Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 4º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Urbanização
Ainda que a palavra urbanização apareça recorrentemente em nosso cotidiano, muitas pessoas não sabem definir o que é urbanização. Esse conceito é frequentemente associado ao crescimento das cidades e sua expansão sobre a zona rural. Porem, ainda que não esteja de todo errado, a urbanização é complexa e apresenta características diferentes a depender da região de ocorrência.
Podemos compreender a urbanização como o crescimento da população urbana proporcionalmente maior do que da população rural. Agora, quando o espaço físico da cidade está em expansão com o surgimento de novos bairros, áreas de lazer, vias municipais de tráfego e outros equipamentos urbanos, estamos falando de crescimento urbano.
O processo de urbanização intensificou- se a partir da Revolução Industrial, em meados do século XVIII, uma série de fatores, entre eles os empregos gerados pelas indústrias; instaladas nas cidades, atraiu inúmeras pessoas saindo do campo em direção às cidades em busca de melhores condições de vida. Vale ressaltar, que a saída em passa de pessoas do campo durante um período é conhecido por êxodo rural. Atualmente, mais da metade da população mundial vive em áreas urbanas, o que reflete a grande transformação econômica e social pela qual a sociedade passou.
Quando mais da metade da população de um lugar moram nas áreas urbanas, podemos afirmar que esse lugar é urbano. Nem sempre o mundo foi urbano, foi apenas entre 2007 e 2008 que a população mundial urbana superou os 50%. Veja, o mapa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) que apresenta o percentual estimado da população urbana de cada país.
Foi em meados de 1950 que a urbanização expandiu-se pelo mundo, a mecanização do campo, a industrialização tardia alcançou nações em desenvolvimento e impulsionou a urbanização dessas regiões. Entre elas o Brasil, que no mapa já aparece como uma das nações com elevada porcentagem da população residente em área urbana.
Atualmente as cidades oferecem uma maior variedade de empregos, infraestrutura e acesso a serviços de educação, saúde e lazer, o que atrai a população. Os aglomerados urbanos cresceram expressivamente assim como as megacidades (cidades com mais de 10 milhões de habitantes), em 1950 haviam apenas 2 megacidades e hoje são aproximadamente 30 megacidades.
A urbanização rápida e desordenada que alcançou vários países em meados do século XX, gerou diversos problemas urbanos como a violência, saneamento básico, habitação precária ou insuficiente, mobilidade, dentre outros.
QUESTÃO 1
A urbanização ocorre quando o crescimento da população urbana é proporcionalmente maior do que da população rural. Na Europa o processo de urbanização intensificou- se a partir da
(A) Revolução Industrial.
(B) Revolução Francesa.
(C) Revolução Russa.
(D) Revolução Urbana.
QUESTÃO 2
Observe o mapa e escreva o nome de ao menos 3 países que apresentam mais de 80% da população residente em área urbana.
QUESTÃO 3
As megacidades apresentam mais de 10 milhões de habitantes, além da elevada densidade populacional, essas cidades exercem grande influência econômica, social e cultural, tanto em seus países quanto em nível global. No Brasil é classificada como megacidade a cidade de
(A) Palmas – TO.
(B) Belo Horizonte – MG.
(C) Goiânia – GO.
(D) São Paulo – SP.
QUESTÃO 4
Nos países em desenvolvimento, a urbanização acelerada gerou áreas com grande desigualdade social, como favelas e bairros periféricos com equipamentos públicos ineficientes. No bairro em que você mora existem problemas urbanos? Como você acredita que o poder publico pode solucionar esses problemas?
Autoria | Ailton Silva |
Formação | Geografia |
Componente Curricular | Geografia |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EJAGE0407) Conhecer as especificidades das formações urbanas a partir do processo de industrialização |
Referências | BRASIL. Consolidação das Leis do Trabalho: aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º LIMONAD, E. Reflexões sobre o Espaço, o Urbano e a Urbanização. GEOgraphia, v. 1, n. 1, p. 71-91, 9 set. 2009. ONU-Habitat: população mundial será 68% urbana até 2050. Disponível em:<https://brasil.un.org/pt-br/188520-onu-habitat-população-mundial-será-68-urbana-até-2050>. Acesso em: 05, nov. 2024. |