Olá! Seja bem-vindo (a)! Você já sabe que houve no Brasil uma revolta popular conhecida como “Revolta da Vacina”. Você já decidiu se é a favor ou contra a vacina?! Converse com sua família sobre o tema.
ATIVIDADE 1
Vamos conhecer um pouco mais sobre a “Revolta da Vacina”, então?
Assista ao vídeo “A Revolta da Vacina – The Vaccine Revolt”, do Canal A Sua Palavra Aberta: https://youtu.be/-hz9L4XVZOc
Observação: Convide alguém de sua casa para assistir ao vídeo e estudar também, mas faça as tarefas por você mesmo, respondendo em seu caderno.
ATIVIDADE 2
O narrador diz, no vídeo, que alguns navios estrangeiros se recusaram a parar em nossos portos. Isso aconteceu por quê? Escreva em seu caderno a única resposta correta:
A) Porque a tripulação de um navio italiano foi quase toda dizimada (exterminada, morta) por uma doença.
B) Porque a tripulação de um navio italiano foi quase toda queimada pelas lavas de um vulcão.
ATIVIDADE 3
Qual é o único remédio que havia contra a doença da varíola? Escreva em seu caderno:
UMA PLANTA – UMA FEIJOADA – UMA VACINA –
UMA ÁGUA ENERGIZADA – UMA REZA FORTE
ATIVIDADE 4
O Congresso da época aprovou uma lei tornando a vacina obrigatória. Então, o povo começou a ser vacinado à força, contra a sua vontade. Escreva em seu caderno as palavras corretas que expressam a reação do povo:
ALEGRIA – REVOLTA – DANÇA – TIROTEIOS – QUEBRA-QUEBRA
Proponentes – Professores: | Júlio Adriano Rosa Résio |
Instituição Educacional: | Escola Municipal: César da Cunha Bastos |
CRE: | Jarbas Jayme |
EAJA –Série: | 2ª Série |
Componente Curricular: | HISTÓRIA |
EAJA:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAHI0206) Destacar a importância dos registros de experiências de vida em que tempo e espaço são construídos historicamente e compõem a formação da identidade social e cultural do sujeito. (EAJAHI0210) Diferenciar as fontes históricas e sua importância na construção de uma compreensão e escrita da história. |