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Arte – Teatro – Leitura Dramática

Esta proposta de atividade de ARTE – TEATRO é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Imagem 1: Disponível em: https://flic.kr/p/pwvv7c Luluzinha Camp. Acesso em 15, fev. 2024.

AÇÃO REFLEXIVA

  • Você sabe dizer se há diferença entre ler em voz alta e uma leitura dramática?

LEITURA DRAMÁTICA

Uma leitura dramática é uma forma de apresentação teatral na qual os atores não encenam fisicamente as ações, mas sim leem o texto de um roteiro em voz alta, transmitindo emoção e intenção através da entonação, ritmo e expressão vocal. Essa modalidade de apresentação permite que o público se concentre exclusivamente na narrativa e no diálogo, sem distrações visuais de cenários, figurinos ou movimentos físicos dos atores.

Imagem 2: Disponível em: https://flic.kr/p/cCaGWs Comunidade dos Pequenos Profetas. Acesso em 15, fev. 2024.

INTERPRETAÇÃO

Durante uma leitura dramática, os atores podem se sentar ou ficar em pé, concentrando-se na interpretação das falas e na comunicação das emoções e dos significados subjacentes do texto. A leitura é frequentemente acompanhada de efeitos sonoros simples, como música ambiente ou sons que complementam a atmosfera da história.

Imagem 3: Disponível em: https://flic.kr/p/7RvJWj Camilla Rocha. Acesso em 15, fev. 2024.

A LEITURA PODE SER UM EVENTO

Essa forma de apresentação é utilizada em diversas ocasiões, desde ensaios de uma peça teatral até eventos literários, festivais de dramaturgia ou leituras públicas de obras inéditas. A leitura dramática é uma ferramenta valiosa para dramaturgos, diretores e atores explorarem um texto em seu estágio inicial de desenvolvimento, possibilitando uma compreensão mais profunda do material e potencialmente influenciando sua evolução.

Imagem 4: Disponível em: https://flic.kr/p/65PCZJ Teatro Escola de Pelotas. Acesso em 15, fev. 2024.

PASSO A PASSO PARA DESENVOLVER UMA LEITURA DRAMÁTICA

  • Escolha um trecho curto de uma peça teatral ou um texto dramático.
  • Divida os participantes em grupos de leitura.
  • Cada grupo selecionará um leitor para cada personagem do trecho escolhido.
  • Os grupos realizarão a leitura dramática do trecho, focando na expressão vocal e na interpretação emocional.
  • Após a leitura, os grupos discutirão suas interpretações e impressões sobre o texto.

QUESTÃO 1

Explique a importância da expressão vocal na leitura dramática.

QUESTÃO 2

Como a leitura dramática pode beneficiar o entendimento e a evolução de um texto teatral?

QUESTÃO 3

A principal característica de uma leitura dramática

( A ) é o uso de cenários elaborados.

( B ) é o foco na interpretação vocal.

( C ) são os movimentos físicos dos atores.

( D ) é a ausência de diálogos.

QUESTÃO 4

Uma leitura dramática durante o processo de desenvolvimento de uma peça teatral serve para

( A ) definir os figurinos dos personagens.

( B ) ensaiar coreografias complexas.

( C ) explorar e compreender o texto.

( D ) criar cenários detalhados.

SAIBA MAIS – ARTE

No Saiba mais – Arte teremos um vídeo que apresenta o tema Leitura Dramática. Nele pode ser observados os elementos da leitura dramática como a entonação da voz, intenção da personagem, ritmo e melodia e a realização de um exercício da leitura de um fragmento do texto “O Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna. Este vídeo foi criado pelos professores: Eurim Pablo e Veruska Bettiol.

Canal Eurim Pablo – Arte Educação “Saiba Mais – ARTE – Teatro – Leitura dramática.”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hnwmn_TloW0>. Acesso em: 12 Mai 2022.
Autoria:Eurim Pablo
Formação:Educação Física e Mestre em Performances Culturais
Componente Curricular:Arte/Teatro
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJAAR0577) Explorar cenicamente teatralidades da vida cotidiana (variadas entonações de voz, diferentes corporeidades, diversidade de personagens e narrativas, etc.).
Referências:FERNANDES, Silvia. Teatralidades Contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2010.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 1987.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. Trad GUINSBURG, J. e PEREIRA, Maria Lúcia (dir.). São Paulo: Perspectiva, 2005.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. 5ª ed. 2ª reimp. Trad. e revisão Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. São Paulo: Perspectiva, 2010.
VIDOR, H. B. Leitura e teatro: aproximações e apropriação do texto literário. 1ª ed. São Paulo: Hucitec, 2016.