You are currently viewing Arte – Dança – Balé de Repertório

Arte – Dança – Balé de Repertório

Esta proposta de atividade de ARTE – DANÇA é destinada aos estudantes da 5ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA

Sobre os Balés de Repertório

No livro Contos do Balé (2007), a diretora da São Paulo Companhia de Dança, Inês Bogéa, define como balé de repertório todo balé clássico dançado segundo um roteiro, no qual os elementos da história estão fortemente ligados entre si e carregados de simbologia e que, junto com a coreografia, ajudam a compor a narrativa. Os repertórios contam ainda com a música, os figurinos e o cenário, que são essenciais para dar suporte ao enredo.

Apresentação de Balé de Repertório da Cia Jovem do Balé do Teatro Escola Basileu França – Acervo cedido por Gabriel D’Alexandria – Balé do Teatro Escola Basileu França.

As narrativas dos balés de repertório, muitas vezes inspiradas em contos de fadas ou lendas populares, contam histórias universais, que podem ser compreendidas em qualquer parte do mundo. Esses balés também podem ser definidos por esse caráter universal, sua época de criação e suas sucessivas remontagens.

Apresentação de Balé de Repertório da Cia Jovem do Balé do Teatro Escola Basileu França – Acervo cedido por Gabriel D’Alexandria – Balé do Teatro Escola Basileu França.

Surgimento do balé e dos repertórios

O balé clássico nasce entre os séculos 15 e 16, inicialmente na corte renascentista italiana. Os espetáculos apresentados em festas aristocráticas se disseminaram nos anos seguintes entre a nobreza francesa. A influência que o país teve na dança foi tanta que a maioria dos termos técnicos do balé tem origem no francês.

Disponível em Pixabay.com Acesso em 16. ago, 2022.

VDurante o século seguinte, os dançarinos italianos se destacavam pelos movimentos acrobáticos, enquanto os franceses por sua elegância. Contudo, o balé costumava se misturar com a ópera. Foi apenas no século 18 que surgiu o ballet d’action (balé de ação), que extinguiu as falas nas apresentações. É exatamente nesse momento que nasce o balé de repertório, com o coreógrafo Jean George Noverre, que revoluciona os espetáculos ao tirar as máscaras e perucas, e investir na fluidez dos movimentos. Ele passa, então, a ser considerado o criador da modalidade.

Noverre – Disponível em Picryl.com Acesso em 30, ago, 2022.

Estrutura dos Balés de Repertório

Os balés de repertório são divididos em atos e costumam seguir uma estrutura relativamente fixa, com coreografias de corpo de baile (bailarinos que dançam em conjunto), variações de solistas, variações dos primeiros bailarinos (aqueles que representam os papéis principais) e os gran pas de deux. Neste último, os dois bailarinos principais entram em cena e dançam juntos, depois o homem dança sozinho, seguido pela mulher, também sozinha. Por fim, os dois se juntam novamente e encerram a dança.

A Estrutura de um GRAND PAS DE DEUX

Disponíveis em Balé Bolshoi Brasil Acesso em 28, ago, 2022.

Apesar da origem ítalo-francesa, foi na Rússia que o balé viveu seu renascimento, com o bailarino e coreógrafo Marius Petipa, que inicia a rica tradição russa de balés de repertório, com o espetáculo A Filha do Faraó em 1862. Ele inaugura um novo período na dança – o academicismo alinhava técnica, disciplina e a inspiração em contos de fada.

Disponível em Pinterest Acesso em 31, ago, 2022.

Seguindo o movimento romântico do século 19, os balés representavam fantasias leves e delicadas, baseadas em lendas folclóricas. Passaram, também, a explorar aspectos de culturas étnicas distintas, porém de acordo com a visão europeia das culturas da África, Ásia e Oriente Médio. Nesse período, as mulheres começam a se destacar nos balés e a técnica das pontas é aperfeiçoada. O corpo de baile e a figura masculina perdem espaço para enfatizar a primeira bailarina.

Disponível em Pinterest Acesso em 31, ago, 2022.

Adaptações e remontagens dos Balés de Repertório

Antigamente adaptações não eram aceitas nos repertórios. Já hoje, com as remontagens, pode-se observar muitas mudanças. Formas clássicas e tradicionais convivem e se entrelaçam com coreografias contemporâneas inovadoras, dando forma ao balé moderno. A cada ano, o balé conta novas histórias em uma gama cada vez mais ampla de culturas.

Os balés de repertório continuam sendo criados e recriados nos tempos atuais. Muitos coreógrafos têm se inspirado em clássicos da literatura ou reconstruído histórias do século 19 sob novos olhares.

