You are currently viewing Matemática – Cestas Básicas/ auxílio emergencial

Matemática – Cestas Básicas/ auxílio emergencial

Olá! Você, por certo, recebeu sua cesta de alimentos, em sua unidade escolar. A Pandemia, causada pela Covid19, fez com que muitas famílias perdessem parte de sua renda, de uma hora para outra. Assim, no sentido de assegurar de alguma forma, a segurança alimentar, a Prefeitura de Goiânia resolveu distribuir, mensalmente, uma cesta básica por estudante da Rede Pública Municipal. Você sabia que a cesta básica, apesar de não seguir um padrão, tem produtos variados, (mas que geralmente arroz, feijão e óleo não faltam), deve alimentar dois adultos e duas crianças, durante um mês?


Atividade 1

Assista ao vídeo, indicado no link abaixo, e faça uma breve reflexão sobre a decisão da Rede Municipal de Educação em entregar cestas de alimentos de forma segura às famílias e alunos.

“JMD (17/04/20) – Merenda escolar vira cesta básica para alunos de Goiânia” – Canal: TV Serra Dourada
Link: https://www.youtube.com/watch?v=I_JXB2vdSOM

Atividade 2

Vamos utilizar o caderno? Observe a imagem no link a seguir e faça uma lista dos produtos de uma cesta básica.

Fonte: https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_914388-MLB31366464206_072019-O.jpg

Atividade 3

Agora é com você! Você irá produzir em seu caderno uma tabela dos produtos e preços (alimentos, higiene e limpeza), que sua família consome em um mês. Se não souber o valor, pesquise em sites ou folders, mais informações. Observe o modelo de uma tabela e mãos a obra!


Componente(s)
Curricular(res)
MATEMÁTICA
Objetivos de
Aprendizagem e
Desenvolvimento
(EAJAMA0501) Ler, escrever, comparar, compor, aproximar, decompor e ordenar números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita.
(EAJAMA0505) Interpretar, resolver e elaborar situações-problema que envolvam cálculos com números naturais, com compreensão dos processos neles envolvidos
(EAJAMA0542) Interpretar e resolver situações-problema que envolvam dados de pesquisas, apresentadas pela mídia por meio de tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar as conclusões.
ProfessorROSIMARY ROSA PIRES ZANETTI
Instituição EducacionalESCOLA MUNICIPAL JARDIM NOVA ESPERANÇA
CRE BRASIL DI RAMOS CAIADO

EAJA –Educação Financeira e Empreendedorismo – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries