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ARTE – Os espaços e as atuações das Artes Visuais

Olá, estudante!
Assista a videoaula de Arte com a temática Artes Visuais a seguir, que está disponível juntamente com a proposta de atividade.


Nesta aula vamos aprender sobre diferentes categorias de espaço e atuações das artes visuais (museus, galerias, instituições, praças, centros culturais, mercados, shoppings e etc)


ARTE | 8ª SÉRIE | Eaja | PROF.: EURIM PABLO

Provavelmente você já se perguntou: museu, galeria de arte, centros culturais, espaço independente. É tudo a mesma coisa? Bem, devo dizer que não. O único ponto em comum está na base, na possibilidade de vivência das mais variadas formas de artes visuais. Pelo cenário artístico em cada um desses lugares ser sortido, conhecer a finalidade de cada um irá ajudá-lo a refletir depois de uma visita a qualquer um deles.


Museus


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Um museu tem como objetivo conservar, divulgar, difundir e expor, para fins de preservação, conjunto e coleções de valor histórico, artístico e científico. Ou seja, além do caráter de conhecimento, museus também estão preocupados com questões sociais e culturais do lugar onde está inserido. É nele que descobrimos, nos fascinamos e aprendemos.


Museu Zoroastro Artiaga 

O Museu Estadual Professor Zoroastro Artiaga foi fundado em 1946 com acervo formado por documentos históricos, utensílios antigos, objetos relacionados aos índios do Brasil Central e peças artísticas, Com arquitetura em art déco, estilo que marcou as construções de sua época.

Em uma das alas encontram-se expostas coleção de arte sacra, arte popular e objetos relacionados a história da Revolução Industrial, intitulada “Industrializados”. Na outra ala fica a mostra uma exposição de minerais e rochas característicos de regiões do Estado, uma de artefatos indígenas, além de dioramas, um com aves nativas do cerrado, outro sobre mineração e um terceiro referente à etnologia.

A seção de folclore estampa a riqueza da cultura do povo goiano. Registra-se a presença de material representativo das várias regiões do estado. O descaroçador de algodão, a roda, o tear remontam o visitante aos antigos mutirões de fiandeiras. Roupas e máscaras lembram as tradicionais cavalhadas de Pirenópolis e Santa Cruz de Goiás. O departamento de imagem e som, com mais de mil discos em 78 rpm, completam o acervo do museu num importante resgate da história dos goianos.


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Museu Pedro Ludovico Teixeira

O Museu Pedro Ludovico Teixeira é a antiga casa de Pedro Ludovico Teixeira, responsável pela construção de Goiânia. Tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual, é um museu desde 1987 e localiza-se no Centro da cidade. No local, encontram-se diversos objetos de Ludovico, dentre sua biblioteca particular, documentos originais, vestimentas, a máscara mortuária, entre outros.


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A construção consta da década de 30, com a assinatura do arquiteto e urbanista Attílio Corrêa Lima, que também foi o responsável pelo projeto da capital, a casa foi construída em estilo Art Déco.


Memorial do Cerrado


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O Memorial do Cerrado, complexo científico que funciona no Campus II da PUC Goiás, é um dos projetos do Instituto do Trópico Subúmido que representa as diversas formas de ocupação do bioma e os modelos de relacionamento com a natureza e a sociedade. É um museu que retrata desde a origem do planeta Terra à chegada dos portugueses ao Brasil.


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O Memorial reúne espaços que representam as diversas formas de ocupação do Cerrado e os modelos de relacionamento com a natureza e a sociedade. São eles:

Museu de História Natural

Vila Cenográfica de Santa Luzia

Aldeia indígena

Quilombo

Espaço de Educação Ambiental Dalila Coelho Barbosa

Trilhas Ecológicas


Museu de Arte de Goiânia

Inaugurado em 20 de outubro de 1970.  O acervo do MAG é composto de mais de 700 obras de arte, nas categorias: pintura, desenho, gravura, escultura, objeto e arte popular. A maior parte deste acervo é regionalista e, de certa forma, conta a história da arte de Goiás.


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Museu Antropológico

O Museu Antropológico (MA) da Universidade Federal de Goiás (UFG) tem por objetivo fundamental apoiar e desenvolver a pesquisa antropológica interdisciplinar, da qual se origina o acervo nele existente e a sua organização, focalizando o estudo do modo de vida do homem na Região Centro-Oeste. Desse objetivo decorrem ações de inventário, documentação, conservação, segurança, preservação, divulgação do conhecimento científico e comunicação de seu acervo a partir de recursos expográficos e de ações educativo-culturais.