Escola do Futuro em Artes Basileu França

A Escola do Futuro em Artes Basileu França tem suas origens datadas de 1967 na Escola de Artes Veiga Valle, primeira escola pública estadual de arte no Estado de Goiás. No final de 2001, a Assembleia Legislativa aprovou a criação do Centro de Educação Profissional em Artes nas áreas de: Arte Visuais, Dança, Música e Teatro e, posteriormente, Circo. Dessa forma, a instituição passou a ter como alvo a oferta de capacitação artística desde a iniciação, com crianças a partir de  5 anos, até a formação superior. Esse objetivo foi alcançado nos anos seguintes, conquistando destaque no cenário artístico nacional e internacional com o Balé do Teatro-Escola Basileu França dentre outros grupos.

Balé do Teatro Escola Basileu França

O Balé do Teatro-Escola Basileu França foi fundado em 2007 pela bailarina e professora Simone Malta, sendo dirigido também pela profissional. Consagrado por oferecer a jovens e adolescentes oportunidades para a formação e desenvolvimento profissional na área de Dança, o balé é destaque internacional, sendo solicitado, constantemente, para apresentações em aberturas de festivais no Brasil e em diversos outros países.

Apresentação de Balé de Repertório da Cia Jovem do Balé do Teatro Escola Basileu França – Acervo cedido por Gabriel D’Alexandria – Balé do Teatro Escola Basileu França.

Dezenas de bailarinos são formados na Escola do Futuro em Artes Basileu França e ganham destaque nos cenários nacional e internacional. Dessa forma, realizam sonhos por passarem a integrar as mais expressivas Companhias do mundo.

Apresentação de Balé de Repertório da Cia Jovem do Balé do Teatro Escola Basileu França – Acervo cedido por Gabriel D’Alexandria – Balé do Teatro Escola Basileu França.

Lago dos Cisnes – 1877

Baseado em uma lenda alemã, o Lago dos Cisnes foi escrito por Tchaikovsky, mas só fez sucesso quando foi recoreografado por Petipa em 1895.

Disponível em Flickr.com – MEX TV GALA BALLET INBA | Viernes 12 de Junio 2015. Acesso em 16, ago, 2022.

Dom Quixote – 1869

O Balé de Petipa é baseado em episódios retirados do famoso romance Dom Quixote de La Mancha de Miguel de Cervantes.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ballet_Don_Quichotte_-_acte_1.JPG Acesso em 16, ago, 2022.

Giselle – 1841

Coreografado por Jean Coralli e Jules Perrot, o balé conta sobre a desilusão amorosa de Giselle e tem como destaque as Wilis, espírito de virgens que morreram antes de se casarem.

Apresentação de Balé de Repertório da Cia Jovem do Balé do Teatro Escola Basileu França – Acervo cedido por Gabriel D’Alexandria – Balé do Teatro Escola Basileu França.

E por fim…

Em sua maioria recheados de magia, os balés de repertório são capazes de transportar a plateia para um mundo onde realidade e fantasia se combinam. Apesar das diversas questões levantadas atualmente – como a falta de representatividade; histórias que, apesar de darem destaque às personagens femininas, as colocam em condições de submissão; entre outras – é impossível negar a importância desses clássicos que, ainda hoje, sempre que revisitados, arrebatam o público com sua beleza.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 1

Antes de iniciarmos a nossa aula qual era o seu entendimento sobre o que seria um balé de repertório?

QUESTÃO 2

Você conhece alguma escola de dança em sua cidade que ensine o Balé Clássico? E dessas escolas, você sabe se elas ensinam os Balés de Repertório?

SAIBA MAIS – ARTE – DANÇA – BALÉ DE REPERTÓRIO

Canal – Eurim Pablo – Arte Educação – Saiba Mais – Arte – Balé de Repertório – Ballet Jovem do Teatro Escola Basileu França. Disponível em: <https://youtu.be/C91eENwR-oA> Acesso em: 30, ago, 2022.

Canal – ballet and opera – Le Corsaire Mariinsky Theater 2019 Disponível em: <https://youtu.be/hpsVGrl9C7o> Acesso em: 30, ago, 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando na imagem abaixo:

Componente CurricularArte – Modalidade – Dança
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJAAR0539) Considerar aspectos estruturais, dinâmicos e expressivos dos elementos constitutivos do movimento explorando diferentes matrizes estéticas e culturais, dando destaque à valorização da cultura regional goiana e seus modos de produção nas relações com comunidades locais, povos indígenas, rurais, quilombolas e outros.
(EAJAAR0540) Investigar, experimentar e propor diferentes situações de pesquisa, improvisação e criação de movimentos, utilizando-as como fonte para a construção de vocabulários corporais dançados.
Referências:BOGÉA, Inês. Contos do Balé. São Paulo: SESI São Paulo Editora, 2007.
CAMINADA, Eliana. Figuras da Dança. Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura. São Paulo: São Paulo Companhia de Dança. 1999.
_________, Eliana. História da dança: evolução cultural. Rio de Janeiro: SPRINT, 1999.
FARO, Antonio José. Pequena história da dança. 6ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2004.