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Arte – Teatro – Caracterização de Personagens

Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Imagem 1: Disponível em: canva.com Acesso em 19, ago. 2024.

A caracterização de personagens é uma das etapas mais fascinantes e fundamentais na construção de uma peça teatral. Esse processo não apenas dá vida aos personagens, mas também serve como um elo crucial entre o texto dramático e a sua materialização no palco, permitindo que o público entre em contato direto com a essência de cada figura apresentada. 

Imagem 2: Disponível em: canva.com Acesso em 19, ago. 2024.

IMERSÃO DE IDENTIDADE

A caracterização vai muito além da simples escolha de figurinos e maquiagem; é uma imersão profunda na identidade do personagem. Ela começa com a análise detalhada do texto, onde o ator deve buscar pistas sobre a personalidade, o histórico e as motivações da figura que vai interpretar. Cada palavra, gesto e pausa descritos no roteiro podem fornecer indícios valiosos sobre como o personagem se comporta, se movimenta e se expressa.

O FIGURINO

Um aspecto central da caracterização é o figurino, que ajuda a situar o personagem em seu contexto histórico, social e psicológico. A escolha das roupas, tecidos, cores e acessórios deve refletir a personalidade, o status e as circunstâncias do personagem. Um figurino bem pensado pode revelar muito sobre a vida interior de uma figura teatral, desde a confiança que exala até as inseguranças que tenta esconder.

Imagem 3: Disponível em: canva.com Acesso em 19, ago. 2024.

A MAQUIAGEM

A maquiagem, por sua vez, atua como uma extensão do figurino, acentuando ou suavizando traços faciais para refletir o estado emocional, a idade e até mesmo a saúde do personagem. Através de técnicas de maquiagem, um ator pode se transformar completamente, alterando a aparência de forma que o público veja não apenas o ator, mas o personagem em sua totalidade. Esta transformação é essencial para suspender a descrença do público e permitir que a mágica do teatro aconteça.

Imagem 4: Disponível em: canva.com Acesso em 19, ago. 2024.

INTERAÇÃO COM O AMBIENTE

Além disso, a caracterização envolve o desenvolvimento de gestos, posturas e expressões faciais específicas. Cada personagem possui uma forma única de se mover e interagir com o ambiente, e é responsabilidade do ator descobrir e incorporar essas nuances. Por exemplo, um personagem mais velho pode ter uma postura encurvada e movimentos mais lentos, enquanto uma figura jovem e enérgica pode se mover de forma rápida e impulsiva. A maneira como um personagem caminha, senta ou até mesmo respira pode comunicar muito sobre sua história e estado de espírito.

Imagem 5: Disponível em: canva.com Acesso em 19, ago. 2024.

A VOZ

A voz também é um elemento crucial na caracterização. O tom, o ritmo e a dicção podem variar enormemente de um personagem para outro. Um ator deve considerar como seu personagem se comunica: sua voz é forte e assertiva, ou suave e hesitante? Ele fala rápido, como alguém ansioso ou excitado, ou de forma pausada e deliberada, como alguém que pondera cada palavra? A voz, aliada à expressão corporal, completa a caracterização e torna o personagem convincente e real para o público.

Imagem 6: Disponível em: canva.com Acesso em 19, ago. 2024.

A caracterização de personagens no teatro é, portanto, uma arte em si mesma. É através desse processo que atores conseguem transcender sua própria identidade e habitar completamente o ser de outra pessoa, permitindo ao público uma experiência profunda e emocional. Cada detalhe, desde a escolha do figurino até o último ensaio de um gesto ou entonação, contribui para a criação de personagens que não apenas entretêm, mas também tocam e transformam aqueles que os assistem.

QUESTÃO 1

Para a montagem de uma peça teatral, qual é o objetivo da caracterização de personagens?

QUESTÃO 2

O que um ator ou atriz deve observar quando for caracterizar (criar) uma personagem?

QUESTÃO 3

Um aspecto central da caracterização que ajuda a situar o personagem em seu contexto histórico, social e psicológico é

( A ) a iluminação.

( B ) o palco.

( C ) o cenário.

( D ) o figurino.

QUESTÃO 4

Ela atua como uma extensão do figurino, acentuando ou suavizando traços faciais para refletir o estado emocional, a idade e até mesmo a saúde da personagem. Estamos nos referindo 

( A ) ao cenário.

( B ) a maquiagem.

( C ) ao palco.

( D ) a iluminação.


Autoria:Eurim Pablo
Formação:Educação Física e Mestre em Performances Culturais
Componente Curricular:Arte/Teatro
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAAT0612) Pesquisar e explorar as múltiplas possibilidades de inter-relação e interdependência entre os elementos cênicos (iluminação, figurino, sonoplastia cenário, maquiagem, adereços e outros) na encenação teatral
Referências:FERNANDES, Silvia. Teatralidades Contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2010.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 1987.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. Trad GUINSBURG, J. e PEREIRA, Maria Lúcia (dir.). São Paulo: Perspectiva, 2005.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. 5ª ed. 2ª reimp. Trad. e revisão Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. São Paulo: Perspectiva, 2010.
MACEDO, Ezequiel B. I. & SILVA, Jamile M. Um estudo da caracterização da personagem feminina no conto Retábulo de Santa Joana Carolina. Dissertação defendida perante a Universidade Federal de Pernambuco. Revista dos Alunos da Graduação de Letras “Ao pé da letra”, versão online – ISSN 1984-7408, v. 11.2 – 2009.