Olá, estudante! Esta videoaula de Ciências da Natureza – para 6ª Série da Eja – foi veiculada na TV no dia 31/03/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Calor, temperatura e sensação térmica! Você já se deparou com essas palavras durante a previsão de tempo de algum noticiário de televisão? Ou mesmo precisou empregar esses termos em conversas com familiares e amigos? Quem nunca usou a expressão: “Que calor!”, ou mesmo a frase, “A temperatura de hoje está baixa!”? Mas você realmente sabe o que significa calor e temperatura? Ficou confuso? Calma! Nesta videoaula de hoje, iremos distinguir os conceitos de calor, temperatura e sensação térmica, estabelecendo relações com situações vivenciadas cotidianamente.
ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA Calor, Temperatura e Sensação Térmica
Na videoaula acima, identificamos que muitas vezes os termos calor, temperatura e sensação térmica são entendidos muitas vezes como palavras sinônimas, ou seja, com o mesmo significado, porém, embora estejam correlacionadas, são conceitos bem diferentes.
Entendemos que calor e temperatura são conceitos fundamentais da Termologia, uma área da Física que estuda fenômenos associados ao calor, temperatura, dilatação, propagação de calor, comportamento de gases e outros.
Definimos os conceitos de calor, temperatura e sensação térmica, que são:
- Calor é uma energia térmica transferida de um corpo para outro, com temperaturas diferentes, quando estão em contato. Assim, o corpo ou objeto com temperatura maior fará a transferência de sua temperatura para o corpo ou objeto com temperatura menor. Quando não temos diferença de temperatura entre os dois corpos, não existe calor! A unidade de medida dessa grandeza é o Joule.
- Temperatura é uma grandeza física que determina o estado térmico de um corpo. Em outras palavras, podemos definir temperatura como a medida do grau de agitação das moléculas que compõem um corpo, quanto mais agitada as moléculas maior será a temperatura do corpo, por sua vez estará mais quente e vice-versa. Não há um limite máximo para a temperatura, porém existe um valor mínimo de temperatura, que ficou conhecido como zero absoluto. A forma de medir a temperatura pode ser variada, como: ºF (graus Fahrenheit, utilizada nos Estados Unidos), ºC (graus Celsius, utilizada no mundo todo) e K (Kelvin, empregada pela comunidade científica). Vale ressaltar, que a temperatura é o que influencia diretamente a sensação térmica.
- Sensação térmica, segundo a Física, está ligada a uma percepção individual, já que corresponde a percepção do ar e pode se diferenciar da temperatura real. Assim, a sensação térmica pode ser identificada através do corpo, e está relacionada ao frio e calor.
ATIVIDADE 1
A experimentação é uma atividade crucial para o entendimento de muitos conceitos das Ciências Naturais. Sendo assim, que tal realizarmos um experimento para que você visualize os conceitos trabalhados durante a nossa aula? Vamos realizar juntos o experimento realizado pelo filósofo John Locke (1623-1704) sobre a transferência de calor, siga os passos abaixo:
a – Separe três recipientes e coloque em um deles água fria, no outro água morna e no último água quente, como na figura abaixo.
b – Localizado na frente dos recipientes coloque uma das mãos na água fria e a outra na água quente por mais ou menos 30 segundos. Posteriormente, coloque as duas mãos no recipiente com água morna por 10 segundos.
c -Agora que você já finalizou a experimentação, pense e responda em seu caderno:
- O que aconteceu quando inseriu as mãos na água morna?
- A sensação térmica foi diferente para cada mão?
- O que essa atividade de experimentação diz sobre os conceitos de calor e temperatura?
ATIVIDADE 2
Para formalizar os conceitos vivenciados na aula, produza um texto expondo sua compreensão sobre os termos calor, temperatura e sensação térmica, e explique como esses conceitos serão úteis no seu dia-a-dia?
Esperamos que a atividade tenha sido proveitosa e que você se encontre muito curioso para desbravar o mundo da Ciência, afinal aprender Ciências da Natureza é conhecer sobre a nossa própria vida. Até a próxima!
Referencial Bibliográfico | AMARAL, E. M. R.; MORTIMER, E. F. Uma proposta de perfil conceitual para o conceito de calor. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Porto Alegre, v. 1, p. 5-18, 2001. |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Ciências da Natureza | (EAJACI0601) Distinguir os conceitos de calor, temperatura e sensação térmica, estabelecendo relações com situações vivenciadas cotidianamente. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0518) Apontar a ideia central e demonstrar compreensão global do texto lido. |