You are currently viewing Arte – Dança – Videodança

Arte – Dança – Videodança

Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Imagem 1: Acervo do professor. Editado em: canva.com Acesso em: 02, set. 2024.

VIDEODANÇA

A videodança é uma forma artística híbrida que combina elementos da dança e do cinema, criando uma linguagem única que transcende as fronteiras de ambas as disciplinas. Nesta forma de expressão, a coreografia é criada especificamente para a câmera, utilizando o movimento do corpo e a linguagem visual do cinema para explorar novas possibilidades de narrativa e expressão artística.

Imagem da Videodança “Pablo dança Pablo ao som de Pablo” de 2021. Criada pelos Professores: Eurim Pablo e Veruska Bettiol.

Imagem 2: Acervo do professor. Acesso em: 02, set. 2024.

DANÇA E VÍDEO

Diferente de uma simples gravação de uma performance de dança, a videodança é concebida com a câmera como parte integrante do processo criativo. A câmera não é apenas um observador passivo, mas sim um participante ativo que molda a percepção do movimento através de ângulos, cortes, zooms e montagem. O espaço, que na dança tradicional é tridimensional e acessado de forma contínua pelo espectador, na videodança é reinterpretado pela lente da câmera, permitindo manipulações de tempo e espaço que não seriam possíveis ao vivo.

Imagem da Videodança “Pablo dança Pablo ao som de Pablo” de 2021. Criada pelos Professores: Eurim Pablo e Veruska Bettiol.

Imagem 3: Acervo do professor. Acesso em: 02, set. 2024.

EXPERIMENTAÇÕES ESTÉTICAS

A videodança também permite uma liberdade criativa que muitas vezes não é possível no palco. A edição, os efeitos visuais e a trilha sonora podem ser usados para criar atmosferas específicas, enfatizar movimentos ou mesmo contar histórias complexas que combinam o real e o imaginário. Isso possibilita uma vasta gama de experimentações estéticas, onde o corpo pode se fundir com o ambiente, ser multiplicado ou fragmentado, ou mesmo interagir com elementos digitais e animações.

Imagem da Videodança “Pablo dança Pablo ao som de Pablo” de 2021. Criada pelos Professores: Eurim Pablo e Veruska Bettiol.

Imagem 4: Acervo do professor. Editado em: canva.com Acesso em: 02, set. 2024.

MAIOR ACESSO

Além disso, a videodança democratiza o acesso à dança, já que pode ser distribuída e exibida em uma variedade de plataformas, como cinemas, galerias de arte, festivais de vídeo e, especialmente, na internet. Isso amplia o alcance do trabalho dos artistas, permitindo que a videodança seja apreciada por um público global, independentemente de sua localização geográfica.

Imagem da Videodança “Pablo dança Pablo ao som de Pablo” de 2021. Criada pelos Professores: Eurim Pablo e Veruska Bettiol.

Imagem 5: Acervo do professor. Editado em: canva.com Acesso em: 02, set. 2024.

FISICALIDADE DA DANÇA COM A PLASTICIDADE DO CINEMA

A videodança é uma manifestação artística rica e complexa que oferece uma nova maneira de explorar o corpo em movimento, combinando a fisicalidade da dança com a plasticidade do cinema para criar obras que são ao mesmo tempo viscerais e intelectuais, desafiando e expandindo as noções tradicionais de performance e narrativa visual.

SAIBA MAIS

Conheça agora a Videodança “Pablo dança Pablo ao som de Pablo” criada pelos professores: Eurim Pablo e Veruska Bettiol, a videodança que ilustrou nossa aula.

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=DAlY2KQUFjA 

Imagem 6: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DAlY2KQUFjA  Acesso em: 02, set. 2024.

QUESTÃO 1

Como é uma videodança?

QUESTÃO 2

Qual a diferença entre registrar uma dança e criar uma videodança?

QUESTÃO 3

A videodança pode ser distribuída e exibida em uma variedade de plataformas, como cinemas, galerias de arte, festivais de vídeo e, especialmente, na internet. Isso

( A ) democratiza o acesso à dança,

( B ) limita o acesso à dança.

( C ) democratiza o acesso ao cinema.

( D ) limita o acesso ao cinema.

QUESTÃO 4

A videodança é uma manifestação artística rica e complexa que oferece uma nova maneira de explorar o corpo em movimento, combinando

( A ) a fisicalidade da dança com a plasticidade do cinema.

( B ) o registro da dança com a plasticidade do cinema.

( C ) a fisicalidade da dança com a limitação do cinema.

( D ) o registro da dança com a limitação do cinema.


Autoria:Eurim Pablo
Formação:Educação Física e Mestre em Performances Culturais
Componente Curricular:Arte/Teatro
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAAD0414) Explorar o uso de diferentes tecnologias e recursos digitais como forma de registro audiovisual e sensorial de obras de Arte em dança, ampliar a compreensão e relacionar aspectos da percepção estética do sujeito com os diferentes meios de produção e apresentação de produtos artísticos
Referências:CALDAS, Paulo, BRUM, Leonel (orgs.). Videodança. Rio de Janeiro: Oi Futuro, 2007. (Dança em foco, vol. 2).
MACHADO, Arlindo. A arte do vídeo. São Paulo: Brasiliense, 1995.
MIRANDA, Regina. Dança e tecnologia. In: PEREIRA, Roberto; SOTER, Silvia. Lições de dança 2. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2000.
VIDEODANÇA. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo14324/videodanca. Acesso em: 02 de setembro de 2024. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7
Outras Fontes:

http://wikidanca.net/wiki/index.php/Videodan%C3%A7a
http://videodancapesquisa.blogspot.com.br/
https://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo14324/videodanca