Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Imagem 1: Disponível em:https://www.canva.com/design/ Acesso em 14, abr. 2023.
ESPAÇO E TEMPO EM DANÇA
No seu entendimento: como podemos pensar o espaço e o tempo em dança?
Você já criou alguma dança?
A Dança
A dança é uma forma de expressão artística que envolve o movimento do corpo no espaço e no tempo. A relação entre dança, espaço e tempo é fundamental para a criação de uma performance de dança significativa.
Vamos explorar como esses elementos estão interconectados?
Espaço na Dança
O espaço é um componente essencial na dança. Os bailarinos ocupam o espaço em que se apresentam, e esse espaço pode ser tanto o palco de um teatro quanto um local ao ar livre. O espaço é utilizado pelos bailarinos para se moverem, se posicionarem e se relacionarem uns com os outros. O espaço pode ser considerado em três dimensões: altura, largura e profundidade. A forma como os bailarinos utilizam o espaço pode criar uma variedade de efeitos visuais e emocionais na dança.
Imagem para pensar o Espaço na Dança
Imagem 2: Disponível em: https://pixabay.com/images/id-4700009/ Acesso em 05, abr. 2023.
Tempo na Dança
O tempo na dança refere-se à organização dos movimentos no decorrer do tempo. Ele pode ser rápido ou lento, regular ou irregular, e é uma consideração importante na coreografia de uma performance de dança. O tempo também pode ser utilizado para criar ritmo, padrões e estruturas na dança.
Imagem para pensar o Tempo na Dança
Imagem 3: Disponível em: https://pixabay.com/images/id-1450054/ Acesso em 05, abr. 2023.
Interconexões entre Espaço e Tempo na Dança
O espaço e o tempo estão intrinsecamente ligados na dança. Os dançantes utilizam o espaço para criar movimentos que ocorrem em diferentes direções, distâncias e níveis, e o tempo é usado para organizar esses movimentos em sequências e padrões significativos.
Além disso, o espaço e o tempo na dança também podem ser explorados de maneiras mais abstratas e conceituais. Por exemplo, os dançantes podem explorar a noção de espaço tridimensional versus espaço bidimensional, ou brincar com a percepção do tempo, criando ilusões temporais.
Que tal criar alguns movimentos pensando no espaço e tempo?
Coloque uma música de sua preferência;
Dance sem pensar muito nas técnicas de dança, sem se preocupar com a beleza ou a limpeza dos movimentos observe apenas o uso do espaço e do tempo.
QUESTÃO 1
Como pode ser pensado o Espaço em dança?
QUESTÃO 2
Como pode ser pensado o Tempo em dança?
QUESTÃO 3
Sobre a dança, podemos afirmar que
( A ) a dança é uma forma de expressão artística que envolve somente o movimento do corpo no espaço.
( B ) a dança é uma forma de expressão artística que envolve somente o movimento do corpo no tempo.
( C ) a dança é uma forma de expressão artística que envolve o movimento do corpo no espaço e no tempo.
( D ) a dança é uma forma de expressão artística que não envolve o movimento do corpo no espaço e no tempo.
QUESTÃO 4
Sobre as Interconexões entre Espaço e Tempo na Dança, podemos afirmar que
( A ) os dançantes utilizam o espaço para criar movimentos que ocorrem em diferentes direções, distâncias e níveis.
( B ) o tempo não pode ser usado para organizar os movimentos dos dançantes em sequências e padrões significativos.
( C ) espaço e o tempo na dança não podem ser explorados de maneiras mais abstratas e conceituais.
( D ) espaço e o tempo na dança somente podem ser explorados de maneiras mais técnica.
Autoria: | Eurim Pablo |
Formação: | Educação Física e Mestre em Performances Culturais |
Componente Curricular: | Arte/Dança |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAAD0408) Ampliar as percepções e sensações bem como diferentes formas de orientação no espaço e tempo de movimento sobre o próprio corpo e o corpo do outro, explorar essa relação e identificar possibilidades de criação a partir dela. |
Referências: | LABAN, Rudolf. Dança educativa moderna. Tradução de Maria da Conceição Parayba Campos. São Paulo: Ícone, 1990. MARQUES, Isabel A. Ensino de dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Cortez, 1999. ______. Dançando na escola. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012. |