You are currently viewing ARTE – Os espaços e as atuações das Artes Visuais

ARTE – Os espaços e as atuações das Artes Visuais

Olá, estudante!
Assista a videoaula de Arte com a temática Artes Visuais a seguir, que está disponível juntamente com a proposta de atividade.


Nesta aula vamos aprender sobre diferentes categorias de espaço e atuações das artes visuais (museus, galerias, instituições, praças, centros culturais, mercados, shoppings e etc).


ARTE | 6ª SÉRIE | Eaja | PROF.: EURIM PABLO

Provavelmente você já se perguntou: museu, galeria de arte, centros culturais, espaço independente. É tudo a mesma coisa? Bem, devo dizer que não. O único ponto em comum está na base, na possibilidade de vivência das mais variadas formas de artes visuais. Pelo cenário artístico em cada um desses lugares ser sortido, conhecer a finalidade de cada um irá ajudá-lo a refletir depois de uma visita a qualquer um deles.


Museus

Um museu tem como objetivo conservar, divulgar, difundir e expor, para fins de preservação, conjunto e coleções de valor histórico, artístico e científico. Ou seja, além do caráter de conhecimento, museus também estão preocupados com questões sociais e culturais do lugar onde está inserido. É nele que descobrimos, nos fascinamos e aprendemos.


Museu Zoroastro Artiaga 


https://images.app.goo.gl/GBtX1HxJfb8qrvicA

O Museu Estadual Professor Zoroastro Artiaga foi fundado em 1946 com acervo formado por documentos históricos, utensílios antigos, objetos relacionados aos índios do Brasil Central e peças artísticas, Com arquitetura em art déco, estilo que marcou as construções de sua época.

Em uma das alas encontram-se expostas coleção de arte sacra, arte popular e objetos relacionados a história da Revolução Industrial, intitulada “Industrializados”. Na outra ala fica a mostra uma exposição de minerais e rochas característicos de regiões do Estado, uma de artefatos indígenas, além de dioramas, um com aves nativas do cerrado, outro sobre mineração e um terceiro referente à etnologia.

A seção de folclore estampa a riqueza da cultura do povo goiano. Registra-se a presença de material representativo das várias regiões do estado. O descaroçador de algodão, a roda, o tear remontam o visitante aos antigos mutirões de fiandeiras. Roupas e máscaras lembram as tradicionais cavalhadas de Pirenópolis e Santa Cruz de Goiás. O departamento de imagem e som, com mais de mil discos em 78 rpm, completam o acervo do museu num importante resgate da história dos goianos.


Museu Pedro Ludovico Teixeira


https://images.app.goo.gl/q24qvUgPNdMYXv4m6

O Museu Pedro Ludovico Teixeira é a antiga casa de Pedro Ludovico Teixeira, responsável pela construção de Goiânia. Tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual, é um museu desde 1987 e localiza-se no Centro da cidade. No local, encontram-se diversos objetos de Ludovico, dentre sua biblioteca particular, documentos originais, vestimentas, a máscara mortuária, entre outros.

A construção consta da década de 30, com a assinatura do arquiteto e urbanista Attílio Corrêa Lima, que também foi o responsável pelo projeto da capital, a casa foi construída em estilo Art Déco.


Memorial do Cerrado



https://images.app.goo.gl/pD7Fg6od4dg1VF67A

https://images.app.goo.gl/yu9w8pDaCrPPvc6x6

https://images.app.goo.gl/sDADNhPUY6TcnREE9

https://images.app.goo.gl/eeaChKWzN4BoPNaq9

O Memorial do Cerrado, complexo científico que funciona no Campus II da PUC Goiás, é um dos projetos do Instituto do Trópico Subúmido que representa as diversas formas de ocupação do bioma e os modelos de relacionamento com a natureza e a sociedade. É um museu que retrata desde a origem do planeta Terra à chegada dos portugueses ao Brasil. O Memorial reúne espaços que representam as diversas formas de ocupação do Cerrado e os modelos de relacionamento com a natureza e a sociedade. São eles:

Museu de História Natural

Vila Cenográfica de Santa Luzia

Aldeia indígena

Quilombo

Espaço de Educação Ambiental Dalila Coelho Barbosa

Trilhas Ecológicas


Museu de Arte de Goiânia


https://images.app.goo.gl/MPvXMYCu7t5n5V6XA

https://images.app.goo.gl/agsmPVgwQEV9R78JA

Inaugurado em 20 de outubro de 1970.  O acervo do MAG é composto de mais de 700 obras de arte, nas categorias: pintura, desenho, gravura, escultura, objeto e arte popular. A maior parte deste acervo é regionalista e, de certa forma, conta a história da arte de Goiás.


Museu Antropológico

https://images.app.goo.gl/CNUS365bh6V6gijh6

O Museu Antropológico (MA) da Universidade Federal de Goiás (UFG) tem por objetivo fundamental apoiar e desenvolver a pesquisa antropológica interdisciplinar, da qual se origina o acervo nele existente e a sua organização, focalizando o estudo do modo de vida do homem na Região Centro-Oeste. Desse objetivo decorrem ações de inventário, documentação, conservação, segurança, preservação, divulgação do conhecimento científico e comunicação de seu acervo a partir de recursos expográficos e de ações educativo-culturais.


Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC)


https://images.app.goo.gl/uxaJY5AasRaoBuEm6

https://images.app.goo.gl/QJ9Waiq7uHbj8d9r6

O Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC), é um polo regional de acolhimento e difusão de cultura visual com histórico de grandes exposições de artistas referenciais, de Frei Nazareno Confaloni a Pablo Picasso. O museu foi criado em 1987. O acervo inicial, de aproximadamente 300 peças, foi acondicionado em uma sala do Centro Cultural Marietta Telles Machado na Praça Cívica. A partir de 1989, o MAC passou a funcionar no mezanino do Edifício Parthenon Center, no Centro de Goiânia. Ali, recebeu salões de arte e deu início ao mapeamento da produção artística local e nacional, além da catalogação do seu acervo. Em 2006, a sede administrativa e os espaços expositivos do museu foram reinaugurados no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), em junho de 2014, com a instalação da nova Reserva Técnica no CCON, o acervo de mais de 1.200 obras foi finalmente transferido. A partir de então, a salvaguarda e a conservação das obras ficaram sob a responsabilidade do Gabinete Gestor do Centro Cultural Oscar Niemeyer.


Praça Universitária


https://images.app.goo.gl/g41F23giBuBGrvgL6


https://images.app.goo.gl/vXP4DcTffph6qzXR9

https://images.app.goo.gl/Gby8gJMD1NkeVeLq7

https://images.app.goo.gl/oRubgg77emSFB5ra9

https://images.app.goo.gl/Lu9sR6tNfjCg1peo8

A Praça Honestino Monteiro Guimarães, mais conhecida como Praça Universitária localizada em um espaço urbano na cidade de Goiânia, Goiás, é um exemplo de arte pública. Planejada na década de 1930 pelo arquiteto Atílio Corrêa Lima e construída em 1969 pela Prefeitura Municipal de Goiânia, possui uma morfologia diversificada. Esta praça é, também, um museu de esculturas ao ar livre, com formas e conteúdos abstratos e figurativos. Segundo Pelá (2009), “[…] a praça possui um dos maiores museus de esculturas a céu aberto da América Latina, sendo a única do gênero pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus)”.


Galerias de arte


https://pixabay.com/images/id-4674319/

https://pixabay.com/images/id-1258137/

Na cidade é possível encontrar boas opções de galerias de arte, cada uma com seu estilo e propósito. É claro que, em sua maioria, lugares do tipo têm como prioridade a venda de obras, mas seu papel vai muito além disso.

As galerias servem ainda como espaços que fomentam a cultura, incentivando não apenas seu consumo, mas também a sua produção, uma vez que abrem as portas para artistas de todas as partes do país. É sempre possível encontrar obras de artistas renomados e também daqueles que estão apenas começando.

1 – Época – Galeria de Artes

2 – Potrich Galeria de Arte

3 – Plus Galeria de Arte

4 – Bela Imagem Galeria de Arte

5 – Urban Arts

6 – Haus Of Love


Centro Cultural


https://images.app.goo.gl/vtkMVPT7ykN9GpF96

https://images.app.goo.gl/nCHubRxnHz79QJM89

https://images.app.goo.gl/5g37iWkZ81KXzrHQ9

Um objetivo claro e simples: promover a cultura entre os habitantes de uma cidade. Em termos de estrutura, como no caso do Centro Cultural Oscar Niemeyer em Goiânia -GO, os espaços contam com teatro, biblioteca, galerias e café.. Centro de Cultura e Convenções de Goiânia – GO, são outros exemplos.


Espaço Independente

Na nova cena da arte contemporânea, os espaços independentes resistem sem ajuda de financiamentos, sejam eles privados ou estatais. Promovem debates, residências artísticas e projetos autorais. Se tudo tem seu preço, os espaços pagam o da autossuficiência: zero investimento ou compromisso institucional ou comercial.

Os espaços alternativos para a produção cultural são locais de trocas de experiências e processos de gestão cultural não lineares. São nesses locais que se destaca uma das formas mais relevantes de mediação cultural: aquela na qual o artista, a obra e o público se fazem presentes.


ATIVIDADE

Pesquise sobre algum museu, centro cultural, galeria ou outro espaço das artes visuais e escreva um parágrafo apresentando as características deste espaço.


Relembrando!

  • Espaços da Arte
  • Museus
  • Galerias de Arte
  • Centro Cultural
  • Espaço Independente

Então pessoal, essa foi a nossa aula de hoje, até nosso próximo encontro e bom trabalho.


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento

(EAJAAR0528) Reconhecer, investigar e explorar diferentes categorias de espaços e atuações das artes visuais (museus, galerias, instituições, feiras, praças, ruas, centros culturais, mercados, shoppings, artistas, artesãos, curadores, etc.) e outras instituições promotoras da cultura visual.

Referências: Projeto Educação para o Século XXI Série LINK da Arte 5ª e 6ª séries -Ed. Escala Educacional.