Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Imagem 1: Disponível em: https://flic.kr/p/216uX Joebell. Acesso em: 07, mai. 2024.
JAM SESSION
A Jam Session em dança, especificamente na modalidade de Contato Improvisação, é uma experiência singular que combina a liberdade e a criatividade da dança improvisada em um ambiente acolhedor e seguro. Inspirada pela tradição do jazz, de onde vem a sigla JAM, que significa Jazz After Midnight, essa prática encoraja os participantes a mergulhar na dança como os músicos de jazz mergulham em sua música.
JAM DE CONTATO IMPROVISAÇÃO
Em uma Jam de Contato Improvisação, não há estruturas rígidas ou lideranças designadas. É um espaço aberto para que dançarinos de todas as idades e níveis de experiência, sejam amigos ou desconhecidos, veteranos ou novatos, explorem a dança de forma coletiva. Essas sessões podem ocorrer em diversos locais, como estúdios, áreas ao ar livre ou escolas, proporcionando um terreno fértil para a prática e o desenvolvimento da jam.
Imagem 2: Disponível em: https://flic.kr/p/jQZUBv FotoJonic. Acesso em: 07, mai. 2024.
CONTATO NÃO VERBAL
O Contato Improvisação se foca na improvisação física, com um grande interesse em explorar as relações interpessoais através do movimento. A dança emerge do contato não verbal entre os dançarinos, que se comunicam através de jogos de equilíbrio, apoio mútuo, fluxo contínuo de movimento e colaboração. Essa prática valoriza a cumplicidade, a confiança e a intuição, buscando uma liberdade que desafia convenções sociais e preconceitos.
TRANSFORMAR E DESAFIAR
Este formato de dança não é apenas uma técnica, mas uma filosofia de vida que permite aos participantes transformar a maneira como usam seus corpos e como interagem uns com os outros. Através das Jams de Contato Improvisação, os dançarinos criam um diálogo dinâmico que pode tanto desafiar paradigmas socioculturais quanto possibilitar a reinvenção de mundos a cada encontro.
Imagem 3: Disponível em: https://flic.kr/p/5jgq6M David Olivari. Acesso em: 07, mai. 2024.
A PRÁTICA
Ao praticar as Jams de Contato Improvisação, os participantes entram em um estado de descoberta contínua, onde a comunicação corporal se funde com as leis da física, criando uma verdade compartilhada que é tanto física quanto emocional. É um convite para deixar de lado o controle e se abrir para novas possibilidades e sensações, permitindo que o movimento flua de maneira orgânica e inspiradora.
EXPRESSÃO E CONEXÃO
Em resumo, uma Jam de Contato Improvisação é mais do que uma sessão de dança; é um espaço de experimentação e encontro que enriquece e revigora todos os que participam, fornecendo um meio poderoso de expressão e conexão.
QUESTÃO 1
Como é uma Jam Session em Dança?
QUESTÃO 2
Escreva sobre a técnica de contato e improvisação.
QUESTÃO 3
Na Jam Session os dançarinos se comunicam através de jogos de equilíbrio, apoio mútuo, fluxo contínuo de movimento e colaboração, trata-se de uma dança
( A ) verbal.
( B ) não verbal.
( C ) com ênfase somente na técnica.
( D ) clássica.
QUESTÃO 4
Através das Jams de Contato Improvisação, os dançarinos criam um diálogo dinâmico que pode
( A ) somente desafiar paradigmas socioculturais.
( B ) tanto desafiar paradigmas socioculturais quanto possibilitar a reinvenção de mundos a cada encontro.
( C ) somente possibilitar a reinvenção de mundos a cada encontro.
( D ) tanto desafiar as técnicas quanto possibilitar a reinvenção da dança clássica.
Autoria: | Eurim Pablo |
Formação: | Educação Física e Mestre em Performances Culturais |
Componente Curricular: | Arte/Dança |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAAD0610) Investigar e utilizar distintas técnicas de improvisação tendo como referência diversas manifestações das danças tradicionais, cênicas, contemporâneos e urbanas em diferentes contextos e práticas estéticas |
Referências: | BIZERRIL, J. Dança e dialogia: etnografando o contato e improvisação. Cadernos de dança: revista de estudos antropológicos da dança e do corpo, 2003. FORTIN, Sylvie. Educação somática: Novo ingrediente da formação prática em dança. Tradução Márcia Strazacappa. Nouvelles de Dance, 28, p. 15-30, 1996. GIL, José. Movimento Total: O corpo e a dança. São Paulo, Iluminuras, 2004. LE BRETON, D. O corpo acessório In: Adeus ao corpo: antropologia e sociedade, 2003. OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos criativos. Petrópolis: Vozes, 1987. SOARES, Andresa. Improvisação e dança: conteúdos para a dança na Educação Física. Universidade Federal de Santa Catarina: Florianópolis, 1998. |