Esta proposta de atividade de ARTE – ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
POLUIÇÃO VISUAL
Com o objetivo de abordar o assunto poluição visual, vamos falar antes sobre o elemento cor e seus efeitos artísticos e estéticos. Vamos conhecer algumas leis que regem as cores, e entender o conceito, os usos, a aplicação, os significados das cores e pesquisar misturas e combinações.
O uso de muitas cores ou a forma inadequada de aplicá-las podem gerar poluição visual, resultando em um ambiente desequilibrado e muitas vezes pesado. Do mesmo jeito, a baixa estimulação visual, ou seja, a falta de cor, também causa desconforto. Você se lembra de alguma poluição visual, algo que te incomodou visualmente, pelo excesso ou pela falta de cores?
A poluição visual é uma forma de poluição ambiental que se refere à presença excessiva e desordenada de elementos visuais indesejados em uma determinada área, interferindo na estética, na funcionalidade e na qualidade visual do ambiente. Isso pode incluir uma série de elementos, como anúncios, placas de sinalização, cartazes, fios elétricos expostos, veículos abandonados, lixo e outros objetos que poluem a paisagem e prejudicam a experiência visual das pessoas.
IMAGENS DE POLUIÇÃO VISUAL
Imagem 4: Disponível em: https://flic.kr/p/2je86d6
Acesso em 26, jan. 22.
Imagem 6: Disponível em: https://flic.kr/p/2je9vnH
Acesso em 26, jan. 22.
CORES
As cores primárias são: vermelho, amarelo e azul. A combinação destas três cores gera o branco e a ausência da cor luz o preto.
A combinação de duas cores primárias dá origem às cores secundárias. E a mistura de uma cor primária com uma ou mais secundárias cria as cores terciárias.
Cores Primárias
Azul, Vermelho e Amarelo
As cores secundárias são: laranja, roxo e verde. Veja as misturas possíveis entre elas: O verde é produzido da mistura de azul e amarelo. O laranja é feito a partir da combinação da cor amarela com a vermelha.
Cores secundárias são as cores que se formam pela mistura de duas cores primárias, em partes iguais.
Cores Secundárias
Laranja, Roxo e Verde
A poluição visual se dá quando as informações visuais estão em excesso ou algum fator que cause algum estresse estético no ambiente que afeta a qualidade de vida dos seres humanos. A poluição visual é encontrada em áreas urbanas, principalmente em áreas comerciais pelo excesso de propagandas. Você conhece alguns locais na sua cidade com poluição visual?
Vamos responder algumas questões?
QUESTÃO 1:
O que é Poluição Visual?
QUESTÃO 2:
Quais são as cores primárias e secundárias?
QUESTÃO 3:
Sobre Poluição Visual, podemos afirmar que
( A ) o uso de muitas cores ou a forma inadequada de aplicá-las podem gerar poluição visual.
( B ) a baixa estimulação visual, ou seja, a falta de cor, pode causar grande conforto visual.
( C ) é uma forma de poluição ambiental que se refere somente à ausência de elementos visuais em uma determinada área.
( D ) é uma forma de poluição sonora.
QUESTÃO 4:
Sobre a combinação de cores podemos dizer que
( A ) a combinação de duas cores primárias dá origem às cores terciárias e a mistura de uma cor primária com uma ou mais terciárias cria as cores secundárias.
( B ) a combinação de duas cores primárias dá origem às cores secundárias e a mistura de uma cor primária com uma ou mais secundárias cria as cores terciárias.
( C ) a combinação de duas cores secundárias dá origem às cores primárias e a mistura de uma cor primária com uma ou mais terciárias cria as cores secundárias.
( D ) a combinação de duas cores terciárias dá origem às cores primárias e a mistura de uma cor terciária com uma ou mais primárias cria as cores secundárias.
QUESTÃO 5:
Vamos misturar as cores primárias e ver os resultados?
Para resolver essa questão vamos realizar uma atividade.
Misture as cores primárias:
Vermelho + amarelo =
Vermelho + azul =
Amarelo + azul =
Vamos assim, criar as cores secundárias, veja os possíveis resultados.
QUESTÃO 6:
Vamos misturar as cores primárias e/com as secundárias e ver os resultados?
Para resolver essa questão vamos realizar uma atividade.
Misture as cores primárias e depois uma primária com uma secundária, para criarmos as cores terciárias e veja os possíveis resultados.
SAIBA MAIS:
No saiba mais – Arte teremos um vídeo que apresenta a estrela das cores ou estrela de Oswald e faremos a mistura de cores, partindo das primárias, criando as secundárias e terciárias. Assista ao vídeo.
Saiba mais – Arte – artes visuais. Mistura de cores.
Autoria: | Eurim Pablo |
Formação: | Educação Física e Mestre em Performances Culturais |
Componente Curricular: | Arte – Artes Visuais |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAAV0508) Investigar, utilizar e relacionar, em produções artísticas pessoais, os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, suporte, espaço, volume, ritmo, movimento, textura, plano/superfície, dentre outros) |
Referências: | FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores em comunicação. 4ª ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2000, p. 21. VENTRELLA, Roseli e Arruda, Jacqueline. Projeto Educação para o Século XXI – Série Link da Arte 5ª série. Escala Educacional. |