Olá, estudante!
Assista a videoaula de Arte a seguir, na modalidade e temática DANÇA, que está disponível juntamente com a proposta de atividade.
A linguagem artística desta aula será a Dança. Vamos falar sobre o que é a dança contemporânea e suas características.
Em termos técnicos, a dança contemporânea tende a combinar diversas qualidades de movimento, uma vez que não se prende às estéticas pré-estabelecidas. Cada projeto coreográfico compreende um projeto técnico, elaborado durante o processo de composição. Maria José Fazenda, no prefácio do livro já citado, diz que: “Quanto à obra coreográfica contemporânea, ela apresenta formas e conteúdos diferentes e formatos diversificados – na dimensão, no número de intérpretes, nos lugares de apresentação – e, nela, o movimento do corpo estabelece múltiplas relações com os elementos plásticos (objetos, cenários) e sonoros e com as imagens virtuais”.
Pode observar-se, de forma diversa, por exemplo, o forte e controlado trabalho das pernas do balé com a ênfase sobre o torso, da dança moderna, além de empregar as técnicas de contract-release (contração e relaxamento), floor work (dança do solo e parede), fall-recovery (queda e recuperação) e improvisação características da dança moderna. Imprevisíveis mudanças de ritmo, velocidade e direção também são usadas, assim como podem ser incorporados elementos de danças não ocidentais, tais como os joelhos semifluidos da dança africana ou os movimentos do Butoh.
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Características da dança contemporânea
Mais que uma técnica específica, a dança contemporânea é uma coleção de sistemas e métodos desenvolvidos a partir da dança moderna e pós-moderna. O desenvolvimento da dança contemporânea foi paralelo, mas separado do desenvolvimento da New Dance na Inglaterra. Distinções podem ser feitas entre a dança contemporânea: Brasileira; Americana; Canadense; Europeia.
A dança contemporânea, como proposição, não possui uma técnica de dança específica que seja sua base. O criador/intérprete em dança contemporânea pode partir de técnicas sistematizadas como ballet clássico, contato-improvisação, tap, dança flamenca ou algumas técnicas de danças modernas como Lester Horton, José Limón ou Martha Graham, entretanto, o resultado da dança não necessariamente é fiel às técnicas que foram solicitadas. A pesquisa em dança contemporânea tem como premissa a busca de um movimento individualizado, de acordo com a autora Laurence Louppe, em seu livro “Poética da Dança Contemporânea” (Lisboa: Orfeu Negro, 2012).
Não se descarta as técnicas que o bailarino/intérprete conhece previamente, mas, em sua pesquisa, ele busca desenvolver uma movimentação que seja específica de seu corpo e, com a repetição, estabelecer critérios de execução que se tornem a própria técnica de seu trabalho individualizado: o que deve acontecer para cada projeto coreográfico.
A dança contemporânea não se define em técnicas ou movimentos específicos, pois o intérprete/bailarino ganha autonomia para construir suas próprias coreografias a partir de métodos e procedimentos de pesquisa como: improvisação, improvisação de contato, método Laban, técnica de release, Body Mind Centering (BMC), Alwin Nikolais. Esses métodos trazem instrumentos para que o intérprete crie as suas composições a partir de temas relacionados com questões políticas, sociais, culturais, autobiográficas, comportamentais e cotidianas, como também a fisiologia e a anatomia corporal. Aliado a isso, viu-se a necessidade de uma pesquisa teórica para complemento da prática.
O corpo na dança contemporânea é construído na maioria das vezes a partir de técnicas somáticas, incluindo o trabalho da consciencialização do corpo e do movimento, como as técnicas de Alexander, Feldenkrais, eutonia, Klauss Vianna entre outros.
ATIVIDADE
Assistam vídeos de dança contemporânea nas plataformas da internet e percebam seus entendimentos e sensações observadas nas danças. Lembre-se que não existe certo e errado, existe o que você entendeu e sentiu.
Então pessoal, essa foi a nossa aula de hoje, até nosso próximo encontro e bom trabalho.
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
(EAJAAR0733) Experienciar e promover o contato com elementos constitutivos de diferentes técnicas de dança, levando em consideração o estudo no/pelo corpo de diferentes elementos que as constituem, tais como: respiração, contração/relaxamento, equilíbrio/desequilíbrio, aspectos cênicos e de expressividade e outros aspectos que constituem a estética do movimento dançado.
(EAJAAR0632) Identificar e explorar distintas manifestações em dança a partir da cultura popular urbana, buscando ampliar a experiência sensível e estética do sujeito a partir dos conhecimentos/experiências prévias do educando.