You are currently viewing Arte – Artes Visuais: Arte e Artesanato

Arte – Artes Visuais: Arte e Artesanato

Esta proposta de atividade de ARTE – ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Imagem 3: Disponível em: https://flic.kr/p/6Zs6S3 Atentar Imagem. Acesso em 17, jan. 2024.

AÇÃO REFLEXIVA

• Você sabe a diferença entre arte e artesanato?
  • Tem algum artesanato na sua casa?
  • Você conhece algum artesão?

ARTE

A arte e o artesanato são expressões culturais que têm desempenhado papéis significativos ao longo da história, enriquecendo a vida das pessoas e refletindo a diversidade das sociedades. Enquanto a arte muitas vezes busca provocar emoções e transmitir mensagens profundas por meio de diversas formas de expressão, o artesanato se destaca por sua abordagem mais prática e funcional.

ARTE

Imagem 1: Disponível em: https://flic.kr/p/EQ4uiq Acesso em 17, jan. 2024.

ARTESANATO

Imagem 2: Disponível em: https://flic.kr/p/pGP29a Eric Leon. Acesso em 17, jan. 2024.

ARTESANATO

O artesanato, em sua essência, é a criação de objetos úteis ou decorativos através de técnicas tradicionais e habilidades manuais, muitas vezes transmitidas de geração em geração. Este tipo de expressão artística valoriza a singularidade e a autenticidade, frequentemente incorporando materiais naturais e técnicas artesanais que conferem uma identidade única a cada peça.

As características do artesanato incluem a atenção meticulosa aos detalhes, a utilização de materiais locais e a valorização do processo manual de produção. Ao contrário da produção em massa, o artesanato ressalta a singularidade de cada criação, promovendo a apreciação do trabalho manual e a conexão com a tradição cultural. As peças artesanais frequentemente refletem a criatividade e o talento do artesão, carregando consigo uma narrativa cultural e histórica.

Dessa forma, o artesanato não apenas proporciona objetos belos e funcionais, mas também preserva e celebra as raízes culturais de uma comunidade, sendo um testemunho tangível da habilidade humana e da riqueza da diversidade artística.

ARTESÃO DIVINO MOREIRA

Vamos conhecer agora a história do Artesão Divino Moreira, ele mora em Goiânia – GO e vai apresentar sua trajetória artística, contar suas histórias e mostrar seus trabalhos.

Vamos assistir aos Programas do Conexão Escola do quadro ConectARTE. Clique na imagem e acesse o vídeo.

PARTE I

Canal: Portal Conexão Escola. Conectarte #7 – Entrevista Com Divino Moreira – Parte 1

PARTE II

Canal: Portal Conexão Escola. Conectarte #8 – Entrevista Com Divino Moreira – Parte II

QUESTÃO 1

Explique a importância da transmissão de habilidades manuais de geração em geração no contexto do artesanato.

QUESTÃO 2

Explique como a música popular pode servir como um reflexo da cultura e da sociedade em que está inserida, destacando um exemplo específico.

QUESTÃO 3

Uma característica fundamental do artesanato é

( A ) o desprezo pela singularidade.

( B ) a produção em massa.

( C ) a utilização de máquinas industriais.

( D ) a valorização do processo manual.

QUESTÃO 4

A arte e o artesanato se distinguem pois,

( A ) ambos visam a produção em larga escala.

( B ) a arte é mais funcional que o artesanato.

( C ) o artesanato é prático e funcional, enquanto a arte busca provocar emoções.

( D ) ambos são termos intercambiáveis, sem diferenças significativas.

Autoria:Eurim Pablo
Formação:Educação Física e Mestre em Performances Culturais
Componente Curricular:Arte/Artes Visuais
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAAV0402) Identificar e explorar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em âmbito local, regional, nacional e universal, refletindo sobre suas diferentes representações
Referências:AMORIM, Maria A. Artesanato: Tradição e Arte. Recife: Companhia Editora de Pernambuco, Revista Continente Documento n. 35, 2005.
ANDRADE, Mario de. O artista e o artesão em: O Baile das quatro artes. São Paulo: Martins Editora, p. 86. 1975.
LODY, Raul.; SOUZA, Marina M. Artesanato Brasileiro; madeira. Rio de Janeiro: FUNARTE, Instituto Nacional do Folclore, 1988.
MASCELANI, Angela. O Mundo da Arte Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Museu Casa do Pontal/Mauad Editora, 2002.
RIBEIRO, Berta. O artesão tradicional e seu papel na sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: FUNARTE, Instituto Nacional do Folclore, 1983.