Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Imagem 1: Disponível em: https://flic.kr/p/2bebjmc Jeso Carneiro. Acesso em: 15, abr. 2024.
CARIMBÓ
O carimbó é uma dança de roda típica do nordeste do estado do Pará. Realizada em pares, a dança é marcada por movimentos giratórios e pelas coloridas saias rodadas das mulheres. Originária de tradições indígenas, o termo “carimbó” deriva do tupi “korimbó”, que significa “pau que produz som”, em referência ao curimbó, o principal instrumento musical usado na manifestação folclórica. Este instrumento é um tipo de tambor feito com um tronco escavado, tocado com as mãos.
Além de sua importância cultural e histórica, o carimbó desempenha um papel significativo na vida social e comunitária das regiões onde é praticado, mantendo viva uma tradição profundamente enraizada nas culturas indígenas da região.
ORIGEM
Originário de tradições indígenas, o carimbó é mais do que uma simples dança; é um reflexo da conexão do povo paraense com suas raízes ancestrais. Os movimentos giratórios e a energia contagiante da dança evocam os rituais e celebrações dos povos originários da Amazônia, enquanto o som pulsante do curimbó ecoa os batimentos do coração da floresta. Assim, o carimbó não apenas preserva a herança cultural dos povos indígenas, mas também a celebra e a mantém vibrante e relevante nas comunidades contemporâneas.
O carimbó do Pará foi trazido ao Brasil pelos povos africanos escravizados e, ao longo do tempo, incorporou influências indígenas e europeias, especialmente ibéricas. A prática da dança era comum entre agricultores e pescadores, que, ao final de um dia de trabalho, celebravam ao ritmo do tambor.
PATRIMÔNIO CULTURAL
O carimbó foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural em 2014. No ano seguinte, em 2015, a dança recebeu oficialmente a titulação de Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O Carimbó é uma dança tradicional do nordeste do estado do Pará
Imagem 2: Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Grupo_Conquista_de_Carimb%C3%B3.jpg Acesso em: 15, abr. 2024.
A DANÇA
A dança do carimbó é realizada em pares, sendo que o homem convida a mulher para dançar batendo palmas na frente dela. As vestimentas são marcantes, com saias coloridas e rodadas para as mulheres, e trajes simples para os homens, geralmente composto por camisa branca com detalhes coloridos e calças curtas dobradas. Os participantes dançam descalços e os adornos, como flores nos cabelos e acessórios no pescoço e pulsos, fazem parte do visual.
OS INSTRUMENTOS
Além dos movimentos característicos, como imitações de animais, como o passo dança do peru, o carimbó é acompanhado por uma variedade de instrumentos musicais, como o pandeiro, reco-reco, maracá, afoxé, banjo, flauta e ganzá.
Mulheres balançando suas saias no centro de uma roda de Carimbó.
Imagem 3: Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cisne_Branco_2014.jpg Acesso em: 15, abr. 2024.
QUESTÃO 1
Qual a relação da Dança Carimbó com a Cultura Indígena?
QUESTÃO 2
Descreva as características principais da Dança Carimbó:
QUESTÃO 3
Uma dança popular do Brasil com tradição indígena é o
( A ) Mambo.
( B ) Carimbó.
( C ) Cacuriá.
( D ) Samba.
QUESTÃO 4
O carimbó não apenas celebra e mantém vibrante e relevante as comunidades contemporâneas do Pará e região, mas também
( A ) é responsável pelas festividades juninas da região.
( B ) é parte do carnaval brasileiro.
( C ) preserva a herança cultural dos povos indígenas.
( D ) é parte integrante das festividades natalinas.
Autoria: | Eurim Pablo |
Formação: | Educação Física e Mestre em Performances Culturais |
Componente Curricular: | Arte/Dança |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAAD0514) Contextualizar como a produção em dança em suas diferentes matrizes culturais (europeia, indígena, africana, dentre outras) influenciaram esteticamente o surgimento de formas e estéticas de dança na cultura brasileira |
Referências: | ALVARENGA, Oneida (org.). ANDRADE, Mário de. Danças Dramáticas do Brasil. 2ª Ed. Belo Horizonte: Editora Itatiaia: Brasília: INL, Fundação Nacional Pró-Memória. 1982. CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. Rio de Janeiro: 1954. da Costa, L. C. R., Paes, C. R. S., Assumpção, D. J. F., & Corradi, A. (2021). A DANÇA DO CARIMBÓ COMO ARTE EXPERIMENTADA NA CULTURA AMAZÔNICA. O Mosaico, 13(1). https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/mosaico/article/view/3765/pdf_157 |