Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Imagem 1: Disponível em: https://flic.kr/p/Hxydru Acesso em 15, out. 2024.
EXPERIÊNCIA SENSORIAL E TRANSDISCIPLINAR
A experiência sensorial e transdisciplinar é uma abordagem que visa ampliar nossa percepção e compreensão do mundo por meio da integração de diferentes áreas do conhecimento e de estímulos sensoriais variados. Ela propõe uma interação dinâmica entre disciplinas diversas, como artes, ciências, filosofia, e outras formas de saber, promovendo uma vivência que ultrapassa as fronteiras tradicionais do conhecimento e da experiência corporal.
CONTEXTO ARTÍSTICO
No contexto artístico, essa prática potencializa a criação e a apreciação estética ao unir diferentes linguagens – como a música, a dança, o teatro, a literatura, as artes visuais, entre outras – em uma experiência. O corpo, nesse cenário, torna-se o ponto de convergência e de expressão, ao mesmo tempo sujeito e objeto da criação.
O CORPO
Em uma experiência sensorial e transdisciplinar, o movimento do corpo pode ser influenciado por uma peça musical, que por sua vez pode ser inspirada por uma obra literária, ou por elementos da natureza. As fronteiras entre as formas de expressão tornam-se fluidas, permitindo a criação de algo autêntico.
Imagem 2: Disponível em: https://flic.kr/p/6BZ2p Catherine O’Neill. Acesso em 15, out. 2024.
O SENSORIAL
O envolvimento sensorial é central para essa prática. Os sentidos – visão, audição, tato, olfato, e até o paladar – são mobilizados, convidando o participante a perceber o mundo sob novas perspectivas. A experiência não se limita ao campo intelectual, mas envolve todo o corpo, a mente e as emoções. Uma obra de arte visual pode ser “sentida” fisicamente, enquanto um som pode evocar imagens mentais ou movimentos espontâneos.
PROPOSTA DE ATIVIDADE
Respirem e alonguem-se com foco em ativar a consciência do corpo e do espaço ao redor.
Explorem o contato com diferentes texturas (panos, materiais naturais, etc.) para ampliar a percepção tátil e sensorial.
Ao som de músicas de diferentes ritmos e estilos (instrumental, experimental, clássica), percebam como o som influencia o movimento do corpo.
Criem movimentos que acompanhem os ritmos da música ou que quebrem as expectativas criadas pela sonoridade, permitindo uma exploração livre da relação corpo-som.
Vejam obras de artes visuais (pinturas abstratas, esculturas) que estimulem uma interpretação corpórea. Se expressem através da dança como cada obra ressoa com suas emoções e sensações físicas.
Utilizem cores e formas para guiar os movimentos: por exemplo, dançar como se desenhassem no espaço, seguindo as linhas e formas imaginárias.
Em pequenos grupos criem uma curta coreografia que integre elementos de dança, música (podem escolher seus próprios sons ou improvisar com instrumentos) e artes visuais (utilizando objetos, tecidos ou projeções de imagens).
Imagem 3: Disponível em: https://flic.kr/p/NLAuJo Acesso em 15, out. 2024.
O foco aqui é trabalhar a co-criação e como diferentes linguagens artísticas podem se complementar, ampliando a expressividade corporal.
Ao final da aula, em um círculo de diálogo compartilhem suas experiências, percepções e como sentiram o impacto das outras artes em seu corpo e no movimento.
QUESTÃO 1
Como você explica uma experiência sensorial e transdisciplinar?
QUESTÃO 2
Qual o papel do corpo em uma experiência sensorial e transdisciplinar?
QUESTÃO 3
Em uma experiência sensorial e transdisciplinar as fronteiras entre as formas de expressão tornam-se fluidas, permitindo a criação de algo
( A ) repetitivo.
( B ) autêntico.
( C ) surreal.
( D ) desnecessário.
QUESTÃO 4
A experiência sensorial e transdisciplinar não se limita ao campo intelectual, mas envolve todo o corpo, a mente e as emoções
( A ) envolve partes do corpo, da mente e as emoções.
( B ) envolve todo o corpo, a mente e as emoções.
( C ) envolve todo o corpo, parte da mente e as emoções.
( D ) envolve todo o corpo, a mente e algumas emoções.
Autoria: | Eurim Pablo |
Formação: | Educação Física e Mestre em Performances Culturais |
Componente Curricular: | Arte/Dança |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAAD0614) Apreciar e investigar possibilidades de integração e atividades interartísticas que mobilizem conhecimentos transdisciplinares na constituição e produção de diferentes repertórios de expressão, consciência e percepção do corpo |
Referências: | MORAES, M. C.; BATALLOSO, J. M.; MENDES, P. C. (Orgs.). Ética, Docência Transdisciplinar e Histórias de Vida, 2014. PETRAGLIA, Izabel. Pensamento complexo e educação. São Paulo: Livraria da Física, 2013. RIBEIRO, O.; MORAES, M. C. Criatividade em uma Perspectiva Transdisciplinar, 2014. |