You are currently viewing Argumentar é preciso!

Argumentar é preciso!

Hoje a nossa conversa é sobre argumentação. Ou, mais especificamente, sobre como podemos usar a argumentação para defender pontos de vistas, teses, ideias e opiniões. 

Você costuma defender seus pontos de vistas? 

Como você faz isso? 

Aliás, vamos começar do começo: você sabe o que são argumentos? Usa argumentos no seu dia a dia para debater ideias e defender seus posicionamentos? 

O mais legal de aprender a argumentar é que você aprende não apenas a defender o seu ponto de vista pessoal, mas a defender e reivindicar direitos que são de todas as pessoas. 

E quando fazemos isso, estamos atuando como cidadãos. Ou, melhor dizendo, estamos exercendo nossa cidadania.

Você sabe explicar o que é cidadania? 

Anote no seu caderno o que sabe sobre isso. Se puder pesquise no dicionário o que é cidadania.

Ah, só mais uma pergunta: você sabe dizer qual a relação entre cidadania e a capacidade de argumentar?  


A atividade

Escreva um texto argumentativo, que pode ser uma redação dissertativa-argumentativa ou um artigo de opinião, para falar sobre o que você considera uma prática de cidadania. 

Para isso, vale a pena pensar, por exemplo, em algum problema social importante para a comunidade onde você vive ou para a sua comunidade escolar.

Considere também o que você e outras pessoas dessa comunidade podem fazer para mudar a situação e resolver o problema.

Seu texto precisa não apenas mostrar como os direitos e deveres dos cidadãos são importantes, mas também como exercê-los pode ajudar na solução desse problema.

Lembre-se: Todo texto argumentativo apresenta o problema e a ideia ou tese a ser defendida, mostrando o posicionamento do autor do texto sobre uma questão. 

Mas, para mostrar o seu ponto de vista sobre o problema e propor mudanças, é preciso ter clareza sobre os argumentos usados para justificar esse ponto de vista.

Por isso, é sempre bom, antes de escrever, pesquisar e ler sobre o tema, selecionar dados e conversar com outras pessoas que entendam do assunto. 

Depois de tudo isso, ainda é preciso planejar as partes do texto, escrevê-lo e, claro, revisá-lo!!

Preparado para o desafio dessa escrita? Boa produção.


História
Língua Portuguesa(EAJALP0745) Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes e respeitar os turnos de fala no momento das discussões.
(EAJALP0820) Utilizar estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição e reescrita de textos coletivos. (EAJALP0821) Elaborar notícias, resenhas, artigos de opiniões, dentre outros.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento