Responsabilidade financeira é um tópico cada vez mais importante no dia a dia de todas as pessoas. Mesmo que dívidas e a falta de disciplina não sejam temas novos, eles são sempre atuais e se renovam com o passar dos anos. Por isso, aprender a elaborar um orçamento familiar é fundamental para qualquer um. Essa atividade tem o propósito de fazer uma reflexão sobre a importância da elaboração de um orçamento familiar e simultaneamente como fazer sua análise confrontando receitas e despesas.
Atividade 1
Agora, faça uma reflexão sobre seu orçamento familiar:
- Minha família possui um orçamento doméstico?
- Sei identificar e diferenciar as “Entradas” e as “Saídas” de dinheiro?
- Eu tenho o hábito de anotar quais são as “Entradas” e as “Saídas” de dinheiro?
- Minhas “Entradas”, ou seja, minhas receitas são suficientes para cobrir as “Saídas”, ou seja, as despesas do mês?
- Quando o mês termina, eu consigo ter uma sobra financeira e assim guardar dinheiro? Ou quando o mês termina eu ainda não consigo pagar todas as despesas?
Atividade 2
Observe a seguir de um modelo de orçamento familiar:
Importante:
- Receitas e despesas previstas: é uma previsão, não quer dizer que irá acontecer
- Receitas e despesas reais: é o que de fato aconteceu, realizou.
- Diferença entre receitas: É o que aconteceu (real) “menos” o previsto (previsão)
- Diferença entre despesas: É a prevista (previsão) “menos” o que aconteceu (real)
Atividade 3
Tendo como base esta tabela, elabore um pequeno texto em que você faça uma análise sobre o orçamento desta família.
Este texto teve conter:
- Os termos citados acima.
- Porque é importante sempre ter uma sobra financeira, ou seja, as receitas devem ser sempre maiores que as despesas.
- Uma análise da sua situação financeira atual e como você pode mudar essa situação.
Componentes | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Matemática | Interpretar, resolver e elaborar situações-problema com adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação de números racionais, compreendendo a relação entre elas e suas propriedades operatórias em situações diversas. Planejar e coletar dados de pesquisas, fazendo o registro, representação e interpretação das informações, por meio de tabelas, gráficos e textos. |
Língua Portuguesa | Ler, interpretar e analisar textos multissemióticos, com efeitos de sentido, procedimento de leitura, tema, estilo e estrutura dos gêneros estudados. |
EAJA – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries – Educação Financeira e Empreendedorismo