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Arte/Dança – Pesquisa em Dança

Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Imagem 1: Disponível em:  https://flic.kr/p/smj3xM Acesso em 20, jun. 2023.

AÇÃO REFLEXIVA 1

Você já dançou uma coreografia?

Como foi o processo de criação dessa coreografia?

Qual foi sua participação nessa criação?

Pesquisas em Danças

Os processos de pesquisa em dança são fundamentais para o desenvolvimento artístico e acadêmico nessa forma de expressão corporal. Através da pesquisa, os dançantes exploram novos conceitos, técnicas, estilos e abordagens, enriquecendo sua prática e ampliando suas possibilidades de criação. Nesta aula, discutiremos os principais aspectos envolvidos nos processos de pesquisa em danças.

Primeiro passo: Escolha do tema.

Um dos primeiros passos na pesquisa em dança é a definição de um tema ou questão que servirá como ponto de partida para a investigação. Essa escolha pode ser influenciada por interesses pessoais, contextos históricos, sociais ou culturais, ou mesmo por desafios técnicos que o dançante deseje explorar. Por exemplo, o tema poderia ser a interseção entre dança contemporânea e tecnologia, ou a busca por uma linguagem corporal que incorpore elementos de danças tradicionais de diferentes culturas.

Imagem 2: Disponível em: https://flic.kr/p/siaw27  Acesso em 20, jun. 2023.

Imagem 3: Disponível em::https://flic.kr/p/UfDYqb  Acesso em 20, jun. 2023.

Segundo passo: Coleta de informações.

Uma vez estabelecido o tema, o próximo passo é a coleta de informações relevantes. Isso pode envolver a leitura de livros, artigos e ensaios acadêmicos sobre dança, bem como a visualização de performances, documentários e vídeos online. A pesquisa também pode incluir entrevistas com especialistas na área, participação em workshops ou oficinas, e visitas a museus ou exposições relacionadas à dança. O objetivo é adquirir conhecimento e compreensão aprofundados sobre o assunto escolhido.

Imagem 4: Disponível em: https://unsplash.com/pt-br/fotografias/omeaHbEFlN4  Acesso em 20, jun. 2023.

Imagem 5: Disponível em: https://flic.kr/p/JNVUxL Acesso em 20, jun. 2023.

Terceiro passo: Prática da dança.

Além da pesquisa teórica, a prática da dança é essencial. Os dançantes experimentam diferentes técnicas, estilos e abordagens de movimento, explorando como esses elementos se relacionam com o tema da pesquisa. Eles podem buscar aulas com professores de diferentes modalidades e estilos de dança, realizar sessões de improvisação ou colaborar com outros dançantes e professores/coreógrafos. Essa experimentação prática permite aos dançantes testar suas ideias, descobrir novas possibilidades de movimento e refinar sua expressão corporal.

Imagem 6: Disponível em: https://flic.kr/p/smgsgF Acesso em 20, jun. 2023.

Imagem 7: Disponível em: https://flic.kr/p/ofGWJq Acesso em 20, jun. 2023.

Quarto passo: Documentação dos resultados.

À medida que a pesquisa avança, é importante documentar os resultados e reflexões. Isso pode ser feito por meio de diários de pesquisa, registros em vídeo, fotografias ou anotações escritas. A documentação auxilia o dançante a acompanhar seu progresso, revisar suas descobertas e comunicar suas ideias de forma clara e coerente. Além disso, a documentação permite que outros dançantes, estudantes ou pesquisadores tenham acesso ao processo de pesquisa e possam se inspirar ou aprender com ele.

Imagem 8: Disponível em: https://unsplash.com/pt-br/fotografias/O8yDJ3KX_4o  Acesso em 20, jun. 2023.

Imagem 9: Disponível em: https://flic.kr/p/nm3spe Acesso em 20, jun. 2023.

Quinto passo: Apresentação dos resultados.

Uma etapa final nos processos de pesquisa em dança é a criação de uma célula ou mesmo de uma obra coreográfica e até culminar em uma apresentação dos resultados da pesquisa de alguma forma. Isso pode ocorrer por meio de uma performance ao vivo, uma instalação interativa, uma exposição de fotografias ou vídeos, entre outros formatos. A apresentação dos resultados não apenas compartilha o trabalho desenvolvido, mas também oferece uma oportunidade para o diálogo e a troca de ideias com o público, enriquecendo ainda mais o processo de pesquisa.

Imagem 10: Disponível em: https://unsplash.com/pt-br/fotografias/Nwc-Z3_aEvw  Acesso em 20, jun. 2023.

Imagem 11: Disponível em: https://unsplash.com/pt-br/fotografias/PaoG427w_As Acesso em 20, jun. 2023.

Imagem 12: Disponível em: https://flic.kr/p/2dY64kg Acesso em 20, jun. 2023.

Contribuições da pesquisa em dança.

Portanto, os processos de pesquisa em dança são cruciais para impulsionar o desenvolvimento artístico e intelectual dos dançantes, enriquecendo a sua prática e aprofundando a compreensão sobre essa forma de arte. Ao investir tempo e energia na pesquisa, os dançantes se tornam agentes ativos na expansão do conhecimento em dança, contribuindo para o enriquecimento do campo e para a criação de obras de dança significativas.

AÇÃO REFLEXIVA 2

Que tal propor a criação de uma célula coreográfica ou até mesmo de uma coreografia. 

É só seguir os cinco passos apresentados na aula e se divertir criando. Vamos lá?

1º Passo: Escolha do tema

2º Passo: Coleta de informações

3º Passo: Prática da dança

4º Passo: Documentação dos resultados

5º Passo: Apresentação dos resultados

QUESTÃO 1

De acordo com o texto, quais os cinco passos para a pesquisa em dança?

QUESTÃO 2

O que a pesquisa em dança pode influenciar nos dançantes?

QUESTÃO 3

Na pesquisa em dança a definição de um tema ou questão servirá como ponto de partida para a investigação. Essa escolha pode ser influenciada por interesses pessoais, contextos históricos, sociais ou culturais, ou mesmo por desafios técnicos que o dançante deseje explorar. Estamos falando do

( A ) 1º Passo: Escolha do tema.

( B ) 2º Passo: Coleta de informações.

( C ) 3º Passo: Prática da dança.

( D ) 4º Passo: Documentação dos resultados.

QUESTÃO 4

À medida que a pesquisa avança, é importante documentar os resultados e reflexões. Isso pode ser feito por meio de diários de pesquisa, registros em vídeo, fotografias ou anotações escritas. A documentação auxilia o dançante a acompanhar seu progresso, revisar suas descobertas e comunicar suas ideias de forma clara e coerente. Estamos nos referindo ao

( A ) 1º Passo: Escolha do tema.

( B ) 2º Passo: Coleta de informações.

( C ) 3º Passo: Prática da dança.

( D ) 4º Passo: Documentação dos resultados.


Autoria:Eurim Pablo
Formação:Educação Física e Mestre em Performances Culturais
Componente Curricular:Arte/Dança
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAAD0410) Investigar, experimentar e propor diferentes situações de pesquisa, improvisação e criação de movimentos, utilizando-as como fonte para a construção de vocabulários corporais dançados
Referências:MARQUES, Isabel A. Ensino de dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Cortez, 1999.
______. Dançando na escola. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
NANNI, Dionísia. A dança como veículo de expressão e comunicação: uma visão holística. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 3, n. 1, p. 41-45, jan. 1989.
STRAZZACAPPA, Márcia. A Educação e a Fábrica de Corpos: A Dança Na Escola. Cadernos Cedes, ano XXI, no 53, pp. 69-83 abril/2001.