Esta proposta de atividade de ARTE – TEATRO é destinada aos estudantes da 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Nosso objetivo nesta aula é o de entender o conceito de “auto” e em seguida as histórias dos “autos” no mundo e no Brasil. Vamos também falar sobre a mímica e realizar alguns exercícios práticos.
https://pixabay.com/images/id-895062/ acesso em 15, fev. 22.
O gênero auto no teatro tem suas origens na Idade Média, mais precisamente nos países ibéricos, como Portugal e Espanha. O auto era uma forma de teatro religioso que retratava a vida de santos e eventos bíblicos, e geralmente era apresentado em celebrações religiosas.
Com o passar do tempo, o auto evoluiu e passou a incluir elementos profanos e a abordar temas mais mundanos, como o amor e a política. No Brasil, o auto tornou-se uma forma popular de teatro na primeira metade do século XX, especialmente na região Nordeste.
Um dos principais escritores de autos foi o português Gil Vicente (1465 – 1537) autor de Auto da barca do inferno. Nesse auto, pessoas tentavam conquistar um lugar na barca que iria rumo ao céu, mas os pecados acabavam levando-as para outra barca. Tudo acontece com muito humor, em um único cenário, o porto, onde estão as duas barcas, uma com o anjo e outra com o serviçal do inferno.
Imagem 2: Autor: Eurim Pablo – Arquivo pessoal.
Desenho representando o Auto da Barca do Inferno Autor: Eurim Pablo Técnica: Lápis de cor, aquarela e colagem.
Os Autos eram apresentados em carroças, palanques ou palcos improvisados. Contavam geralmente com música, dança e elementos como a mímica, as máscaras e a destreza dos palhaços.
Imagem 3: https://images.app.goo.gl/SKRCFmQm5uLGcxMf6 acesso em 15, fev. 22.
A ARTE DA MÍMICA
Imagem 4: https://pixabay.com/images/id-5263453/ acesso em 15, fev. 22.
A mímica é um gênero teatral que consiste em contar histórias e transmitir emoções e ideias sem usar palavras, através de gestos, movimentos e expressões faciais. É uma forma de teatro muito antiga, que remonta aos tempos da Grécia Antiga, quando era conhecida como pantomima.
Os autos continuam a ser escritos e encenados no Brasil. O mais famoso, por sua adaptação para o cinema e a TV, é o Auto da Compadecida, escrito pelo paraibano Ariano Suassuna (1927-2014), que mantém as principais características dessa linguagem aliadas à literatura de cordel e à cultura nordestina.
Imagem 5: Autor: Eurim Pablo – Arquivo pessoal.
Desenho representando o Auto da Compadecida Autor: Eurim Pablo Técnica: Nanquim e colagem
QUESTÃO 1:
O que são os Autos no Teatro?
QUESTÃO 2:
No Brasil, quando e onde o Auto tornou-se uma forma popular de teatro?
QUESTÃO 3:
Os Autos eram apresentados em
( A ) carroças, palanques e palcos improvisados.
( B ) palanques e grandes teatros.
( C ) palcos improvisados e suntuosos teatros.
( D ) teatros.
QUESTÃO 4:
É considerado um Auto Nacional famoso que já virou filme
( A ) o Auto dos Anjos.
( B ) o Auto da Compadecida.
( C ) o Auto da Cidade.
( D ) o Auto da Barca.
SAIBA MAIS
No saiba mais – Arte – Teatro, temos um vídeo que apresenta o conceito de mímica e também traz dois jogos teatrais. Vamos trabalhar nossa criatividade e o nosso poder de observação. Realize esse jogo na sua escola, na sua casa com sua família e com seus amigos.
Saiba mais – Arte – Teatro. Mímica e 2 jogos teatrais.
Autoria: | Eurim Pablo |
Formação: | Educação Física e Mestre em Performances Culturais |
Componente curricular: | Arte / Teatro |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAAT0402) Conhecer e identificar diferentes gêneros teatrais, assim como seus processos históricos |
Referências: | BURKE, Peter. A escrita da história. Novas perspectivas. São Paulo: Unesp, 1992. FERRARI, Solange dos Santos Utuari… [et al.]. Por Toda Parte, 5º Ano. 1ª ed. – São Paulo: FTD, 2016. SUASSUNA, Ariano. Auto da Compadecida. 26ª ed. Rio de Janeiro: Agir,1993. VICENTE, Gil. Auto da Barca do Inferno. Porto Alegre: L & PM Pocket, 2012. |