Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Imagem 1: https://flic.kr/p/2e7Zx7B Acesso em 03, jun. 2024.
A DANÇA E A CULTURA DE MASSA
A dança é uma forma de arte e expressão que tem existido desde os tempos antigos. Ela não só envolve movimento e ritmo, mas também é uma maneira de comunicar emoções e contar histórias. No entanto, no mundo moderno, a dança também se tornou uma parte significativa da cultura de massa.
A cultura de massa refere-se aos produtos culturais, como músicas, filmes, programas de TV e, claro, danças, que são produzidos em grande escala e consumidos por muitas pessoas ao redor do mundo. Um exemplo clássico de como a dança se integra à cultura de massa é o surgimento de estilos de dança populares através da mídia.
Pessoas dançando para as redes sociais em espaços públicos.
Imagem 2: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4a/1TikTokBerlin.png?20220412160343
Acesso em 03, jun. 2024.
DANÇAS VIRAIS E REDES SOCIAIS
Hoje em dia, as redes sociais como TikTok, Instagram e YouTube desempenham um papel crucial na disseminação de novas danças. Um exemplo famoso é a dança do “Harlem Shake” ou o “Gangnam Style”. Essas danças se tornaram virais e foram reproduzidas por milhões de pessoas em todo o mundo. As redes sociais permitem que qualquer pessoa, em qualquer lugar, aprenda e compartilhe essas danças rapidamente.
Essas plataformas também permitem que dançarinos amadores e profissionais mostrem seu talento e ganhem reconhecimento. Através de vídeos curtos, tutoriais e desafios de dança, a cultura de massa é constantemente renovada e reinventada.
Exemplo da “Harlem Shake”, famosa dança das Redes Sociais.
Imagem 3: https://flic.kr/p/dXrPkP Björn. Acesso em 03, jun. 2024.
ESTILOS DE DANÇA E IDENTIDADE CULTURAL
Mesmo com a popularização através da cultura de massa, muitos estilos de dança mantêm suas raízes culturais. O hip-hop, por exemplo, nasceu nos bairros de Nova York nos anos 70 e ainda carrega consigo a essência das comunidades afro-americanas e latinas. Outros estilos, como o samba no Brasil ou o flamenco na Espanha, são profundamente enraizados na história e nas tradições locais.
No entanto, quando esses estilos de dança entram na cultura de massa, eles podem sofrer adaptações e misturas com outros estilos. Isso pode ser positivo, pois promove a diversidade e o intercâmbio cultural. Ao mesmo tempo, é importante reconhecer e respeitar as origens culturais desses estilos.
DESAFIOS DA DANÇA NA CULTURA DE MASSA
A comercialização da dança pode levar à superficialidade, onde o foco está mais na aparência e menos na expressão artística. Além disso, há o risco de apropriação cultural, onde elementos de uma cultura são usados sem o devido respeito ou compreensão.
Grupo na Coréia dançando “Gangnam Style” fenômeno de dança na Internet.
Imagem 4: https://flic.kr/p/dhLGGa Acesso em 03, jun. 2024.
O FENÔMENO DANÇA
A dança na cultura de massa é um fenômeno que reflete a forma como nos conectamos e expressamos no mundo moderno. Ela mostra como a tecnologia e a globalização podem espalhar cultura e criatividade por todo o planeta. Ao mesmo tempo, é essencial valorizar as raízes e a autenticidade dos diversos estilos de dança que formam essa rica tapeçaria cultural.
Portanto, da próxima vez que você aprender uma nova dança viral, lembre-se da história e da cultura por trás dos movimentos. Dance com alegria, respeito e gratidão por todas as culturas que contribuem para essa incrível forma de arte.
QUESTÃO 1
No seu entendimento o que é cultura de massa?
QUESTÃO 2
Como a dança está presente na cultura de massa?
QUESTÃO 3
A cultura de massa refere-se aos produtos culturais, como músicas, filmes, programas de TV e, claro, danças, que são
(A) produzidos em grande escala e consumidos por poucas pessoas ao redor do mundo.
(B) produzidos em pequena escala e consumidos por muitas pessoas ao redor do mundo.
(C) produzidos em grande escala e consumidos por poucas pessoas ao redor do mundo.
(D) produzidos em grande escala e consumidos por muitas pessoas ao redor do mundo.
QUESTÃO 4
A comercialização da dança pode levar à superficialidade, onde o foco
(A) está menos na aparência e mais na expressão artística.
(B) está mais na aparência e menos na expressão artística.
(C) está menos na aparência e menos na expressão artística.
(D) está mais na aparência e mais na expressão artística.
Autoria: | Eurim Pablo |
Formação: | Educação Física e Mestre em Performances Culturais |
Componente Curricular: | Arte/Dança |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAAD0503) Explorar e analisar criticamente elementos da cena artística, com foco na produção em dança, nacional e estrangeira, investigando aspectos estruturais e organizacionais que compõem o mundo da Arte em diferentes contextos e culturas |
Referências: | BARDET, Marie. A filosofia da dança: um encontro entre dança e filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2014. BRITTO, Fabiana. Temporalidade em dança: parâmetros para uma história contemporânea. Belo Horizonte: FID Editorial, 2008. MARQUES, Isabel A. Linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010. TOMAZZONI, Airton. Lições de dança no baile da pós-modernidade: corpos (des)governados na mídia. Porto Alegre, 2009. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. |