Olá! Nesse encontro faremos a confecção de instrumento óptico. Além disso reconheceremos a arte fractal no seu dia a dia como padrão ornamental. Saberemos relacionar a arte fractal com outros elementos visuais, científicos e com as formas geométricas da Matemática.
Atividade 1
Leia o texto explicativo sobre o caleidoscópio para introduzir os nossos estudos.
Histórico
O caleidoscópio foi inventado na Inglaterra, em 1817 pelo físico escocês Dawid Brewster (1781-1868). Cerca de doze ou dezesseis meses mais tarde ele despertava a admiração universal. Afirma-se que o caleidoscópio já era conhecido no século XVII. Conta-se que, na época, um rico francês adquiriu um caleidoscópio por 20.000 francos. Era feito com pérolas e gemas preciosas ao invés de pedaços de vidro colorido. Durante muito tempo o caleidoscópio foi um divertido brinquedo. Hoje é usado para fornecer padrões de desenho. Inventou-se um dispositivo para fotografar as formas do caleidoscópio, registrando assim, mecanicamente, os mais diversos padrões ornamentais.
O caleidoscópio de Brewster consistia em um tubo com pequenos fragmentos de vidro colorido e três espelhos que formavam um ângulo de 45 a 60 graus entre si. Os pedaços de vidro refletiam-se nos espelhos, cujos reflexos simétricos, provocados pela passagem da luz, criavam a imagem em cores.
Atualmente o caleidoscópio é formado por um pequeno tubo, no fundo do qual há pedaços coloridos de vidro ou de outro material e três espelhos dispostos de tal forma que, ao se movimentar o tubo, visualizam-se diferentes figuras coloridas em imagens multiplicadas que se formam em arranjos simétricos. Estes espelhos podem ser dispostos em ângulos diferentes: a 45°, cada um dos três espelhos forma oito imagens duplicadas. A 60°, forma seis imagens e a 90°, forma quatro imagens.
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Caleidosc%C3%B3pio
Atividade 2
Aqui você vai poder confeccionar o seu próprio caleidoscópio e observar imagens incríveis da Arte Fractal. Observe o vídeo com antecedência para ter uma noção do passo a passo e do resultado final do caleidoscópio. No segundo link você pode ver uma imagem com formas geométricas ligando arte e matemática. Bom trabalho!
https://pt.vecteezy.com/arte-vetorial/198824-padrao-de-caleidoscopio
Prática
Você vai precisar de:
– Três réguas do mesmo tamanho ou espelhos do mesmo formato das réguas
– Fita crepe
– Cartolina, folha de chamex ou outra que dê para cobrir o caleidoscópio
– Cola
– Qualquer material de desenho ou pintura
– Um pedaço de plástico transparente
– Formas coloridas como: botões, missangas ou pedacinhos de papel.
1º Com três réguas do mesmo tamanho criar túnel em forma de um triângulo;
2º Prenda as réguas firmemente com fita crepe;
3º Com papel (pode ser chamex ou pedaço de cartolina) de sua preferência cole cobrindo toda a superfície de maneira que uma ponta fique aberta e a outra fique fechada prendendo um plástico transparente;
4º decore o papel com tinta, canetinha ou lápis de cor;
5º Dentro do caleidoscópio coloque algumas formas variadas como: botões coloridos, missangas ou pedacinhos de papéis coloridos;
6º Feche um olho e com o outro aberto olhe as imagens que se formam dentro do caleidoscópio, é só girar devagar e se divertir com as formas.
Atividade 3
Responda:
As imagens formadas são abstratas ou figurativas? Elas se repetem?
Que sensação você teve ao observar as imagens? Explique.
Você já observou imagens parecidas no seu dia a dia em estampas de tecidos, papéis de presente ou outros? Quais?
Crie um desenho ou colagens representando uma imagem parecida com a que você observou.
Saiba Mais | Referências:
Se você gostou divirta-se com mais esse link sobre Arte fractal e a Matemática.
https://medium.com/chocoladesign/arte-com-a-matem%C3%A1tica-fractais-589a98dccda3
Componente(s) Curricular(res) | Arte e Matemática (Geometria) |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAAR0621) Argumentar e refletir sobre a sua criação e as dos colegas, identificando a pluralidade de sentidos nos contextos do processo criativo. (EAJAAR0622) Investigar e criar formas plásticas e visuais em suportes e espaços diversos (bidimensional e tridimensional), explorando repertórios e poéticas pessoais. (EAJAMA0621) Reconhecer e construir figuras obtidas por simetrias de translação, rotação e reflexão. |
Professor | Regina Célia de Souza Lopes |
Instituição Educacional | Escola Municipal Joel Marcelino de Oliveira |
CRE | Bretas |
EAJA –Corpo, Expressão e Movimento – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries