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Arte – Artes nas paredes e nos muros

Olá, educandos! Tudo bem com você e sua família? Espero que todos estejam bem e com saúde. Hoje vamos aprender um pouco sobre o Grafite. Os grafiteiros estão ganhando fama internacional e as cidades estão virando verdadeiras galerias a céu aberto. Vamos começar?

Atividade 1

LEIA O TEXTO ABAIXO E REALIZE AS ATIVIDADES PROPOSTAS.

O ato de pintar paredes e muros para fins simbólicos e expressivos, é uma atividade que se faz presente na história da humanidade desde a arte rupestre até a atualidade.

Na atualidade, o grafite era uma modalidade de arte urbana muito difundida, sobretudo, nas grandes cidades. 

É comum encontrar diversos tipos de manifestação artística nas ruas de diversas cidades. Uma das manifestações mais frequentes é o grafite, que pode ser visto nos muros, paredes, postes, calçadas, bancos e outros locais.

O grafite é um modo de fazer arte que utiliza o espaço público como suporte, principalmente nasgrandes cidades. Nestes espaços públicos os artistas realizam seu trabalho inserindo-o no cotidiano da cidade de forma livre e gratuita, expondo-o para muitas pessoas.

Geralmente, essas pinturas são feitas com tinta látex ou spray e, em alguns casos, a partir de um molde que serve como uma matriz para a composição, conhecido como estêncil.

O grafite se difundiu bastante por integrar a cultura Hip-Hop. Eles podem ser imensos e cobrir fachadas de prédios inteiros, tornando-se visíveis a uma grande distância. 

Como contraponto, outros artistas grafitam justamente em lugares inabitados, como túneis de esgoto e construções abandonadas, onde os grafites quase não são vistos. Nesse caso, o grafite se torna mais conhecido por meio de fotografias que o registram, como é o caso das obras realizadas em galerias subterrâneas pelo artista Zezão. 

Alguns dos trabalhos de Zezão, assim como de outros artistas urbanos, são expostos em museus e em outros contextos formais de circulação da arte, como galerias e feiras de arte. Isso proporciona um ponto de debate sobre a apropriação da arte urbana em outros circuitos que não o espaço urbano.

No cenário global atual, um dos artistas urbanos mais conhecidos é o britânico Banksy. Sua figura é cercada de mistério, pois não se sabe a identidade verdadeira do artista. Sua arte é caracterizada pelos traços satíricos e políticos e, muitas vezes, é realizada com a técnica do estêncil. Banksy já grafitou muros em diversos países, além de realizar intervenções em museus, parques e galerias.

GRAFITE NA AMÉRICA LATINA

Observe as imagens abaixo retiradas do site

1-Grafites de Decy e Morbeck, em Goiânia (GO), 2012.

2-Morbeck e Decy, no Bacião, Setor Sul de Goiânia

3-Morbeck no Bacião, Setor Sul de Goiânia.

4-Setor Central, Rua 03 em Goiânia.

             Bacião é o nome popular usado para indicar a Praça Maria Angélica, localizada no Setor Sul em Goiânia, que se tornou um dos pontos que mais concentra o trabalho dos artistas de rua. 

O primeiro ponto em comum é o local onde foram criadas as obras relacionadas: são grafites realizados em espaços urbanos de diferentes cidades do Brasil. 

             Outros pontos Outros pontos são a grande escala de tamanho dos desenhos e o uso de muitas cores. O grafite possui caráter político, muito comum nesse tipo de arte, embora não se configure uma regra. Esse debate se relaciona com os diferentes usos do espaço público e com o planejamento urbano. Hoje já é socialmente aceito que os grafites valorizam as cidades, garantindo uma vivência poética em lugares que, originalmente, tinham função somente de passagem. A arte urbana em geral carrega essa potência de tornar as metrópoles espaços de maior acolhimento das relações humanas e afetivas. 

             A principal diferença reside no acesso: o grafite, quando realizado nos espaços urbanos, é uma arte pública, ou seja, não há catracas ou bilhetes para acessar o local onde a arte está exposta. Seu objetivo é justamente este: ser uma manifestação artística para todos, um presente para a cidade e seus moradores.

              O grafite, na forma que conhecemos hoje, começou a ganhar destaque no final da década de 1960, em Nova York, nos Estados Unidos. Naquela época, o grafite representava, juntamente com o rap, um meio muito valioso de expressão de artistas da periferia, que não tinham acesso fácil a espaços mais elitizados de arte, como galerias de arte e museus. Como a rua é um local de acesso livre, os artistas que faziam grafites davam a oportunidade a muitas pessoas, de diferentes classes sociais, de ter contato com a arte.

              Rapidamente o grafite foi difundido pelo mundo, assumindo diferentes formas e características em cada lugar. Em pouco tempo, ficou conhecido como uma arte que procura expressar opiniões dos artistas sobre questões sociais. 

            Na América Latina, atualmente, existem inúmeros artistas grafiteiros e murais de grafites conhecidos no mundo todo. Em alguns locais específicos, há tantos grafites espalhados pelas ruas que acabam se tornando verdadeiros museus a céu aberto. Por exemplo, no Brasil existe o Museu Aberto de Arte Urbana de São Paulo, formado por 66 painéis de grafite feitos em pilares de sustentação dos trilhos do metrô, no bairro de Santana. Para vê-los, basta passar pela avenida em que estão localizados. Não há portas, grades ou ingressos: o acesso é livre.

Atividade 2

Observe novamente as imagens acima e responda: 

01-Como são essas obras e o que lembram delas?

02-Faça um relato das artes urbanas que vê fora da escola. Procure formas de registro dessas obras. Pode variar entre o registro escrito, fotográfico, filmado ou uma obra de artes visuais inspirada no grafite.

03-O que há em comum entre as imagens? O que mais chama a sua atenção nelas? Por quê?

04-Em sua opinião, como esses grafites modificam o lugar em que estão localizados? Como seriam esses lugares sem os grafites?

05-Em sua opinião, quais são as diferenças entre os grafites que estão nos espaços públicos e as pinturas que estão nos museus?

06-O que você entende por arte urbana?

07-Na sua opinião, a arte urbana se relaciona com os espaços públicos das cidades? Justifique a sua resposta.

Atividade 3

PROCESSO CRIATIVO

Chegou a hora de criar um mural para explorar tudo o que você aprendeu!

• Imagine que você é um grafiteiro e a escola pediu para você elaborar um grafite no muro. Pense nas ideias que quer comunicar com o mural. Que imagem você quer colocar no ambiente escolar?

• Você pode usar silhuetas, linhas, formas geométricas, etc. 

• Analise o mural criado por você.

 • Descreva do que você mais gostou nele, compare as expectativas que tinha no início da ação e a forma final do seu trabalho.

 • Quais são as diferenças entre o que você achou que iria acontecer e o que aconteceu? 

• Em sua opinião, por que essas diferenças ocorreram?


Proponentes – ProfessoresMaria Eliet Borges de Araújo
Instituição EducacionalEscola Municipal Professor Hilarindo Estevam de Souza
CREBrasil Di Ramos Caiado

EAJAEAJA
EAJA – Série:5ª Série
Componente Curricular:Arte
Habilidade estruturanteHabilidades Complementares eObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
(EAJAAR0515) Reconhecer, refletir e valorizar a diversidade racial, étnica, de gênero, política e social, nas diferentes manifestações artísticas locais, regionais e nacionais, exercitando o respeito às diferentes identidades culturais.