You are currently viewing Arte/Dança – Jam Session em Dança

Arte/Dança – Jam Session em Dança

Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Imagem 1: Disponível em: https://flic.kr/p/216uX Joebell. Acesso em: 07, mai. 2024.

JAM SESSION

A Jam Session em dança, especificamente na modalidade de Contato Improvisação, é uma experiência singular que combina a liberdade e a criatividade da dança improvisada em um ambiente acolhedor e seguro. Inspirada pela tradição do jazz, de onde vem a sigla JAM, que significa Jazz After Midnight, essa prática encoraja os participantes a mergulhar na dança como os músicos de jazz mergulham em sua música.

JAM DE CONTATO IMPROVISAÇÃO

Em uma Jam de Contato Improvisação, não há estruturas rígidas ou lideranças designadas. É um espaço aberto para que dançarinos de todas as idades e níveis de experiência, sejam amigos ou desconhecidos, veteranos ou novatos, explorem a dança de forma coletiva. Essas sessões podem ocorrer em diversos locais, como estúdios, áreas ao ar livre ou escolas, proporcionando um terreno fértil para a prática e o desenvolvimento  da jam.

Imagem 2: Disponível em: https://flic.kr/p/jQZUBv FotoJonic. Acesso em: 07, mai. 2024.

CONTATO NÃO VERBAL

O Contato Improvisação se foca na improvisação física, com um grande interesse em explorar as relações interpessoais através do movimento. A dança emerge do contato não verbal entre os dançarinos, que se comunicam através de jogos de equilíbrio, apoio mútuo, fluxo contínuo de movimento e colaboração. Essa prática valoriza a cumplicidade, a confiança e a intuição, buscando uma liberdade que desafia convenções sociais e preconceitos.

TRANSFORMAR E DESAFIAR

Este formato de dança não é apenas uma técnica, mas uma filosofia de vida que permite aos participantes transformar a maneira como usam seus corpos e como interagem uns com os outros. Através das Jams de Contato Improvisação, os dançarinos criam um diálogo dinâmico que pode tanto desafiar paradigmas socioculturais quanto possibilitar a reinvenção de mundos a cada encontro.

Imagem 3: Disponível em: https://flic.kr/p/5jgq6M David Olivari. Acesso em: 07, mai. 2024.

A PRÁTICA

Ao praticar as Jams de Contato Improvisação, os participantes entram em um estado de descoberta contínua, onde a comunicação corporal se funde com as leis da física, criando uma verdade compartilhada que é tanto física quanto emocional. É um convite para deixar de lado o controle e se abrir para novas possibilidades e sensações, permitindo que o movimento flua de maneira orgânica e inspiradora.

EXPRESSÃO E CONEXÃO

Em resumo, uma Jam de Contato Improvisação é mais do que uma sessão de dança; é um espaço de experimentação e encontro que enriquece e revigora todos os que participam, fornecendo um meio poderoso de expressão e conexão.

QUESTÃO 1

Como é uma Jam Session em Dança?

QUESTÃO 2

Escreva sobre a técnica de contato e improvisação.

QUESTÃO 3

Na Jam Session os dançarinos se comunicam através de jogos de equilíbrio, apoio mútuo, fluxo contínuo de movimento e colaboração, trata-se de uma dança

( A ) verbal.

( B ) não verbal.

( C ) com ênfase somente na técnica.

( D ) clássica.

QUESTÃO 4

( A ) somente desafiar paradigmas socioculturais.

( B ) tanto desafiar paradigmas socioculturais quanto possibilitar a reinvenção de mundos a cada encontro.

( C ) somente possibilitar a reinvenção de mundos a cada encontro.

( D ) tanto desafiar as técnicas quanto possibilitar a reinvenção da dança clássica.

Autoria:Eurim Pablo
Formação:Educação Física e Mestre em Performances Culturais
Componente Curricular:Arte/Dança
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAAD0610) Investigar e utilizar distintas técnicas de improvisação tendo como referência diversas manifestações das danças tradicionais, cênicas, contemporâneos e urbanas em diferentes contextos e práticas estéticas
Referências:BIZERRIL, J. Dança e dialogia: etnografando o contato e improvisação. Cadernos de dança: revista de estudos antropológicos da dança e do corpo, 2003.
FORTIN, Sylvie. Educação somática: Novo ingrediente da formação prática em dança.  Tradução Márcia Strazacappa. Nouvelles de Dance, 28, p. 15-30, 1996.
GIL, José. Movimento Total: O corpo e a dança. São Paulo, Iluminuras, 2004.
LE BRETON, D. O corpo acessório In: Adeus ao corpo: antropologia e sociedade, 2003.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos criativos. Petrópolis: Vozes, 1987.
SOARES, Andresa. Improvisação e dança: conteúdos para a dança na Educação Física. Universidade Federal de Santa Catarina: Florianópolis, 1998.