Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Imagem 1: Disponível em: https://flic.kr/p/mr4b71 SESI SP. Acesso em: 07, out. 2024.
O QUE É UM MUSICAL
Um musical é uma forma de arte cênica que combina música, dança, diálogos e atuação para contar uma história. É uma experiência multidisciplinar, na qual o enredo é desenvolvido através das canções e coreografias, além dos elementos tradicionais do teatro, como o roteiro e a interpretação.
Musicais podem ser apresentados em diversas plataformas, como teatro, cinema e televisão, e frequentemente exploram temas de romance, comédia, drama, aventura ou questões sociais.
Imagem 2: Disponível em: https://flic.kr/p/mr2tyv SESI SP. Acesso em: 07, out. 2024.
HISTÓRIA DOS MUSICAIS
A história dos musicais remonta à Grécia Antiga, mas foi no final do século XIX e início do XX, em Londres e Nova York, que o musical moderno começou a tomar forma, com “The Black Crook” (1866) como um marco inicial. A popularidade cresceu com as operetas europeias de Gilbert e Sullivan, e na década de 1920, a Broadway se consolidou como o centro dos musicais, com produções como “Show Boat” (1927) abordando temas sociais.
A era de ouro ocorreu nas décadas de 1940 e 1950, com sucessos como “Oklahoma!” (1943) e “My Fair Lady” (1956), enquanto nos anos 60 e 70, o estilo evoluiu com influências do rock em musicais como “Hair” e “Jesus Christ Superstar”. Na década de 1980, grandes espetáculos como “Cats” e “O Fantasma da Ópera” dominaram as bilheterias.
MUSICAL “MY FAIR LADY” (1956)
Imagem 3: Disponível em: https://www.nationaalarchief.nl/ Acesso em: 07, out. 2024.
CARACTERÍSTICAS DOS MUSICAIS
Os musicais combinam diversos elementos artísticos para criar uma narrativa envolvente e emocional, com a música sendo o principal fator, já que as canções avançam a história e expressam as emoções dos personagens. A coreografia também é essencial, variando entre diferentes estilos de dança para reforçar os temas.
O libreto, que une diálogos e letras, estrutura a trama e suas transições. Os personagens passam por um desenvolvimento emocional, e a cenografia e o figurino transportam o público para diferentes ambientes. A produção técnica, incluindo luz, som e efeitos especiais, contribui para a criação de uma atmosfera imersiva.
MUSICAL CATS – Roma Musical Theatre in Warsaw, 2007
Imagem 4: Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Koty_musical.jpg Acesso em: 07, out. 2024.
QUESTÃO 1
O que é um musical?
QUESTÃO 2
Quais são as características de um musical?
QUESTÃO 3
Em um Musical o que une diálogos e letras, estrutura a trama e suas transições é
( A ) a dança.
( B ) o libreto
( C ) a música.
( D ) o personagem principal.
QUESTÃO 4
Uma forma de arte cênica que combina música, dança, diálogos e atuação para contar uma história é
( A ) a Comédia.
( B ) a Tragédia
( C ) a Ficção.
( D ) o Musical.
Autoria: | Eurim Pablo |
Formação: | Educação Física e Mestre em Performances Culturais |
Componente Curricular: | Arte/Dança |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAAD0602) Ampliar a experiência estética em dança a partir do estudo e exploração de áreas como: performance, teatro, vídeo-dança, tecnologias de informação e comunicação, animação, cinema, musicais e dentre outros, identificando tais elementos na produção goiana em dança |
Referências: | BRECHT, B. Estudos sobre o teatro, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005. CARVALHO, Tania. Charles Moeller e Claudio Botelho. Os reis dos musicais. São Paulo: Imprensa Oficial, 2009. DUMONT, Sonia. A história do musical. Cadernos de Teatro 171. Rio de Janeiro: Tablado, 2004. PRADO, Décio de Almeida. Os três gêneros do teatro musicado. In História Concisa do teatro brasileiro. São Paulo: EDUSP, 1999. |