You are currently viewing Arte/Dança – Espaço e Tempo em Dança

Arte/Dança – Espaço e Tempo em Dança

Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Imagem 1: Disponível em:https://www.canva.com/design/ Acesso em 14, abr. 2023.

ESPAÇO E TEMPO EM DANÇA

No seu entendimento: como podemos pensar o espaço e o tempo em dança?

Você já criou alguma dança?

A Dança

A dança é uma forma de expressão artística que envolve o movimento do corpo no espaço e no tempo. A relação entre dança, espaço e tempo é fundamental para a criação de uma performance de dança significativa.

Vamos explorar como esses elementos estão interconectados?

Espaço na Dança

O espaço é um componente essencial na dança. Os bailarinos ocupam o espaço em que se apresentam, e esse espaço pode ser tanto o palco de um teatro quanto um local ao ar livre. O espaço é utilizado pelos bailarinos para se moverem, se posicionarem e se relacionarem uns com os outros. O espaço pode ser considerado em três dimensões: altura, largura e profundidade. A forma como os bailarinos utilizam o espaço pode criar uma variedade de efeitos visuais e emocionais na dança.

Imagem para pensar o Espaço na Dança

Imagem 2: Disponível em: https://pixabay.com/images/id-4700009/  Acesso em 05, abr. 2023.

Tempo na Dança

O tempo na dança refere-se à organização dos movimentos no decorrer do tempo. Ele pode ser rápido ou lento, regular ou irregular, e é uma consideração importante na coreografia de uma performance de dança. O tempo também pode ser utilizado para criar ritmo, padrões e estruturas na dança. 

Imagem para pensar o Tempo na Dança

Imagem 3: Disponível em: https://pixabay.com/images/id-1450054/  Acesso em 05, abr. 2023.

Interconexões entre Espaço e Tempo na Dança

O espaço e o tempo estão intrinsecamente ligados na dança. Os dançantes utilizam o espaço para criar movimentos que ocorrem em diferentes direções, distâncias e níveis, e o tempo é usado para organizar esses movimentos em sequências e padrões significativos.

Além disso, o espaço e o tempo na dança também podem ser explorados de maneiras mais abstratas e conceituais. Por exemplo, os dançantes podem explorar a noção de espaço tridimensional versus espaço bidimensional, ou brincar com a percepção do tempo, criando ilusões temporais.

Que tal criar alguns movimentos pensando no espaço e tempo?

Coloque uma música de sua preferência;

Dance sem pensar muito nas técnicas de dança, sem se preocupar com a beleza ou a limpeza dos movimentos observe apenas o uso do espaço e do tempo.

QUESTÃO 1

Como pode ser pensado o Espaço em dança?

QUESTÃO 2

Como pode ser pensado o Tempo em dança?

QUESTÃO 3

Sobre a dança, podemos afirmar que

( A ) a dança é uma forma de expressão artística que envolve somente o movimento do corpo no espaço.

( B ) a dança é uma forma de expressão artística que envolve somente o movimento do corpo no tempo.

( C ) a dança é uma forma de expressão artística que envolve o movimento do corpo no espaço e no tempo.

( D ) a dança é uma forma de expressão artística que não envolve o movimento do corpo no espaço e no tempo.

QUESTÃO 4

Sobre as Interconexões entre Espaço e Tempo na Dança, podemos afirmar que

( A ) os dançantes utilizam o espaço para criar movimentos que ocorrem em diferentes direções, distâncias e níveis.

( B ) o tempo não pode ser usado para organizar os movimentos dos dançantes em sequências e padrões significativos.

( C )  espaço e o tempo na dança não podem ser explorados de maneiras mais abstratas e conceituais.

( D ) espaço e o tempo na dança somente podem ser explorados de maneiras mais técnica.


Autoria:Eurim Pablo
Formação:Educação Física e Mestre em Performances Culturais
Componente Curricular:Arte/Dança
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAAD0408) Ampliar as percepções e sensações bem como diferentes formas de orientação no espaço e tempo de movimento sobre o próprio corpo e o corpo do outro, explorar essa relação e identificar possibilidades de criação a partir dela.
Referências:LABAN, Rudolf. Dança educativa moderna. Tradução de Maria da Conceição Parayba Campos. São Paulo: Ícone, 1990.
MARQUES, Isabel A. Ensino de dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Cortez, 1999.
______. Dançando na escola. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012.