You are currently viewing Arte – Teatro – Jogos Teatrais

Arte – Teatro – Jogos Teatrais

Esta proposta de atividade de ARTE – TEATRO é destinada aos estudantes da 8ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA

Jogos Teatrais

Jogos Teatrais é o termo utilizado em português para designar qualquer estrutura de jogo que possa ser utilizado no teatro, seja dramático (a partir de textos de teatro), cenas, esboços ou improvisações, ou também na forma de jogos lúdicos ou brincadeiras.

Disponível em Flickr.com Acesso em 11. ago, 2022.

Os jogos teatrais são uma das principais metodologias usadas no ensino de teatro, com base na improvisação.

Disponível em Unsplash.com Acesso em 11, ago, 2022.

A estrutura dramática dos jogos teatrais é baseada em 3 elementos: Onde (onde se passa a cena?); Quem (quem são as personagens que participam da cena?); e O Quê (o que esses personagens fazem neste lugar).

Disponível em Flickr.com Acesso em 11. ago, 2022.

Viola Spolin, sistematizou a metodologia dos jogos teatrais e considera como pontos essenciais de todos os jogos teatrais o Foco, a Instrução e a Avaliação, ou seja, são os principais procedimentos dos jogos teatrais, pois estimula as vivências e os diálogos. Vamos conhecê-los?

O foco é onde o jogador deve dirigir toda a sua atenção no momento do jogo.

Disponível em Unsplash.com Acesso em 11, ago, 2022

Quem “lidera” tem o papel de facilitador/orientador do jogo e deve encorajar os jogadores a manterem o foco no objetivo, relembrar dos acordos estabelecidos pelo grupo antes de começarem a jogar para que as regras fiquem claras e pré-estabelecidas, orientar sobre os problemas a serem solucionados e questionar o que está acontecendo no momento do jogo.

Disponível em Unsplash.com Acesso em 11, ago, 2022.

A instrução é um mecanismo utilizado pelo orientador para auxiliar os jogadores a se manterem no foco, ou seja, não precisam parar de jogar para escutarem as instruções, pois ao mesmo tempo em que jogam, escutam as instruções e as executam.

Disponível em Flickr.com Acesso em 11. ago, 2022.

Outro importante fator é a avaliação, que deve ser construtiva, feita por meio de questionamentos e nunca em críticas, julgamentos ou depreciação, fazendo com que o próprio jogador perceba os pontos a serem melhorados e se auto avalie.

Disponível em Flickr.com Acesso em 11. ago, 2022.

A prática do jogo teatral permite superar desafios, uma vez que, podemos brincar com a imaginação, como no exemplo a seguir onde os jogadores utilizam da criatividade para dar novo sentido ou função para objetos cotidianos.

Disponível em pexels.com Acesso em 11, ago, 2022.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 1

  • Qual é a base de um jogo teatral?
  • A estrutura dramática dos jogos teatrais é baseada em 3 elementos. Quais são eles?
  • Você acredita que as regras nos jogos teatrais são importantes? Qual a sua opinião sobre isso?
  • Quais são as características e qual é o objetivo dos jogos teatrais?

QUESTÃO 2

Organize um grupo de amigos ou familiares para jogar com você. Será divertido e uma ótima oportunidade para socializarem! Vamos lá?

Atividade 1: Jogo de improvisação

Em um espaço livre, como um pátio, por exemplo, façam uma grande roda.

A proposta do jogo é a de que um jogador vá ao centro da roda e fazendo apenas mímica, expresse um sentimento escolhido por ele. Alguns sons podem entrar na mímica, como por exemplo: “toque, toque“ para representar alguém batendo à porta. Nesse jogo só não pode usar a palavra. ´

Os jogadores deverão tentar adivinhar qual o sentimento representado. Quando conseguirem acertar, será a vez do outro jogador fazer a sua mímica. E assim sucessivamente, até que todos participem. Outras coisas também poderão ser representadas, como esportes, profissões, dentre outros.

