You are currently viewing Arte – Teatro – As Mímicas no Teatro.

Arte – Teatro – As Mímicas no Teatro.

Esta proposta de atividade de ARTE – TEATRO é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Imagem 1: Disponível em: https://pixabay.com/images/id-5263453/  Acesso em 19, abr. 2023.

A MÍMICA

A mímica é um gênero teatral que consiste em contar histórias e transmitir emoções e ideias sem usar palavras, através de gestos, movimentos e expressões faciais. É uma forma de teatro muito antiga, que remonta aos tempos da Grécia Antiga, quando era conhecida como pantomima.

Imagens de Mímicos

De acordo com as imagens, o que você acha que os mímicos estão “dizendo”?

Imagem 2: Disponível em: <a href=”https://br.freepik.com/fotos-gratis/retrato-da-mimica-surpresa-e-alegre-com-a-boca-aberta_6351972.htm#query=m%C3%ADmica&position=28&from_view=search&track=sph”>Imagem de master1305</a> no Freepik  Acesso em 19, abr. 2023.
Imagem 3: Disponível em: <a href=”https://br.freepik.com/fotos-gratis/retrato-da-mimica-surpresa-e-alegre-com-a-boca-aberta_6351993.htm#query=m%C3%ADmica&position=31&from_view=search&track=sph”>Imagem de master1305</a> no Freepik Acesso em 19, abr. 2023.
Imagem 4: Disponível em:  <a href=”https://br.freepik.com/fotos-gratis/retrato-de-um-homem-com-os-punhos-levantados-em-mimica-de-maquiagem_6351981.htm#query=m%C3%ADmica&position=41&from_view=search&track=sph”>Imagem de master1305</a> no Freepik Acesso em 19, abr. 2023.
Imagem 5: Disponível em: <a href=”https://br.freepik.com/fotos-gratis/retrato-da-mimica-surpresa_6351974.htm#page=2&query=m%C3%ADmica&position=43&from_view=search&track=sph”>Imagem de master1305</a> no Freepik Acesso em 19, abr. 2023.

MÍMICOS FAMOSOS

Ao longo do tempo, a mímica evoluiu e se tornou uma forma de arte complexa, que pode ser usada para contar histórias, criar personagens e explorar temas profundos. Alguns dos artistas mais famosos da história da mímica incluem Marcel Marceau, Charlie Chaplin e Buster Keaton.

Imagem 6: https://pixabay.com/images/id-4389644/
Acesso em 19, abr. 2023.

Hoje em dia, a mímica é geralmente considerada uma forma de arte associada ao circo e ao entretenimento de rua. No entanto, também é usada em muitas produções teatrais contemporâneas como uma ferramenta para criar personagens e contar histórias de forma criativa e inovadora. A mímica também é muitas vezes combinada com outras formas de arte, como a dança e a música, para criar produções teatrais ainda mais interessantes e impactantes.

As mímicas podem ser literais ou abstratas:

Mímicas literais é quando o mímico descreve situações conta histórias através de seus gestos e movimentos de forma narrativa ele cria diversas situações e até ambientes para demonstrar sua história e ele ainda apresenta vários personagens diferentes,  mimicando suas características, como o andar, a postura, etc.

Mímicas abstratas é quando a expressão do mímico necessariamente não segue uma lógica muito racional, trabalhando com simbologias ou abstrações.

O que você acha de sermos mais observadores?

Faço a vocês um convite,  passe a observar os movimentos corporais de uma maneira nova e mais detalhada, tanto os seus como os de outras pessoas.

Observe quais as características da sua movimentação cotidiana.

Observe também como as pessoas se movimentam e tente tirar as características destes movimentos para criar as mímicas.

QUESTÃO 1:

O que é a mímica?

QUESTÃO 2:

Como as mímicas podem ser?

QUESTÃO 3:

Sobre a mímica é correto afirmar que

( A ) é geralmente considerada uma forma de arte associada ao circo e ao entretenimento de rua.

( B ) não é mais usada em produções teatrais contemporâneas como uma ferramenta para criar personagens e contar histórias, pois seu tempo já passou.

( C ) não dialoga com outras formas de arte.

( D ) é apenas uma arte presente no circo.

QUESTÃO 4:

São mímicos famosos

( A ) Marcel Marceau, Pablo Picasso e Buster Keaton.

( B ) Pablo Picasso, Charlie Chaplin e Buster Keaton.

( C ) Marcel Marceau, Charlie Chaplin e Buster Keaton.

( D ) Marcel Marceau, Charlie Chaplin e Pablo Picasso.

QUESTÃO 5:

Arte – OS AUTOS E AS MÍMICAS

Vamos construir objetos invisíveis? vamos trabalhar nessa atividade nossa criatividade e observação.

Para resolver essa questão vamos realizar o jogo a seguir.

Jogo: Objetos Invisíveis. 

No jogo de objetos invisíveis, criem objetos utilizando matéria invisível. É interessante moldá-los desde o início, como se fossem uma matéria disforme (argila antes da construção de um vaso), que vai ganhando a forma de um objeto a sua escolha.

Como variações dessa proposta, os objetos podem ser construídos individualmente, em duplas e trios. Havendo mais de um jogador, todos podem construir um único objeto ou o mesmo objeto individualmente (evidenciando o modo como cada um faz a sua construção).

QUESTÃO 6:

Arte – OS AUTOS E AS MÍMICAS

Vamos fazer mímicas? vamos trabalhar nessa atividade nossa criatividade, observação e imitação.

Para resolver essa questão vamos realizar o jogo a seguir.

Jogo: Espelho e Sombra. 

Um jogador de frente para o outro, um fará os movimentos e o outro será o espelho, e como é um jogo espelhado, se o jogador mexer o braço direito você deverá mexer o braço esquerdo.

Explore as possibilidades de movimentos. Planos alto, médio e baixo e velocidades de movimento.

SAIBA MAIS

No saiba mais – Arte – Teatro, temos um vídeo que apresenta o conceito de mímica e também traz dois jogos teatrais. Vamos trabalhar nossa criatividade e o nosso poder de observação. Realize esse jogo na sua escola, na sua casa com sua família e com seus amigos.

Saiba mais – Arte – Teatro. Mímica e 2 jogos teatrais.

Canal: Eurim Pablo Arte Educação. Saiba mais – Arte – Teatro. Mímica e 2 jogos teatrais.
Autoria:Eurim Pablo
Formação:Educação Física e Mestre em Performances Culturais
Componente Curricular:Arte/Teatro
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAAT0510) Compreender e experimentar a dramaturgia verbal e não verbal e seus elementos constitutivos
Referências:FARIA, João Roberto; GUINSBURG, J. e LIMA, Mariângela Alves. Dicionário do teatro brasileiro: temas, formas e conceitos. São Paulo: Perspectiva, 2009.
LECOQ, Jacques – O corpo poético: uma pedagogia da criação teatral. São Paulo: Ed. SENAC /SESC, 2010.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.
VASCONCELLOS, Luis Paulo. Dicionário de teatro. Porto Alegre: L&PM, 2001.