Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Imagem 1: Disponível em: https://flic.kr/p/Ax2duT Coletivo Difusão. Acesso em 21, out. 2024.
O VÍDEO COMO REGISTRO DE DANÇA
A prática de gravar espetáculos de dança em vídeo começou como uma forma de documentação, permitindo que coreografias e performances fossem preservadas para fins históricos, educacionais ou artísticos. Nesse contexto, o vídeo atua como uma ferramenta de registro, mantendo o foco na captura fiel do movimento, espaço e temporalidade da dança ao vivo. A câmera, nesse caso, busca ser neutra, sem interferir ou modificar a performance, mantendo a ilusão de que o espectador está diante de uma apresentação ao vivo.
Imagem 2: Disponível em: https://flic.kr/p/2p7V2i4 Acesso em 21, out. 2024.
Esse tipo de registro serve como um arquivo essencial para dançarinos, coreógrafos e estudiosos, que podem revisitar a obra, analisar detalhes da coreografia e estudar a evolução da técnica e estilo de uma determinada companhia ou coreógrafo. No entanto, há limitações, pois o vídeo enquanto registro, muitas vezes, não consegue captar integralmente a experiência sensorial e imersiva de assistir a uma performance ao vivo, com toda a sua complexidade espacial e emocional.
A VIDEODANÇA
Diferentemente do vídeo como simples registro, a videodança surge como uma forma híbrida de expressão artística, na qual a coreografia é pensada especificamente para a tela. Aqui, dança e vídeo se entrelaçam de maneira mais profunda, com a câmera se tornando parte integrante da coreografia. Não se trata mais de registrar uma performance que acontece em um palco, mas de criar uma obra audiovisual onde o movimento dos corpos, o enquadramento, a edição e os efeitos visuais e sonoros são concebidos de forma integrada.
Imagem 3: Disponível em: https://flic.kr/p/mTkQCn Rita tatiana. Acesso em 21, out. 2024.
A videodança abre possibilidades criativas que transcendem as limitações do palco tradicional. A câmera pode explorar ângulos impossíveis para o espectador ao vivo, aproximar-se do corpo dos dançarinos, criar cortes que alteram a percepção do tempo e do espaço, e manipular a narrativa por meio de edições não lineares. Nessa modalidade, o tempo do vídeo não precisa ser o tempo da performance física, e o espaço pode ser fragmentado ou expandido, resultando em uma experiência estética única.
QUESTÃO 1
Como é o registro de dança em vídeo?
QUESTÃO 2
Como é uma videodança?
QUESTÃO 3
Uma ferramenta de registro que mantém o foco na captura fiel do movimento, espaço e temporalidade da dança ao vivo é
( A ) a videodança.
( B ) o registro de dança.
( C ) o espetáculo ao vivo.
( D ) o teatro.
QUESTÃO 4
Uma forma híbrida de expressão artística, na qual a coreografia é pensada especificamente para a tela é
( A ) a videodança.
( B ) o registro de dança.
( C ) o espetáculo ao vivo.
( D ) o teatro.
Autoria: | Eurim Pablo |
Formação: | Educação Física e Mestre em Performances Culturais |
Componente Curricular: | Arte/Dança |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAAD0412) Explorar o uso de diferentes tecnologias e recursos digitais como forma de registro audiovisual e sensorial de obras de Arte em dança, ampliar a compreensão e relacionar aspectos da percepção estética do sujeito |
Referências: | CALDAS, Paulo, BRUM, Leonel (orgs.). Videodança. Rio de Janeiro: Oi Futuro, 2007. (Dança em foco, vol. 2). MACHADO, Arlindo. A arte do vídeo. São Paulo: Brasiliense, 1995. MIRANDA, Regina. Dança e tecnologia. In: PEREIRA, Roberto; SOTER, Silvia. Lições de dança 2. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2000. VIDEODANÇA. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo14324/videodanca. Acesso em: 21 de outubro de 2024. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7 Outras Fontes: http://wikidanca.net/wiki/index.php/Videodan%C3%A7a Acesso em 21, out. 2024. http://videodancapesquisa.blogspot.com.br/ Acesso em 21, out. 2024. https://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo14324/videodanca Acesso em 21, out. 2024. |