Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Imagem 1: Acervo do professor. Editado em: canva.com Acesso em: 02, set. 2024.
VIDEODANÇA
A videodança é uma forma artística híbrida que combina elementos da dança e do cinema, criando uma linguagem única que transcende as fronteiras de ambas as disciplinas. Nesta forma de expressão, a coreografia é criada especificamente para a câmera, utilizando o movimento do corpo e a linguagem visual do cinema para explorar novas possibilidades de narrativa e expressão artística.
Imagem da Videodança “Pablo dança Pablo ao som de Pablo” de 2021. Criada pelos Professores: Eurim Pablo e Veruska Bettiol.
Imagem 2: Acervo do professor. Acesso em: 02, set. 2024.
DANÇA E VÍDEO
Diferente de uma simples gravação de uma performance de dança, a videodança é concebida com a câmera como parte integrante do processo criativo. A câmera não é apenas um observador passivo, mas sim um participante ativo que molda a percepção do movimento através de ângulos, cortes, zooms e montagem. O espaço, que na dança tradicional é tridimensional e acessado de forma contínua pelo espectador, na videodança é reinterpretado pela lente da câmera, permitindo manipulações de tempo e espaço que não seriam possíveis ao vivo.
Imagem da Videodança “Pablo dança Pablo ao som de Pablo” de 2021. Criada pelos Professores: Eurim Pablo e Veruska Bettiol.
Imagem 3: Acervo do professor. Acesso em: 02, set. 2024.
EXPERIMENTAÇÕES ESTÉTICAS
A videodança também permite uma liberdade criativa que muitas vezes não é possível no palco. A edição, os efeitos visuais e a trilha sonora podem ser usados para criar atmosferas específicas, enfatizar movimentos ou mesmo contar histórias complexas que combinam o real e o imaginário. Isso possibilita uma vasta gama de experimentações estéticas, onde o corpo pode se fundir com o ambiente, ser multiplicado ou fragmentado, ou mesmo interagir com elementos digitais e animações.
Imagem da Videodança “Pablo dança Pablo ao som de Pablo” de 2021. Criada pelos Professores: Eurim Pablo e Veruska Bettiol.
Imagem 4: Acervo do professor. Editado em: canva.com Acesso em: 02, set. 2024.
MAIOR ACESSO
Além disso, a videodança democratiza o acesso à dança, já que pode ser distribuída e exibida em uma variedade de plataformas, como cinemas, galerias de arte, festivais de vídeo e, especialmente, na internet. Isso amplia o alcance do trabalho dos artistas, permitindo que a videodança seja apreciada por um público global, independentemente de sua localização geográfica.
Imagem da Videodança “Pablo dança Pablo ao som de Pablo” de 2021. Criada pelos Professores: Eurim Pablo e Veruska Bettiol.
Imagem 5: Acervo do professor. Editado em: canva.com Acesso em: 02, set. 2024.
FISICALIDADE DA DANÇA COM A PLASTICIDADE DO CINEMA
A videodança é uma manifestação artística rica e complexa que oferece uma nova maneira de explorar o corpo em movimento, combinando a fisicalidade da dança com a plasticidade do cinema para criar obras que são ao mesmo tempo viscerais e intelectuais, desafiando e expandindo as noções tradicionais de performance e narrativa visual.
SAIBA MAIS
Conheça agora a Videodança “Pablo dança Pablo ao som de Pablo” criada pelos professores: Eurim Pablo e Veruska Bettiol, a videodança que ilustrou nossa aula.
Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=DAlY2KQUFjA
Imagem 6: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DAlY2KQUFjA Acesso em: 02, set. 2024.
QUESTÃO 1
Como é uma videodança?
QUESTÃO 2
Qual a diferença entre registrar uma dança e criar uma videodança?
QUESTÃO 3
A videodança pode ser distribuída e exibida em uma variedade de plataformas, como cinemas, galerias de arte, festivais de vídeo e, especialmente, na internet. Isso
( A ) democratiza o acesso à dança,
( B ) limita o acesso à dança.
( C ) democratiza o acesso ao cinema.
( D ) limita o acesso ao cinema.
QUESTÃO 4
A videodança é uma manifestação artística rica e complexa que oferece uma nova maneira de explorar o corpo em movimento, combinando
( A ) a fisicalidade da dança com a plasticidade do cinema.
( B ) o registro da dança com a plasticidade do cinema.
( C ) a fisicalidade da dança com a limitação do cinema.
( D ) o registro da dança com a limitação do cinema.
Autoria: | Eurim Pablo |
Formação: | Educação Física e Mestre em Performances Culturais |
Componente Curricular: | Arte/Teatro |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAAD0414) Explorar o uso de diferentes tecnologias e recursos digitais como forma de registro audiovisual e sensorial de obras de Arte em dança, ampliar a compreensão e relacionar aspectos da percepção estética do sujeito com os diferentes meios de produção e apresentação de produtos artísticos |
Referências: | CALDAS, Paulo, BRUM, Leonel (orgs.). Videodança. Rio de Janeiro: Oi Futuro, 2007. (Dança em foco, vol. 2). MACHADO, Arlindo. A arte do vídeo. São Paulo: Brasiliense, 1995. MIRANDA, Regina. Dança e tecnologia. In: PEREIRA, Roberto; SOTER, Silvia. Lições de dança 2. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2000. VIDEODANÇA. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo14324/videodanca. Acesso em: 02 de setembro de 2024. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7 Outras Fontes: http://wikidanca.net/wiki/index.php/Videodan%C3%A7a http://videodancapesquisa.blogspot.com.br/ https://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo14324/videodanca |