You are currently viewing Arte/Dança – Dança e Economia Criativa

Arte/Dança – Dança e Economia Criativa

Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Imagem 1: Disponível em: https://flic.kr/p/92EpLP gregory.ackland. Acesso em: 18, jun. 2024.

DANÇA E ECONOMIA CRIATIVA

A dança, como forma de expressão artística e cultural, é uma parte essencial da economia criativa, um setor que abrange indústrias baseadas na criatividade, habilidades e talentos individuais. A economia criativa inclui áreas como música, cinema, literatura, design, artes visuais e performáticas, entre outras, e tem se tornado um motor importante para o desenvolvimento econômico, social e cultural em todo o mundo.

BARREIRAS CULTURAIS

Na economia criativa, a dança se destaca por sua capacidade de transcender barreiras culturais, linguísticas e sociais, criando um espaço onde ideias inovadoras podem florescer. As performances de dança, sejam elas tradicionais ou contemporâneas, têm o poder de atrair audiências diversificadas, promovendo a inclusão social e a compreensão intercultural.

APRESENTAÇÃO CULTURAL DE DANÇA DO VENTRE

Imagem 2: Disponível em: https://flic.kr/p/84LEU8 Rodrigo Siqueira. Acesso em: 18, jun. 2024.

ASPECTOS DA DANÇA NA ECONOMIA CRIATIVA

Um dos principais é o potencial de geração de empregos e renda. A cadeia produtiva da dança envolve uma ampla gama de profissionais, incluindo dançarinos, coreógrafos, professores, produtores, técnicos de palco, designers de figurino e luz, e muitos outros. Cada produção de dança, seja ela uma pequena apresentação comunitária ou um grande espetáculo internacional, mobiliza recursos e talentos que contribuem para a economia local e global.

BASTIDORES DE UMA APRESENTAÇÃO DE DANÇA

Imagem 3: Disponível em: https://flic.kr/p/97FFKe Simone Polly. Acesso em: 19, jun. 2024.

DANÇA E TURISMO CULTURAL

Festivais de dança, competições e workshops atraem visitantes de diferentes regiões e países, gerando receita para hotéis, restaurantes e outras empresas locais. Cidades e países que investem em infraestrutura cultural e promovem eventos de dança podem se tornar destinos turísticos importantes, beneficiando-se do fluxo de turistas interessados em experiências culturais.

FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE O MAIOR FESTIVAL DE DANÇA DO MUNDO

Imagem 4: Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/d/df/Festival_de_Dan%C3%A7a_no_Cidade_das_Flores.jpg/800px-Festival_de_Dan%C3%A7a_no_Cidade_das_Flores.jpg?20070820224002 Acesso em: 19, jun. 2024.

PAPEL DA DANÇA NO EMPREENDEDORISMO

Muitos dançarinos e coreógrafos lançam suas próprias companhias de dança, estúdios e academias, oferecendo aulas, workshops e performances. Esses empreendimentos não só geram emprego, mas também ajudam a difundir a arte da dança e a formar novas gerações de dançarinos. O uso das mídias sociais e plataformas digitais tem ampliado ainda mais o alcance desses empreendimentos, permitindo que artistas compartilhem seu trabalho com um público global e encontrem novas oportunidades de financiamento e colaboração.

CIA DE DANÇA DEBORAH COLKER

Imagem 5: Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/d/de/Cia_de_Dan%C3%A7a_Deborah_Colker.jpg/800px-Cia_de_Dan%C3%A7a_Deborah_Colker.jpg?20080824154058 Acesso em: 19, jun. 2024.

DESAFIOS ECONÔMICOS PARA OS PROFISSIONAIS DA DANÇA

A sustentabilidade financeira pode ser uma luta constante, especialmente para aqueles que trabalham em áreas com menos apoio institucional ou governamental. A precariedade dos contratos de trabalho, a falta de benefícios sociais e a competição intensa são questões que frequentemente afetam a estabilidade e a segurança dos profissionais da dança. É crucial que políticas públicas e iniciativas privadas sejam desenvolvidas para apoiar a formação, a produção e a difusão da dança, garantindo condições justas e dignas para todos os envolvidos.

QUESTÃO 1

Cite um aspecto da dança na economia criativa?

QUESTÃO 2

Qual é o papel da dança no empreendedorismo?

QUESTÃO 3

Na economia criativa, a dança se destaca por sua capacidade de

( A ) transcender barreiras físicas.

( B ) transcender barreiras políticas.

( C ) transcender barreiras culturais.

( D ) transcender barreiras de transporte.

QUESTÃO 4

Cidades e países que investem em infraestrutura cultural e promovem eventos de dança podem se tornar destinos turísticos importantes, beneficiando-se do fluxo de turistas interessados em experiências culturais. Estamos falando

( A ) da Dança e Economia.

( B ) da Dança e Criatividade.

( C ) da Dança e Turismo Cultural.

( D ) dos Profissionais da Dança.

Autoria:Eurim Pablo
Formação:Educação Física e Mestre em Performances Culturais
Componente Curricular:Arte/Dança
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAAD0603) Identificar e relacionar manifestações de dança na contemporaneidade em diferentes contextos com aspectos da realidade pessoal do sujeito, propondo um olhar crítico-reflexivo acerca das dimensões social, política, econômica, cultural, estética e ética que envolvem o mundo do trabalho em Arte
Referências:ALMEIDA. MI, Pais. JM. Criatividade, juventude e novos horizontes profissionais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar; 2012.
BENHAMOU, F. A economia da cultura. Cotia: Ateliê Editorial. 2007.
MIGUEZ, P. Economia criativa: uma discussão preliminar. In G. M. Nussbaumer (Org.), Teorias & políticas da cultura: visões multidisciplinares (pp. 95-114). Salvador: Edufba. 2007.
REIS, A. C. F. Economia criativa como estratégia de desenvolvimento. Garimpo de soluções e Itaú Cultural, 2008.