Esta proposta de atividade de ARTE – TEATRO é destinada aos estudantes 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Imagem 1: Disponível em: https://flic.kr/p/eLk6Wf ST PRODUÇÕES TEATRAIS – Canva criado em 19, fev. 2024.
AÇÃO REFLEXIVA
Você já assistiu alguma apresentação teatral?
Onde?
Qual era o tipo de apresentação teatral?
FORMAS DE APRESENTAÇÃO TEATRAL
Existem diferentes formas de apresentações teatrais, nesta atividade vamos conhecer algumas delas.
Tradicional – Infantil – Interativo – Musical – Ao Ar Livre – Monólogo – Stand up – Fantoches ou Marionetes – Leitura Dramática.
TRADICIONAL
A apresentação teatral tradicional encanta o público com sua narrativa clássica e estrutura familiar. Com cenários elaborados, figurinos detalhados e performances emocionantes, transporta os espectadores para diferentes épocas e lugares, mantendo viva a tradição do teatro.
Imagem 2: Disponível em: https://flic.kr/p/eLk7zE ST PRODUÇÕES TEATRAIS Acesso em 19, fev. 2024.
INFANTIL
A apresentação teatral infantil é um mundo de magia e imaginação, onde as histórias ganham vida de maneira cativante para os pequenos espectadores. Cheia de cores vibrantes, personagens encantadores e lições educativas, essa forma de teatro desperta a criatividade e a alegria nas crianças.
Imagem 3: Disponível em: https://flic.kr/p/fpJYBu Acesso em 19, fev. 2024.
INTERATIVO
Na apresentação teatral interativa, o público não é apenas um observador passivo, mas sim parte integrante da experiência teatral. Os espectadores são convidados a participar, interagindo com os atores, contribuindo para o desenvolvimento da trama e até mesmo influenciando o desfecho da história.
Imagem 4: Disponível em: https://flic.kr/p/M5avVr Acesso em 19, fev. 2024.
MUSICAL
A apresentação teatral musical combina drama, música e dança de forma harmoniosa e envolvente. Com performances vocais poderosas, coreografias elaboradas e músicas memoráveis, transporta o público para uma jornada emocional que ressoa através dos sentidos.
Imagem 5: Disponível em: https://flic.kr/p/S8mFqf Viaggio Routard. Acesso em 19, fev. 2024.
AO AR LIVRE
Em uma apresentação teatral ao ar livre, o palco se estende para além das paredes tradicionais do teatro, aproveitando os espaços públicos e a natureza como cenário. Com uma atmosfera única e um contato mais próximo com o ambiente, essa forma de teatro oferece uma experiência imersiva e revitalizante.
Imagem 6: Disponível em: https://www.brasildefators.com.br/2023/03/07/levanta-favela-inicia-circuito-de-apresentacoes-e-oficinas-em-seis-bairros-de-porto-alegre Espetáculo de rua narra a trajetória de uma família de retirantes ao longo dos anos – Foto: Ramiro Sanchez. Acesso em 19, fev. 2024.
MONÓLOGO
Na apresentação teatral de monólogo, um único ator domina o palco, contando uma história pessoal e íntima diretamente ao público. Com sua habilidade de interpretação e conexão emocional, o ator cativa a plateia, levando-os a uma jornada interior e reflexiva.
Imagem 7: Disponível em: https://flic.kr/p/abLWkN Fernando Stankuns. Acesso em 19, fev. 2024.
STAND UP
A apresentação teatral de stand up é uma explosão de humor e observações perspicazes sobre a vida cotidiana. Com comediantes talentosos compartilhando suas experiências e pontos de vista de forma franca e divertida, o público é levado a gargalhadas enquanto reflete sobre questões sociais e culturais.
Imagem 8: Disponível em: https://flic.kr/p/245mfB Acesso em 19, fev. 2024.
FANTOCHES OU MARIONETES
Na apresentação teatral de fantoches ou marionetes, os bonecos ganham vida nas mãos habilidosas dos manipuladores, contando histórias encantadoras e divertidas. Com movimentos delicados e expressivos, os personagens transportam o público para um mundo de fantasia e imaginação.
Imagem 9: Disponível em: https://flic.kr/p/7orCyZ CPFL Cultura. Acesso em 19, fev. 2024.
LEITURA DRAMÁTICA
Na apresentação teatral de leitura dramática, o foco está no texto e na interpretação dos atores, sem grandes produções cenográficas ou figurinos elaborados. Com ênfase na expressão vocal e na profundidade emocional, essa forma de teatro permite uma apreciação mais íntima e focada na palavra escrita.
Imagem 10: Disponível em: https://flic.kr/p/65PCZJ Teatro Escola de Pelotas. Acesso em 15, fev. 2024.
QUESTÃO 1
Como você acha que a interatividade do público pode enriquecer uma apresentação teatral?
QUESTÃO 2
Explique a diferença entre uma apresentação teatral tradicional e uma apresentação teatral musical.
QUESTÃO 3
Uma das características da apresentação teatral infantil é
( A ) o uso predominante de monólogos.
( B ) o enfoque na interação do público.
( C ) a ausência de músicas e danças.
( D ) a utilização de temas adultos e complexos.
QUESTÃO 4
É típico de uma apresentação teatral ao ar livre
( A ) os espaços fechados e limitados.
( B ) a utilização exclusiva de iluminação artificial.
( C ) a atmosfera imersiva e contato com a natureza.
( D ) a ausência de elementos cênicos.
SAIBA MAIS – ARTE
Já que estamos falando de diferentes formas de apresentações teatrais, no Saiba Mais – Arte de hoje teremos um vídeo que apresenta a forma Leitura Dramática. Nele pode ser observados os elementos da leitura dramática como a entonação da voz, intenção da personagem, ritmo e melodia e a realização de um exercício da leitura de um fragmento do texto “O Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna. Este vídeo foi criado pelos professores: Eurim Pablo e Veruska Bettiol.
Disponível em: Canal: Eurim Pablo – Arte Educação – Saiba Mais – ARTE – Teatro – Leitura dramática. https://youtu.be/hnwmn_TloW0?feature=shared Acesso em 19, fev. 2024.
Autoria: | Eurim Pablo |
Formação: | Educação Física e Mestre em Performances Culturais |
Componente Curricular: | Arte/Artes Visuais |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EAJAAR0774) Vivenciar diferentes possibilidades da gestualidade e sua relação com construções corporais e vocais. |
Referências: | FERNANDES, Silvia. Teatralidades Contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2010. OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 1987. PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. Trad GUINSBURG, J. e PEREIRA, Maria Lúcia (dir.). São Paulo: Perspectiva, 2005. SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. 5ª ed. 2ª reimp. Trad. e revisão Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. São Paulo: Perspectiva, 2010. VIDOR, H. B. Leitura e teatro: aproximações e apropriação do texto literário. 1ª ed. São Paulo: Hucitec, 2016. |