Hi students! Nesta aula vamos analisar o uso de alguns anglicismos (termos ou expressões da língua inglesa presentes no nosso cotidiano) em Goiânia, ocasionados pela pandemia provocada pelo novo coronavírus. Anglicismo, de acordo com a definição do Wikipédia, “é um termo ou expressão da língua inglesa introduzido a outra língua, seja devido à necessidade de designar objetos ou fenômenos novos, para os quais não existe designação adequada na língua alvo, seja por qualquer motivo”. O anglicismo recebeu grande estímulo a partir das décadas de 80 e 90 do século XX (1901-2000), quando os Estados Unidos se tornam uma “superpotência mundial” a partir do fim da antiga União Soviética (1991), de modo que este processo histórico culmina com um movimento denominado por “Globalização”.
Então, anglicismos são palavras da língua inglesa que usamos no nosso idioma, por exemplo, quando penso em anglicismo, vem automaticamente à minha memória shopping center, hot dog, selfie, notebook. E você, quais anglicismos aparecem em sua memória neste momento? Provavelmente, você pensou em alguns dos anglicismos que aparecem na tela (lockdown, drive-thru, delivery, live, online, home office, fakenews, online), justamente devido ao fato de que estes anglicismos têm sido usado frequentemente neste momento de pandemia, especialmente pelos meios de comunicação e pelo comércio.
Atividade 1
Acesse o Link e leia o texto:
https://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/anglicismos.htm
a) Após a leitura faça uma lista em seu caderno com 05 palavras inglesas que se popularizaram com a pandemia do coronavírus.
b) Faça outra lista em seu caderno com 05 palavras inglesas que já eram usadas no seu dia a dia antes da pandemia do coronavírus.
Atividade 2
Globalização:
A Globalização” tem início com o fim da “Guerra Fria”, que foi uma disputa pela hegemonia mundial após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) protagonizada por duas grandes potências mundiais: os Estados Unidos da América do Norte (EUA/USA), em liderança do “Bloco Capitalista”, e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS/CCCP), em liderança do “Bloco Socialista”. A URSS teve origem na Revolução Russa em 1917, sendo consolidada em 1922 a partir da união da Rússia e outros 14 países de dois continentes, Europa e Ásia. Seu fim ocorre em 1991, o que provocou o desmembramento destes 15 países. Logo, o principal rival dos soviéticos na “Guerra Fria”, os EUA, se fortalece e assume a liderança mundial. A partir da década de 90, lideranças políticas e econômicas dos EUA anunciam o início de um novo período que denominam como “Nova Ordem Mundial”, em que ocorreria a expansão do “Bloco Capitalista” para todo o globo terrestre, por isso, estas mesmas lideranças denominaram esta expansão capitalista como “Globalização”. Portanto, existem muitas críticas ao processo de “Globalização”, principalmente devido à exclusão social de grandes segmentos humanos e a consequente concentração de renda entre as classes sociais mais ricas.
Saiba mais com os textos abaixo e depois elabore a proposta apresentada.
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-globalizacao.htm
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/globalizacao.htm
Em seu caderno de História, elabore um parágrafo de 07 linhas explicando qual relação existe entre o “Anglicismo” e a “Globalização”.
Obs.: lembre-se de registrar a data de quando fizer esta atividade e o tema “GLOBALIZAÇÃO”.
Saiba Mais | Referências
Componentes Curricularres | Língua Inglesa Língua Portuguesa História |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | Língua Inglesa: (EAJALI0826) Compreender e refletir sobre a comunicação intercultural como meio de valorização pessoal e de construção de identidades. (EAJALI0827) Compreender a importância de se acolher e/ou legitimar diferentes formas de expressão da língua, tratando os usos locais do inglês e recursos linguísticos inerentes a eles em uma perspectiva de construção de repertório linguístico. Língua Portuguesa: (EAJALP0871) Analisar os empréstimos linguísticos (estrangeirismos) presentes na língua portuguesa. História: (EAJAHI0883) Analisar mudanças e permanências associadas ao processo de globalização, considerando os argumentos dos movimentos críticos às políticas globais. |
Professores/as | Márcio Marcos dos Santos Lúcia Vagna Rafael da Silva Bastos Marcelo Henrique Ribeiro Borges |
Instituição Educacional | EM Marcos Antônio Dias Batista EM Recanto do Bosque |
CRE | Maria Helena Bretas |
EAJA –Ética e Cidadania – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries