Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Imagem 4: Disponível em: Foto de formulário PxHere Acesso em 29, jun. 2023.
AÇÃO REFLEXIVA
Você já foi vítima de algum preconceito por dançar?
Você já percebeu alguma ação ou fala preconceituosa vinda de alguém, sobre uma pessoa que estava dançando?
Quem deve dançar, a mulher ou o homem e por quê?
Qual é o corpo perfeito para dançar e por quê?
A dança é uma forma de expressão artística que existe há séculos em diversas culturas ao redor do mundo. No entanto, como em muitas outras áreas da vida, a dança não está isenta de estereótipos e preconceitos que afetam aqueles que a praticam e a apreciam.
Vamos refletir sobre algumas imagens de danças respondendo às seguintes questões:
Que dança é essa?
Esse ou esses corpos são adequados para a dança?
A qual cultura pertence essa dança?
O que eu sei sobre essas imagens de danças?
IMAGEM 1
Imagem 1: Disponível em: https://flic.kr/p/AeRykQ Acesso em 29, jun. 2023.
IMAGEM 2
Imagem 2: Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/%C3%A1frica-do-sul-dan%C3%A7a-folclore-dan%C3%A7ar-1164007/ Acesso em 29, jun. 2023.
IMAGEM 3
Imagem 3: Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/bal%c3%a9-dan%c3%a7arino-macho-homem-835757/ Acesso em 29, jun. 2023.
IMAGEM 4
Imagem 4: Disponível em: Foto de formulário PxHere Acesso em 29, jun. 2023.
IMAGEM 5
Imagem 5: Disponível em: https://flic.kr/p/NXJrj2 Acesso em 29, jun. 2023.
Um dos estereótipos mais comuns associados à dança é o de que ela é uma atividade feminina, e que os homens que a praticam são menos masculinos ou até mesmo sendo taxados de homossexuais pelo simples fato de dançarem. Essa crença, além de ser totalmente infundada, pode levar a uma grande pressão social sobre os homens que desejam aprender a dançar, afastando-os da prática.
Outro estereótipo comum na dança é o de que as “bailarinas” devem ser magras e ter um corpo “perfeito” para serem bem-sucedidas. Esse tipo de pensamento pode levar a uma grande pressão sobre as dançarinas, levando-as a desenvolverem transtornos alimentares e a terem uma autoestima baixa.
Além disso, há preconceitos relacionados ao estilo de dança escolhido. Por exemplo, a dança do ventre é frequentemente associada a mulheres de forma pejorativa com enfoque na sexualidade, enquanto o hip hop é muitas vezes estereotipado como uma forma de dança “de rua” e, portanto, associado a uma cultura marginalizada.
Esses estereótipos e preconceitos na dança podem afetar a maneira como as pessoas se envolvem na prática, levando algumas a se sentirem excluídas ou desencorajadas a seguir em frente. É importante que a dança seja vista como uma forma de expressão livre, que não deve ser limitada por preconceitos ou estereótipos.
Para combater esses preconceitos, é importante que a sociedade se torne mais consciente da diversidade na dança e na arte em geral. As escolas de dança devem ser lugares inclusivos e acolhedores para todos, independentemente do gênero, forma física ou estilo de dança escolhido. É preciso promover a ideia de que a dança é uma forma de expressão para todos, independentemente de quem sejam ou de onde venham.
QUESTÃO 1
De acordo com o texto e com o que você pensa sobre a dança, responda: Quem pode dançar e por quê?
QUESTÃO 2
Aponte algumas causas que os preconceitos e estereótipos presentes nas danças, podem causar às pessoas que pretendem dançar.
QUESTÃO 3
Um dos estereótipos mais comuns associados à dança é o de que
a) a dança é uma atividade masculina.
b) a dança é uma atividade exclusivamente feminina.
c) a dança é uma atividade reservada para homossexuais.
d) a dança não tem estereótipos associados a ela.
QUESTÃO 4
Alguns estereótipos na dança podem afetar as pessoas podendo
a) levá-las a desenvolverem transtornos alimentares.
b) levá-las a persistirem em praticar a dança.
c) levá-las a terem alta autoestima.
d) levá-las a dançar livremente.
Autoria: | Eurim Pablo |
Formação: | Educação Física e Mestre em Performances Culturais |
Componente Curricular: | Arte/Dança |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAAD0515) Estimular o olhar crítico-reflexivo acerca de elementos sócio- históricoculturais presentes nas Artes que suscitam debates e reflexões acerca dos padrões de corpo, estereótipos, diversidade (cultural, religiosa, dentre outras), acessibilidade e direitos humanos |
Referências: | MARQUES, Isabel A. Ensino de dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Cortez, 1999. ______. Dançando na escola. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012. NANNI, Dionísia. A dança como veículo de expressão e comunicação: uma visão holística. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 3, n. 1, p. 41-45, jan. 1989. STRAZZACAPPA, Márcia. A Educação e a Fábrica de Corpos: A Dança Na Escola. Cadernos Cedes, ano XXI, no 53, pp. 69-83 abril/2001. |