Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Imagem 1: Acervo pessoal e obra do Professor Eurim. Desenho e aquarela. Acesso em 04, mar. 2024.
CATIRA OU CATERETÊ
O ambiente se enche com as batidas de palmas, o som ritmado das botas no tablado e o acorde da viola caipira ao fundo – é a catira! A energia contagiante dos dançarinos toma conta, tornando a dança catira uma das expressões culturais mais queridas em Goiás e em estados vizinhos do Centro-Oeste e Sudeste.
Imagem 2: Disponível em: https://flic.kr/p/6JfqU8 Jean Marconi. Acesso em 04, mar. 2024.
Hoje, convidamos você a se juntar a nós nessa dança, enquanto explicamos em detalhes o que é a catira, sua origem e como ela se manifesta no folclore goiano. Então, pegue seu chapéu de boiadeiro e vamos lá!
Imagem 3: Disponível em: https://www.publicdomainpictures.net/pt/view-image.php?image=227251&picture=chapeu-de-cowboy-na-cerca-de-arame-farpa Acesso em 04, mar. 2024.
O que é a dança catira?
Também conhecida como cateretê, a catira é uma dança típica das áreas rurais de Goiás. Junto com a moda de viola – o ritmo que acompanha suas coreografias -, ela é uma parte fundamental da identidade caipira.
Imagem 4: Disponível em: https://flic.kr/p/6Jfxx2 Jean Marconi. Acesso em 04, mar. 2024.
Ao observar um grupo dançando catira, você notará que uma de suas principais características é a marcação da música pelos dançarinos. Organizados em pares, eles usam batidas de palmas e pés para coordenar seus movimentos.
Imagem 5: Disponível em: https://flic.kr/p/6JjxZu Jean Marconi. Acesso em 04, mar. 2024.
Embora originalmente fosse dançada por grupos de homens, de 6 a 10 pessoas, acompanhados por um par de violeiros, hoje em dia existem grupos mistos, demonstrando que a catira é para todos.
Qual é a origem da catira em Goiás?
A origem da catira é um tema debatido por praticantes, pesquisadores e curiosos. Há indícios de que ela derive de uma mistura de influências europeias, indígenas e africanas, entrelaçadas com a cultura caipira brasileira.
O tipo de verso que marca o ritmo da catira já era identificado em escritos do Padre José de Anchieta, no século XVI, durante a colonização. A catira era, então, uma forma animada de disseminar o cristianismo entre os católicos. Posteriormente, tornou-se popular entre os bandeirantes, que a espalharam pelo Brasil em suas viagens.
Os movimentos
Os movimentos da catira podem ter sido inspirados em manifestações indígenas, danças africanas, ou trazidos pelos colonizadores europeus. A diversidade de influências contribui para sua riqueza cultural.
A catira influenciou outras expressões artísticas em Goiás?
Assim que chegou aos peões bandeirantes, a catira se tornou uma forma de entretenimento para os trabalhadores rurais, como boiadeiros e lavradores. Junto com a moda de viola, ela se tornou um símbolo da cultura caipira e influenciou a criação de expressões mais modernas do universo sertanejo.
Além disso, a catira sempre esteve ligada à religiosidade popular, refletindo a devoção das comunidades caipiras e celebrando os dias dos santos.
Há diferenças nas características da catira de Goiás em relação a outros lugares?
Embora seja adorada em Goiás, a catira também é apreciada em estados como Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso e São Paulo. Ela se manifesta de maneiras diferentes em cada localidade, refletindo as particularidades culturais de cada região.
A estrutura da Dança
A estrutura da dança geralmente envolve os dançarinos posicionados em duas filas opostas, com os violeiros iniciando a música. Os movimentos, como as batidas rápidas de pés e mãos, chamadas de “rasqueado”, “escova”, e os giros, são características comuns da catira em todo o país.
Imagem 6: Disponível em: https://flic.kr/p/e2AUtX Jean Marconi. Acesso em 04, mar. 2024.
Os instrumentos
Os instrumentos musicais principais para acompanhar a catira são a viola caipira, embora em alguns lugares ela possa ser acompanhada por violão, reco-reco, pandeiro ou sanfona.
Imagem 7: Disponível em: https://flic.kr/p/4k1a4W Jean Marconi. Acesso em 04, mar. 2024.
Em quais festas de Goiás ocorrem apresentações de catira?
Embora seja mais praticada nas áreas rurais, a catira também marca presença em eventos importantes, inclusive nas proximidades da capital, Goiânia. Durante as festas juninas e celebrações religiosas como o Dia de São Gonçalo e o Dia de Nossa Senhora da Conceição, os grupos de catira são comuns.
Goiás tem preservado a catira como tradição?
Os goianos, especialmente os mais velhos, têm um forte apego à catira, que é valorizada como parte da identidade cultural do estado. Embora nem todos saibam dançar, a importância da catira é reconhecida em escolas, programas de TV e festividades tradicionais.
Festival Nacional de Catira
Os entusiastas da catira trabalham em conjunto com as autoridades para manter viva essa tradição. Eventos como o Festival Nacional de Catira, em Silvânia, são exemplos de iniciativas que celebram e preservam essa dança única, garantindo que ela continue a ecoar pelos tablados de Goiás por muitos anos.
Imagem 8: Disponível em: https://flic.kr/p/6MedDW IX Encontro de Culturas – São Jorge 2009. Acesso em 04, mar. 2024.
QUESTÃO 1
Descreva brevemente as possíveis influências culturais na origem da catira.
QUESTÃO 2
Como você acha que a catira contribui para a preservação da identidade cultural em Goiás e em outros estados brasileiros?
QUESTÃO 3
Uma das principais características da dança catira
( A ) são os movimentos acrobáticos.
( B ) é a marcação da música com palmas e pés.
( C ) é a utilização de instrumentos de percussão.
( D ) são as coreografias individuais.
QUESTÃO 4
Um instrumento musical indispensável nas apresentações de catira é
( A ) o violino.
( B ) o violão.
( C ) a viola caipira.
( D ) a flauta transversal.
Autoria: | Eurim Pablo |
Formação: | Educação Física e Mestre em Performances Culturais |
Componente Curricular: | Arte/Dança |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAAD0413) Vivenciar distintas manifestações de expressão, percepção e consciência do corpo a partir do estudo da cultura urbana regional, identificando manifestações de dança e coletivos artísticos |
Referências: | MARQUES, Isabel A. Do folclore ao Multiculturalismo: passos da entrada na dança na escola. In: MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. São Paulo. Cortez, 2003. MARRA, Juliana Ribeiro. Catira: Performance e Tradição na Dança Caipira. 2016. 157 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Performances Culturais, Escola de Música e Artes Cênicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016. Disponível em: <https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7293>. Acesso em: 04 mar. 2024. TEIXEIRA, Maisa França. Espaços e Territorialidades do “Festejar” da Catira no Estado de Goiás. 2012. 169 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Geografia, Instituto de Estudos Socioambientais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012. Disponível em: <https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/3163/5/Teixeira, Maisa França-2012-dissertação.pdf>. Acesso em: 04 mar. 2024. VASCONCELOS, Adenilson Moura. Catira: Voz Popular e Performance. 2016. 106 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Literatura, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, do Instituto de Letras, Universidade de Brasília, Brasília, 2016. Disponível em: <http://www.repositorio.unb.br/bitstream/10482/23280/1/2016_AdenilsonMouraVasconcelos.pdf>. Acesso em: 04 mar. 2024. |