You are currently viewing Arte – Teatro – Os Autos e as Mímicas

Arte – Teatro – Os Autos e as Mímicas

Esta proposta de atividade de ARTE – TEATRO é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Imagem 1: Autor: Eurim Pablo – Arquivo pessoal do Professor, disponibilizado para o Conexão Escola.

AÇÃO REFLEXIVA

Você já participou de uma peça de teatro?

O que você acha que sejam os Autos no teatro?

O que você entende sobre as mímicas no teatro?

Nesta aula, exploraremos o conceito de “auto” no contexto teatral, abordando tanto suas origens quanto sua evolução no cenário mundial e brasileiro. Além disso, discutiremos a importância da mímica no teatro, complementando com exercícios práticos.

O gênero teatral “Auto”

O gênero teatral conhecido como “auto” teve suas raízes na Idade Média, mais especificamente em terras ibéricas como Portugal e Espanha. Os “autos” consistiam em apresentações teatrais de cunho religioso, retratando vidas de santos e passagens bíblicas, frequentemente realizadas durante celebrações religiosas.

A evolução dos “Autos”

Com o decorrer do tempo, os “autos” passaram por transformações, incorporando elementos profanos e explorando temas mais mundanos, como amor e política. No Brasil, o “auto” ganhou popularidade na primeira metade do século XX, particularmente na região Nordeste.

Precursores dos “Autos”

Dentre os precursores notáveis dos “autos” estava o autor português Gil Vicente (1465 – 1537), criador do notório “Auto da barca do inferno”. Nesta peça, indivíduos tentavam assegurar um lugar na embarcação que os levaria ao céu, porém seus pecados os direcionavam para outra embarcação. A trama se desenrola com humor refinado, em um único cenário – o porto – onde se encontram as duas barcas, uma com o anjo e outra com o serviçal do inferno.

Auto da Barca do Inferno

Autor: Gil Vicente

Imagem 1: Autor: Eurim Pablo – Arquivo pessoal do Professor, disponibilizado para o Conexão Escola.

A apresentação dos “autos” ocorria em carroças, plataformas improvisadas ou palcos provisórios. Geralmente incluíam música, dança e elementos como a mímica, máscaras e as habilidades dos palhaços.

Imagem 2: Disponível em: https://images.app.goo.gl/SKRCFmQm5uLGcxMf6  Acesso em 27, jun. 2023.

Os “Autos” no Brasil

No Brasil, os “autos” continuam a ser escritos e encenados. Um dos mais renomados é o “Auto da Compadecida”, escrito pelo paraibano Ariano Suassuna (1927-2014), que se tornou famoso pela adaptação cinematográfica e televisiva. Essa obra mantém as características marcantes desse estilo, unindo-as à literatura de cordel e à riqueza cultural nordestina.

O Auto da Compadecida

Autor: Ariano Suassuna

Imagem 3: Autor: Eurim Pablo – Arquivo pessoal do Professor, disponibilizado para o Conexão Escola.

A arte da Mímica

A mímica, um gênero teatral, consiste em narrar histórias e transmitir emoções e ideias sem recorrer às palavras. Gestos, movimentos e expressões faciais são os veículos dessa forma de expressão. Originada na Grécia Antiga, onde era conhecida como pantomima, a mímica tem raízes profundas na história teatral.

Imagem 4: Disponível em: https://pixabay.com/images/id-5263453/ Acesso em 27, jun. 2023

Comunicação Universal

A mímica é uma forma artística intrigante que transcende as barreiras linguísticas, permitindo uma comunicação universal. Através de movimentos corporais precisos e expressões faciais cativantes, os artistas miméticos podem evocar emoções profundas e narrar histórias complexas de uma maneira única e envolvente.

Imagens de Mímicos

De acordo com as imagens, o que você acha que os mímicos estão “dizendo”?

Imagem 5: Disponível em: <a href=”https://br.freepik.com/fotos-gratis/retrato-da-mimica-surpresa-e-alegre-com-a-boca-aberta_6351972.htm#query=m%C3%ADmica&position=28&from_view=search&track=sph”>Imagem de master1305</a> no Freepik  Acesso em 19, abr. 2023.

Imagem 6: Disponível em: <a href=”https://br.freepik.com/fotos-gratis/retrato-da-mimica-surpresa-e-alegre-com-a-boca-aberta_6351993.htm#query=m%C3%ADmica&position=31&from_view=search&track=sph”>Imagem de master1305</a> no Freepik Acesso em 19, abr. 2023.

Imagem 7: Disponível em:  <a href=”https://br.freepik.com/fotos-gratis/retrato-de-um-homem-com-os-punhos-levantados-em-mimica-de-maquiagem_6351981.htm#query=m%C3%ADmica&position=41&from_view=search&track=sph”>Imagem de master1305</a> no Freepik Acesso em 19, abr. 2023.

Imagem 8: Disponível em: <a href=”https://br.freepik.com/fotos-gratis/retrato-da-mimica-surpresa_6351974.htm#page=2&query=m%C3%ADmica&position=43&from_view=search&track=sph”>Imagem de master1305</a> no Freepik Acesso em 19, abr. 2023.

QUESTÃO 1:

O que são os “Autos” no Teatro?

QUESTÃO 2:

O que são as Mímicas no Teatro?

QUESTÃO 3:

Consistiam em apresentações teatrais de cunho religioso, retratando vidas de santos e passagens bíblicas, frequentemente realizadas durante celebrações religiosas.

Estamos falando do gênero teatral

( A ) mímica.

( B ) auto.

( C ) comédia.

( D ) tragédia.

QUESTÃO 4:

É um gênero teatral que consiste em narrar histórias e transmitir emoções e ideias sem recorrer às palavras. O texto está se referindo

( A ) a comédia.

( B ) a tragédia.

( C ) a mímica.

( D ) ao Auto.

SAIBA MAIS –ARTE

No saiba mais – Arte – Teatro, temos um vídeo que apresenta o conceito de mímica e também traz dois jogos teatrais. Vamos trabalhar nossa criatividade e o nosso poder de observação. Realize esse jogo na sua escola, na sua casa com sua família e com seus amigos.

Saiba mais – Arte – Teatro. Mímica e 2 jogos teatrais.

Autoria:Eurim Pablo
Formação:Educação Física e Mestre em Performances Culturais
Componente Curricular:Arte/Teatro
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJAAR0875) Apreciar, compreender, experimentar e refletir criticamente sobre os diferentes gêneros dramáticos (tragédia, comédia, drama, tragicomédia, farsa e outros) distinguindo suas características.
Referências:ARAÚJO, Nelson de. História do Teatro. Salvador: Empresa Gráfica da Bahia, 1991.
BERGSON, Henri. O Riso. Rio de Janeiro Guanabara. 1987.
BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. Tradução de Maria Paula Zurawski e J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2010.
BRANDÃO, J.S. Teatro Grego: Tragédia e Comédia. Rio de Janeiro, 1978.
CASTIAJO, Isabel. O teatro grego em contexto de representação. Coimbra: Imprensa da Universidade e Coimbra, 2012.
FARIA, João Roberto; GUINSBURG, J. e LIMA, Mariângela Alves. Dicionário do teatro brasileiro: temas, formas e conceitos. São Paulo: Perspectiva, 2009.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.
VASCONCELLOS, Luis Paulo. Dicionário de teatro. Porto Alegre: L&PM, 2001.