Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Imagem 1: Imagem criada por IA Inteligência Artificial. Site: Leonardo.AI Acesso em 16, out. 2023.
AÇÃO REFLEXIVA
Vamos refletir sobre o uso de tecnologias na sala de aula:
Quais recursos tecnológicos você usa em suas aulas?
Já pensou em usar o celular em aulas de dança na escola? Como ele poderia ser usado?
A tecnologia nas salas de aula
A integração da tecnologia nas salas de aula desempenha um papel crucial no desenvolvimento educacional contemporâneo. A tecnologia não apenas amplia o acesso ao conhecimento, permitindo a exploração de uma variedade de recursos online, mas também fomenta o pensamento crítico, a resolução de problemas e a colaboração. A utilização de dispositivos e aplicativos educacionais pode personalizar o aprendizado, atendendo às suas necessidades individuais e promovendo uma abordagem mais inclusiva.
Imagem 2: Imagem criada por IA Inteligência Artificial. Site: Leonardo.AI Acesso em 16, out. 2023.
A funcionalidade do celular
O aproveitamento dos recursos presentes nos celulares representa uma oportunidade valiosa para promover uma educação mais dinâmica e envolvente. Os dispositivos móveis oferecem uma variedade de funcionalidades, como câmeras, aplicativos educacionais e acesso à internet, que podem transformar as aulas em ambientes interativos e estimulantes.
Imagem 3: Imagem criada por IA Inteligência Artificial. Site: Leonardo.AI Acesso em 16, out. 2023.
Possibilidades
A utilização de câmeras, por exemplo, possibilita atividades práticas, como a criação de vídeos, registros visuais e documentação de projetos, enriquecendo o processo de aprendizagem, aproveitando a sua familiaridade com a tecnologia, tornando as aulas mais atrativas, participativas e alinhadas às exigências de uma sociedade cada vez mais digital.
A dança e o celular
As câmeras dos celulares podem ser exploradas para gravações individuais e coletivas das suas performances, proporcionando uma ferramenta valiosa para a autoavaliação e a construção do seu portfólio. Essa abordagem não apenas incentiva a prática autônoma, mas também promove a criatividade, expressão pessoal e a construção de um ambiente colaborativo na sala de aula de dança.
Imagem 4: Imagem criada por IA Inteligência Artificial. Site: Leonardo.AI Acesso em 16, out. 2023.
Vamos dançar?
“Dança Conectada“
Objetivo:
Integrar a tecnologia ao ensino de dança, proporcionando a vocês uma experiência dinâmica e colaborativa, ao mesmo tempo em que estimula a expressão individual e coletiva.
Seleção de Estilos de Dança:
Vamos iniciar essa atividade com uma discussão em grupo sobre diferentes estilos de dança. Importante destacar, neste momento a diversidade cultural e as preferências individuais de cada um. Cada estudante então define o estilo que irá trabalhar na proposta.
Pesquisa de Coreografias Online:
Agora, usem seus celulares para pesquisar e escolher coreografias ou trechos de coreografias que representem o estilo de dança de sua escolha. Explorem diversas plataformas como YouTube, Instagram ou aplicativos especializados em dança.
Gravação da Coreografia:
Utilizem as câmeras de seus celulares para gravar suas próprias interpretações da coreografia escolhida. Não copie a coreografia, crie a sua própria com base no que você pesquisou. Use e abuse da sua criatividade na apresentação e destaque a sua expressão pessoal na dança. Pense em diferentes cenários para essa gravação.
Edição de Vídeo:
Existem diversos aplicativos simples para editar e aprimorar suas performances. Utilize algum destes aplicativos para suas edições e isso pode incluir adição de música, cortes e diversos efeitos visuais. Seja criativo e troque ideias e conhecimentos com os colegas.
Apresentação e Discussão:
Realizem uma aula de dança especial, onde cada estudante irá compartilhar suas performances editadas em um ambiente descontraído. Após cada apresentação, discutam sobre as suas escolhas de dança, a experiência de edição de vídeo e a importância da expressão artística.
Essa atividade não apenas incorpora a tecnologia de maneira significativa, mas também incentiva a pesquisa independente, a colaboração e a reflexão crítica sobre a arte da dança.
Ao final desta proposta vocês terão não apenas desenvolvido suas habilidades de dança, mas também adquirido conhecimentos práticos sobre o uso responsável da tecnologia no contexto artístico.
QUESTÃO 1
Explique com suas palavras a importância do uso de tecnologias durante as suas aulas:
QUESTÃO 2
Como podemos utilizar os celulares de forma responsável nas aulas de dança nas escolas?
QUESTÃO 3
Câmeras, aplicativos, pesquisas e edições
( A ) são recursos presentes nos celulares e que podem ajudar na prática das salas de aulas.
( B ) são recursos que os celulares deveriam ter para ajudar na pratica das salas de aulas.
( C ) são recursos muito limitados dos celulares.
( D ) são recursos presentes nos celulares e que não podem ser usados na prática das salas de aulas.
QUESTÃO 4
A tecnologia amplia o acesso ao conhecimento, permitindo a exploração de uma variedade de recursos online
( A ) e não fomenta o pensamento crítico, a resolução de problemas e a colaboração.
( B ) e também fomenta o pensamento crítico, a resolução de problemas e a colaboração.
( C ) e também fomenta o pensamento crítico, mas não a resolução de problemas e a colaboração.
( D ) e também fomenta o pensamento crítico, a resolução de problemas mas não a colaboração.
Autoria: | Eurim Pablo |
Formação: | Educação Física e Mestre em Performances Culturais |
Componente Curricular: | Arte/Dança |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAAD0412) Explorar o uso de diferentes tecnologias e recursos digitais como forma de registro audiovisual e sensorial de obras de Arte em dança, ampliar a compreensão e relacionar aspectos da percepção estética do sujeito |
Referências: | CARNEIRO, Natália Martins. Dança: formas de realização social e a indústria cultural. In: Anais do colóquio Internacional “Teoria crítica e Educação” 13 a 17 de setembro de 2004. Piracicaba – São Paulo. MARQUES, Isabel A. Ensino de dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Cortez, 1999. SCHECHNER, Richard; ICLE, Gilberto; PEREIRA, Marcelo. O que pode a Performance na Educação?: uma entrevista com Richard Schechner. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 35, n. 2, p. 11-21, maio/ago. 2010. STRAZZACAPPA, Márcia. A Educação e a Fábrica de Corpos: A Dança Na Escola. Cadernos Cedes, ano XXI, no 53, pp. 69-83 abril/2001. |