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Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC)

O Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC), é um polo regional de acolhimento e difusão de cultura visual com histórico de grandes exposições de artistas referenciais, de Frei Nazareno Confaloni a Pablo Picasso. O museu foi criado em 1987. O acervo inicial, de aproximadamente 300 peças, foi acondicionado em uma sala do Centro Cultural Marietta Telles Machado na Praça Cívica. A partir de 1989, o MAC passou a funcionar no mezanino do Edifício Parthenon Center, no Centro de Goiânia. Ali, recebeu salões de arte e deu início ao mapeamento da produção artística local e nacional, além da catalogação do seu acervo. Em 2006, a sede administrativa e os espaços expositivos do museu foram reinaugurados no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), em junho de 2014, com a instalação da nova Reserva Técnica no CCON, o acervo de mais de 1.200 obras foi finalmente transferido. A partir de então, a salvaguarda e a conservação das obras ficaram sob a responsabilidade do Gabinete Gestor do Centro Cultural Oscar Niemeyer.


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Praça Universitária

A Praça Honestino Monteiro Guimarães, mais conhecida como Praça Universitária localizada em um espaço urbano na cidade de Goiânia, Goiás, é um exemplo de arte pública. Planejada na década de 1930 pelo arquiteto Atílio Corrêa Lima e construída em 1969 pela Prefeitura Municipal de Goiânia, possui uma morfologia diversificada. Esta praça é, também, um museu de esculturas ao ar livre, com formas e conteúdos abstratos e figurativos. Segundo Pelá (2009), “[…] a praça possui um dos maiores museus de esculturas a céu aberto da América Latina, sendo a única do gênero pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus)”


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Galerias de arte

Na cidade é possível encontrar boas opções de galerias de arte, cada uma com seu estilo e propósito. É claro que, em sua maioria, lugares do tipo têm como prioridade a venda de obras, mas seu papel vai muito além disso.

As galerias servem ainda como espaços que fomentam a cultura, incentivando não apenas seu consumo, mas também a sua produção, uma vez que abrem as portas para artistas de todas as partes do país. É sempre possível encontrar obras de artistas renomados e também daqueles que estão apenas começando.

1 – Época – Galeria de Artes

2 – Potrich Galeria de Arte

3 – Plus Galeria de Arte

4 – Bela Imagem Galeria de Arte

5 – Urban Arts

6 – Haus Of Love


Centro Cultural

Um objetivo claro e simples: promover a cultura entre os habitantes de uma cidade. Em termos de estrutura, como no caso do Centro Cultural Oscar Niemeyer em Goiânia -GO, os espaços contam com teatro, biblioteca, galerias e café.. Centro de Cultura e Convenções de Goiânia – GO, são outros exemplos.


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Espaço Independente

Na nova cena da arte contemporânea, os espaços independentes resistem sem ajuda de financiamentos, sejam eles privados ou estatais. Promovem debates, residências artísticas e projetos autorais. Se tudo tem seu preço, os espaços pagam o da autossuficiência: zero investimento ou compromisso institucional ou comercial.

Os espaços alternativos para a produção cultural são locais de trocas de experiências e processos de gestão cultural não lineares. São nesses locais que se destaca uma das formas mais relevantes de mediação cultural: aquela na qual o artista, a obra e o público se fazem presentes.


ATIVIDADE

Pesquise sobre algum museu, centro cultural, galeria ou outro espaço das artes visuais e escreva um parágrafo apresentando as características deste espaço.


Relembrando!

  • Espaços da Arte
  • Museus
  • Galerias de Arte
  • Centro Cultural
  • Espaço Independente

Então pessoal, essa foi a nossa aula de hoje, até nosso próximo encontro e bom trabalho.


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento

(EAJAAR0816) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias de diferentes épocas, refletindo sobre os diferentes contextos, redes de interações e entrelaçamento de culturas. 

(EAJAAR0825) Diferenciar, reconhecer e explorar diferentes categorias de espaços e atuações das artes visuais (museus, galerias, feiras, praças, ruas, centros culturais, mercados, shoppings, artistas, artesãos, curadores, etc.) e outras instituições promotoras da cultura visual.


Referências: Projeto Educação para o Século XXI Série LINK da Arte 7ª e 8ª séries -Ed. Escala Educacional.