Atividade 2: Jogo de mímica

Selecionar e recortar imagens variadas (objetos e animais, por exemplo) e colocar dentro de uma caixa fechada. Dividir os jogadores em grupos e organizar a ordem sequencial do jogo.

Na ordem definida, um jogador do grupo deverá pegar uma imagem da caixa, observar as principais características e representá-la em gestos, utilizando apenas mímicas, sem falas. É necessário estabelecer previamente um tempo para a representação, na qual os jogadores dos grupos opostos deverão adivinhar o que foi representado.

Atividade 3: Significado diferente para objetos habituais

Disponibilizar objetos variados dentro de uma caixa (chapéu, régua, caneca, balde, bolsa, sapato, dentre outros).

Cada jogador deverá escolher um objeto da caixa e representá-lo aos demais jogadores, porém de forma diferente. Por exemplo, se escolher um balde, ao invés de utilizar como habitualmente para colocar água, utiliza-se para colocar na cabeça e imitar um soldado.

A ideia desse jogo é criar novas funções para as coisas, novas possibilidades, ampliando assim o repertório criativo e imaginativo.

Atividade 4: Jogo de improviso

Essa é uma atividade de improvisação em grupo, na qual os jogadores irão usar a criatividade para construir histórias.

Funciona da seguinte maneira:

O grupo posiciona-se em roda e elege um jogador para ser o mediador. O mediador terá a função de escolher a primeira palavra que dará início a uma história, acompanhar o processo e dar o sinal no momento de trocar a vez do jogador.

Antes de começar o jogo, um jogador é convidado a iniciar uma história usando a palavra escolhida pelo mediador. No sinal do mediador para-se a história e a última palavra dita será a palavra que o próximo jogador deverá utilizar para dar sequência na história e assim por diante.

O importante é que tenha uma certa sequência lógica.

Atividade 5: A linguagem do corpo

Para essa atividade, o jogador escolhe um texto que será roteiro para uma representação. Pode ser uma história, um conto, uma lenda, um poema, textos para peças teatrais, dentre outros.

O jogador deverá selecionar do texto escolhido apenas o trecho que lhe chamar a atenção e criar movimentos e gestos corporais para expressar e comunicar a mensagem desse texto, porém não deverá usar falas, somente o seu corpo e a sua criatividade. Vamos lá??

SAIBA MAIS – ARTE

Canal Albergue 72 – O que é Jogo teatral? Quais são as características e qual é o objetivo dos jogos teatrais? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=T3QfQho3keo Acesso em: 25, ago. 2022.

Canal: Viver de Teatro Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ty5V80OdvgY&t=108s Acesso em: 25, ago. 2022.

Canal: Eurim Pablo – Arte Educação Eurim Pablo – Arte Educação. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=auO3RBo2K84 Acesso em: 25, ago. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando na imagem abaixo:

Componente CurricularArte – Modalidade – Teatro
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJAAR0889) Compreender, propor e registrar processos de pesquisa e criação de composição cênica, envolvendo diferentes elementos do teatro (figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia).
Referências:RAMALDES, Karine. A Estrutura dos Jogos Teatrais de Viola Spolin. Teatro na Escola. 2016. Disponível em: file:///C:/Users/USER/Dropbox/My%20PC%20(DESKTOP-1M19O4E)/Downloads/582b0c5115f6f-ArtigoZCompl.ZAZEstruturaZdosZJogosZTeatraisZdeZViolaZSpolin.pdf. Acesso em 11, ago. 22. 
SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2005.
 ___________. Jogos Teatrais na sala de aula. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2010a. 
____________ . O Jogo Teatral no Livro do Diretor. 2ª edição. Tradução: Ingrid Dormien Koudela e Eduardo Amos. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2010b.
___________. Jogos Teatrais – o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2012.