Vamos nos orientar através dos sites e vídeos sugeridos e compreender a importância dos biomas brasileiros conhecendo um pouco cada um deles.
Vamos entender o que é bioma
Bio > Vida
Oma > Grupo
De forma simples se entende que Bioma é um grupo de vida ou até mesmo grupo de ambientes. Também podemos definir como o conjunto de seres vivos de uma área, como conjunto de ecossistemas terrestres. É na biosfera que se encontram os biomas, associações relativamente homogêneas de plantas, animais e outros seres vivos com equilíbrio entre si e com o meio físico. Cada bioma tem uma diversidade biológica própria. No Brasil temos 6 biomas, e são eles: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampas.
Atividade 1
Após leitura nos sites sugeridos e vídeos abaixo, registre sobre os biomas: a importância de cada um, habitantes, biodiversidade, água, clima geologia, espécies animais e vegetais, também o tipo de solo e conhecendo a importância de preservá-los.
Biomas brasileiros:
https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/biomas/
Biomas brasileiros: EMBRAPA
https://www.embrapa.br/contando-ciencia/biomas-do-brasil
Atividade 2
Observe o mapa abaixo do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística que traz as representações dos seis grandes biomas e registre quais estados a cobertura vegetal do Cerrado se estende?
Atividade 3
O mapa mental é um recurso visual no qual uma ideia central se relaciona com ideias secundárias, também é considerado um resumo de informações importantes. Observe o modelo dado pelo site Brasil Escola da representação de todos os biomas e faça um mapa mental com citações dos frutos do Cerrado, utilizando a letra da canção Frutos da Terra do cantor Marcelo Barra.
Atividade 4
Observe os mapas dados e responda qual o segundo maior bioma que se limita com os biomas da Caatinga, Amazônia, Pantanal e Mata Atlântica, sendo também o único a ter tantos contatos com outros?
Componente(s) Curricular(res) | Geografia |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | EAJAGEO612) Compreender diferentes aspectos e componentes físico-naturais dos domínios morfoclimáticos brasileiros, especialmente o Cerrado. (EAJAGEO613) Entender o papel de preservação e manutenção ambiental das diferentes unidades de conservação. |
Professor | Sandra Maria da Silva |
Instituição Educacional | Escola Municipal Coronel Getulino Artiaga |
CRE | Central |
EAJA –Educação Ambiental e Saúde – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries