You are currently viewing Arte – Artes Visuais – Arte, Artesanato e Design

Arte – Artes Visuais – Arte, Artesanato e Design

Esta proposta de atividade de ARTE – ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Imagem 1: Junção das imagens 2, 3 e 4 no Canvas. Criado em: 02, fev. 2024.

AÇÃO REFLEXIVA

Você sabe o que é: Arte? Artesanato? Design?

Conhece algum: Artista? Artesão? Designer?

Arte, Artesanato e Design: Expressões Criativas que Transformam o Mundo

Arte, artesanato e design são manifestações intrinsecamente ligadas à criatividade humana, cada uma com suas características distintas, mas todas contribuindo para a riqueza cultural e estética da sociedade. Vamos explorar as peculiaridades de cada uma dessas expressões.

ARTE

A arte é uma forma de expressão que visa transmitir emoções, conceitos e reflexões por meio de elementos visuais, sonoros ou performáticos. Sua principal característica é a busca pela originalidade e pelo impacto emocional. A arte pode ser abstrata, figurativa, contemporânea ou clássica, e engloba uma vasta gama de técnicas e estilos.

Imagem 2: Disponível em: https://flic.kr/p/q4ynST Ainara Castillo. Acesso em: 05, fev. 2024.

ARTESANATO

O artesanato é a produção manual de objetos utilitários ou decorativos, muitas vezes utilizando técnicas tradicionais e materiais naturais. Diferencia-se da arte por sua funcionalidade prática, sendo valorizado não apenas pela estética, mas também pelo trabalho manual envolvido. O artesanato preserva tradições culturais e frequentemente envolve comunidades locais na sua produção.

Imagem 3: Disponível em: https://flic.kr/p/2kUkDCc Vanderlei Meneguini. Acesso em: 05, fev. 2024.

DESIGN

O design é uma disciplina que combina funcionalidade e estética na criação de produtos, ambientes ou sistemas. Ele visa atender às necessidades práticas e estéticas dos usuários, utilizando princípios de ergonomia, usabilidade e estética visual. O design pode ser gráfico, de produto, de interiores, entre outros, e desempenha um papel crucial na melhoria da experiência humana com o ambiente.

Imagem 4: Disponível em: https://flic.kr/p/h8HiNs JOHNSON DESIGN SDTUDIO. Acesso em: 05, fev. 2024.

ARTESÃO DIVINO MOREIRA

E para conhecer sobre o nosso artesanato regional, vamos conhecer a história do Artesão Divino Moreira, ele mora em Goiânia – GO e vai apresentar sua trajetória artística, contar suas histórias e mostrar seus trabalhos.

Vamos assistir aos Programas do Conexão Escola do quadro ConectARTE.

ARTESÃO DIVINO MOREIRA – PARTE I

Canal: Portal Conexão Escola. Conectarte #7 – Entrevista Com Divino Moreira – Parte 1

ARTESÃO DIVINO MOREIRA – PARTE II

Canal: Portal Conexão Escola. Conectarte #8 – Entrevista Com Divino Moreira – Parte II

QUESTÃO 1

Explique a diferença entre arte e artesanato.

QUESTÃO 2

Como o artesanato pode contribuir para a preservação das tradições culturais em uma sociedade?

QUESTÃO 3

O que caracteriza a arte é

( A ) a sua funcionalidade prática.

( B ) a sua originalidade e impacto emocional.

( C ) o uso de técnicas tradicionais.

( D ) a produção manual de objetos.

QUESTÃO 4

A principal função do design é

( A ) transmitir emoções.

( B ) preservar tradições culturais.

( C ) combinar funcionalidade e estética.

( D ) expressar reflexões conceituais.

Autoria:Eurim Pablo
Formação:Educação Física e Mestre em Performances Culturais
Componente Curricular:Arte/Artes Visuais
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJAAR0815) Identificar e dialogar sobre os aspectos históricos, sociais e políticos presentes nas produções artísticas, problematizando as diferentes narrativas e categorizações da arte (arte tradicional, arte contemporânea, artesanato, folclore, arquitetura, arte digital, design publicidade, etc.).
Referências:CIPINIUK, Alberto. O novo no design: transgressão ou impertinência. Rio de Janeiro: Simpósio LARS, 2006.
LODY, Raul.; SOUZA, Marina M. Artesanato Brasileiro; madeira. Rio de Janeiro: FUNARTE, Instituto Nacional do Folclore, 1988.
LUPTON, Ellen. Novos Fundamentos Do Design. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
MASCELANI, Angela. O Mundo da Arte Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Museu Casa do Pontal/Mauad Editora, 2002.
RIBEIRO, Berta. O artesão tradicional e seu papel na sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: FUNARTE, Instituto Nacional do Folclore, 1983.