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Arte – Artes Visuais – Arte e Tecnologia

Esta proposta de atividade de ARTE – ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA

Imagem 1: Disponível em: https://www.flickr.com/photos/youraccount/7177851500 Acesso em: 15, ago. 2023.

AÇÃO REFLEXIVA 1

O que você vê na imagem?

Um amontoado de coisas?

Será uma torre?

Será uma escultura?

Será uma instalação?

De qual material foi feito? Madeira, plástico, vidro…

Você reconhece os objetos utilizados?

ARTE E TECNOLOGIA

No cruzamento entre os domínios da arte e da tecnologia, emerge uma fusão que desencadeia uma explosão de criatividade e inovação. A interação entre esses dois campos aparentemente distintos tem gerado um terreno fértil para a expressão artística e o avanço tecnológico, moldando o panorama cultural e transformando a maneira como percebemos o mundo ao nosso redor.

https://lh3.googleusercontent.com/hIn1goe3RCJ6cvzjYWd7nXl36iOORJgjvvm2oSV7VPIKgxTcxmeOZ37CF4eVxixCRC2eOhMxSrgnJOUlzKuQkEl_CO81meOOtIZhA2X0btIYeLG6LkHTxyWcqS-mUEZv06whaADVP727XYwIzmmLuw=s2048

Imagem 2: Disponível em: https://www.flickr.com/photos/wm_archiv/29828321818/in/photostream/  Acesso em: 15, ago. 2023.

REVOLUÇÃO ARTÍSTICA

A arte sempre teve o poder de desafiar as fronteiras convencionais e evocar emoções profundas. A tecnologia, por sua vez, ampliou o alcance dessa influência ao proporcionar novas ferramentas e plataformas para artistas explorarem suas visões de maneiras anteriormente inimagináveis. Desde a renascença, quando os mestres da pintura utilizavam técnicas inovadoras de perspectiva, até os dias atuais, em que artistas digitais criam obras de arte interativas usando realidade virtual e IA – inteligência artificial, a colaboração entre arte e tecnologia tem conduzido a revoluções artísticas em várias eras.

IMAGEM GERADA POR IA

Imagem 3: Disponível em: https://pixabay.com/es/illustrations/ia-generada-%C3%A1rboles-planeta-luna-8045107/ Acesso em 15, ago. 2023.

REALIDADE VIRTUAL

A realidade virtual e aumentada abriram portas para experiências imersivas e interativas, permitindo que o público mergulhe nas criações artísticas de maneiras nunca antes possíveis. Museus virtuais oferecem a oportunidade de explorar galerias de arte de todo o mundo sem sair de casa, enquanto artistas experimentam novas formas de contar histórias e evocar sensações por meio de ambientes tridimensionais. A realidade aumentada, por sua vez, tem o poder de transformar o ambiente cotidiano em uma tela em branco, onde elementos artísticos podem ser sobrepostos à realidade, desafiando nossa percepção do que é real e imaginário.

Imagem 4: Imagem acervo pessoal do Professor Eurim Pablo, cedida ao Conexão Escola.

IA – INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A inteligência artificial também desempenha um papel transformador nesse diálogo entre arte e tecnologia. Algoritmos treinados em grandes conjuntos de dados podem gerar arte visual, música e literatura. Embora haja debates sobre a autenticidade da criação de IA, não se pode negar que ela desencadeou novas abordagens artísticas e inspirou colaborações inovadoras entre humanos e máquinas. Artistas agora utilizam algoritmos para explorar padrões complexos, criar obras colaborativas com IA e até mesmo questionar as fronteiras da criatividade humana.

Imagem 5: Disponível em: https://flic.kr/p/2o6dQZa Acesso em: 15, ago. 2023.

ARTE ACESSÍVEL

Contudo, essa fusão não se limita apenas à criação artística. A tecnologia também desempenha um papel vital na preservação e disseminação da arte, com arquivos digitais e plataformas online permitindo que obras-primas sejam acessíveis a um público global. A digitalização de acervos de museus, por exemplo, não apenas protege obras valiosas da deterioração, mas também garante que a riqueza cultural seja compartilhada com pessoas em todo o mundo.

Imagem 6: Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/galeria-de-arte-museu-as-fotos-4242219/  Acesso em: 15, ago. 2023.

EXPLORAÇÃO CRIATIVA E INOVAÇÃO

A interseção entre arte e tecnologia é um terreno fecundo para a exploração criativa e a inovação. À medida que avançamos no século XXI, é emocionante considerar as infinitas possibilidades que essa colaboração pode trazer. À medida que artistas e tecnólogos continuam a explorar as fronteiras desses campos, o mundo da arte se torna um espaço cada vez mais diversificado, desafiador e emocionante, moldando nossa compreensão da criatividade e da expressão humanas.

QUESTÃO 1

De que maneira a interação entre arte e tecnologia tem transformado a experiência do público em relação às obras de arte?

QUESTÃO 2

Quais são os benefícios que a digitalização de acervos de museus e a disponibilidade de obras de arte online trazem para a apreciação e acessibilidade cultural global?

QUESTÃO 3

Uma das maneiras pelas quais a tecnologia está impactando a experiência do público em relação à arte é

( A ) limitando o acesso a obras de arte por meio de plataformas digitais.

( B ) reduzindo a interatividade nas galerias de arte tradicionais.

( C ) proporcionando experiências imersivas e interativas por meio da realidade virtual e aumentada.

( D ) eliminando completamente a necessidade de galerias físicas.

QUESTÃO 4

A inteligência artificial (IA) está sendo aplicada no contexto da criação artística pois,

( A ) a IA não tem relevância no campo da arte.

( B ) a IA é usada apenas para imitar estilos de arte históricos.

( C ) a IA é usada exclusivamente para criar arte abstrata.

( D ) a IA é utilizada para gerar arte visual, música e literatura, inspirando novas abordagens criativas.


Autoria:Eurim Pablo
Formação:Educação Física e Mestre em Performances Culturais
Componente Curricular:Arte/Artes Visuais
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJAAR0827) Elaborar formas diferenciadas de registros, sistematizações e comunicação sobre as experiências vividas nos diferentes espaços e instituições promotoras de arte e cultura
Referências:LEVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. São Paulo, Editora 34, 1996. 
___________ O que é virtual. São Paulo, Editora 34, 1996. 
___________ Cibercultura. São Paulo, Editora 34, 1997. 
PILLAR, Analice Dutra; VIEIRA, Denyse. O Vídeo e a Metodologia Triangular no ensino da arte. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Fundação Iochpe, 1992.
VENTRELLA, Roseli e Arruda, Jacqueline. Projeto Educação para o Século XXI – Série Link da Arte 8ª série. Escala Educacional.