O solo é definido como o material orgânico ou mineral na porção superior da crosta terrestre que serve de base para todas as atividades socioespaciais e naturais. Vamos aprender um pouco mais sobre esse maravilhoso recurso renovável? Vamos lá! Hoje, vamos aprender sobre o uso correto do solo, suas características, quais são os tipos de solo e qual a maneira correta de conservá-lo mais do que simplesmente a camada superficial da Terra, é conceituado como o substrato terrestre.
ATIVIDADE 1
Observe a imagem abaixo:
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2020/10/scrap-166495_1280-e1603917637239-1024x682.jpg)
ATIVIDADE 2
Após ter observado a imagem, escreva em seu caderno:
– O que essa imagem está representando?
– Quais ações tomamos no dia-a-dia que contribuem para a situação mostrada na imagem?
ATIVIDADE 3
Você sabia que o óleo de cozinha usado quando descartado de maneira incorreta polui os nossos rios e o nosso solo?
Por isso é muito importante aprendermos como descartar ou reaproveitar o óleo que usamos na cozinha.
Veja a imagem abaixo e leia como armazenar o óleo.
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2020/10/Sabesp-Ação-de-troca-de-óleo-de-cozinha-usado_06.12.2014-mini-e1603917871573.jpg)
ATIVIDADE 4
Agora, reflita sobre seus hábitos de descarte do óleo que você usas diariamente.
É possível descartar o óleo de outra forma? Qual ou quais?
Componentes: | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Geografia | Identificar formas de participação individual e coletiva na comunidade, desenvolvendo atitudes que tragam melhorias na infraestrutura da comunidade |
Língua Portuguesa | Formular e verificar hipóteses sobre os textos lidos |
Ciências | Reconhecer as formas de descarte, reutilização e/ou reciclagem de materiais consumidos cotidianamente e destacar os resíduos como fonte de matéria-prima. |
EAJA – Educação Ambiental e Saúde – 1° Segmento – 4ª séries