You are currently viewing Arte – Música – Percussão Corporal

Arte – Música – Percussão Corporal

Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Imagem 1: Disponível em: https://flic.kr/p/5oHwoL Luciano Dinamarco. Acesso em: 21, mai. 2024.

PERCUSSÃO CORPORAL

A percussão corporal é uma forma de expressão musical que utiliza o próprio corpo como instrumento de percussão. Esta prática envolve o uso de diferentes partes do corpo, como mãos, pés, peito, coxas e boca, para produzir sons rítmicos e melódicos. É uma arte que transcende barreiras culturais e pode ser encontrada em diversas tradições musicais ao redor do mundo, desde as danças africanas até os ritmos latinos e as performances contemporâneas de música e dança.

CARACTERÍSTICAS DA PERCUSSÃO CORPORAL

Uma das características mais marcantes da percussão corporal é a sua acessibilidade. Não requer instrumentos caros ou sofisticados, apenas o corpo humano e sua capacidade de movimento. Isso faz com que seja uma forma de música extremamente inclusiva, podendo ser praticada por pessoas de todas as idades e habilidades. Além disso, a percussão corporal promove a coordenação motora, a percepção rítmica e a expressão criativa, sendo amplamente utilizada em contextos educacionais e terapêuticos.

Imagem 2: Disponível em: https://flic.kr/p/4aPby6 isabella. Acesso em: 21, mai. 2024.

A PRÁTICA DA PERCUSSÃO CORPORAL

A prática da percussão corporal também é uma excelente ferramenta de socialização. Em grupos, os praticantes devem estar atentos uns aos outros, sincronizando movimentos e sons para criar uma performance coesa. Isso fomenta habilidades como a cooperação, a comunicação e o trabalho em equipe. Em muitas culturas, essa prática está associada a rituais e celebrações comunitárias, reforçando laços sociais e culturais.

POSSIBILIDADES

Do ponto de vista artístico, a percussão corporal oferece uma vasta gama de possibilidades. Combinada com dança, teatro e outras formas de expressão artística, pode resultar em apresentações altamente dinâmicas e cativantes. Performances de percussão corporal muitas vezes surpreendem o público pela criatividade e pela habilidade técnica dos artistas, que transformam o corpo humano em um verdadeiro instrumento musical.

Imagem 3: Disponível em: https://flic.kr/p/Esr9Jw Acesso em: 21, mai. 2024.

PERCUSSÃO CORPORAL É ARTE

A percussão corporal é uma forma de arte rica e versátil, que celebra a musicalidade inerente ao corpo humano. Ela promove a inclusão, a expressão criativa e a conexão social, além de oferecer infinitas possibilidades artísticas. É uma prova de que a música está ao alcance de todos, independentemente de recursos materiais.

QUESTÃO 1

O que é a Percussão Corporal?

QUESTÃO 2

Qual o instrumento usado na Percussão Corporal?

QUESTÃO 3

Uma das características mais marcantes da percussão corporal é a sua

( A ) dificuldade.

( B ) acessibilidade.

( C ) aceitação.

( D ) sofisticação.

QUESTÃO 4

( A ) transformam os instrumentos musicais, tornando-os imprescindíveis para a percussão corporal.

( B ) transformam o corpo humano em um instrumento musical limitado.

( C ) transformam o corpo humano em um verdadeiro instrumento musical.

( D ) transformam o corpo humano em instrumento individual e de poucas possibilidades.

Autoria:Eurim Pablo
Formação:Educação Física e Mestre em Performances Culturais
Componente Curricular:Arte/Música
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAAM0518) Reunir, manipular e ordenar musicalmente a produção sonora sistematizada em instrumentos convencionais, não convencionais, percussão corporal e prática coral
Referências:ÁVILA, Marli Batista. Métodos ativos (I) – Dalcroze / Willems. Revista da Universidade Anhembi Morumbi. São Paulo. 2007.
RUGUER, A.C.L. A percussão corporal como proposta de sensibilização musical para atores e estudantes de teatro. Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho. Programa de Pós Graduação em Música. São Paulo, 2007.
SILVA, Carlos A. Vozes, Música, Ação: Dalcroze em Cena. Conexões entre Rítmica e Encenação. Dissertação. São Paulo, 2008. Dissertação- Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do Centro de Artes Cênicas da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.