You are currently viewing História – A vida dos povos nômades

História – A vida dos povos nômades

Olá! Hoje vamos conhecer um pouco os nômades.

Atividade 1

(Foto: depositphotos)

Leia com atenção:

Durante o Paleolítico e parte do Neolítico, uma prática comum entre os primeiros grupos humanos era o nomadismo. Com as mudanças de climas e o desenvolvimento de técnicas agrícolas, o nomadismo cedeu espaço para o aparecimento para o sedentarismo. É nesse momento que as comunidades sedentárias são “mais evoluídas” e, portanto, melhores que as nômades.

Os primeiros núcleos urbanos surgiram na Mesopotâmia (vale dos rios Tigre e Eufrates) e no nordeste da África (vale do rio Nilo) com a Civilização Egípcia. Esse processo ocorreu entre os séculos X a.C. e III a.C. O domínio da agricultura gerou uma grande e importante transformação na vida de muitas populações. Esse processo é chamado de Revolução Agrícola. Em quase todas as regiões, a vida sedentária, a agricultura e a possibilidade de estocar alimentos geraram o crescimento populacional e à formação de aglomerações de seres humanos.

Como você definiria o sedentarismo? Pense e escreva no seu caderno. Leia sua resposta para alguém da sua família.


Proponentes – Professores:Amir  Aparecida de Oliveira Silvia Rodrigues Rosa
Instituição Educacional:Escola Municipal João Vieira da Paixão
CRE: Jarbas Jayme

EAJA –Série: 5ª Série
Componente Curricular:  História
EAJA:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAHI0403) Compreender como os primeiros agrupamentos humanos chegaram ao Brasil.
(EAJAHI0405) Perceber as mudanças dos agrupamentos humanos nativos com a chegada dos brancos (portugueses) e negros (africanos escravizados) ao território brasileiro e goiano.