, enquanto educando inserido nesse movimento em busca de entendimento dos conceitos trabalhados nessa aula, acesse diferentes sites da web em busca da visualização de diferentes tipos celulares, observe sua forma e tente encontrar as estruturas básicas da célula: membrana plasmática; citoplasma e núcleo.
ATIVIDADE 2
Agora é sua vez de experimentar! Em uma folha de papel A4 ou do seu próprio caderno de Ciências da Natureza, faça um desenho de uma célula. No desenho faça uma seta para apresentar as estruturas básicas da célula.
Esperamos que a atividade tenha sido proveitosa e que você se encontre muito curioso para desbravar o mundo da Biologia Celular, afinal aprender Ciências da Natureza é conhecer sobre a nossa própria vida. Até a próxima!
Referencial Bibliográfico | GUIZZO, J. O corpo humano: série atlas visuais. São Paulo: Ática, 1997. |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componente Curricular | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Ciências da Natureza | (EAJACI0510) Compreender a organização básica da célula e a sua função como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. (EAJACI0511) Classificar os seres vivos como unicelulares e pluricelulares, compreender as diferenças básicas. (EAJACI0512) Classificar os seres vivos como eucariontes e procariontes e compreender as diferenças básicas. |