You are currently viewing História – A revolta da vacina

História – A revolta da vacina

Olá! Seja bem-vindo (a)! Você já sabe que houve no Brasil uma revolta popular conhecida como “Revolta da Vacina”.  Você já decidiu se é a favor ou contra a vacina?! Converse com sua família sobre o tema.


ATIVIDADE 1

Vamos conhecer um pouco mais sobre a “Revolta da Vacina”, então?

Assista ao vídeo “A Revolta da Vacina – The Vaccine Revolt”, do Canal A Sua Palavra Aberta: https://youtu.be/-hz9L4XVZOc

Observação: Convide alguém de sua casa para assistir ao vídeo e estudar também, mas faça as tarefas por você mesmo, respondendo em seu caderno.


ATIVIDADE 2

O narrador diz, no vídeo, que alguns navios estrangeiros se recusaram a parar em nossos portos. Isso aconteceu por quê? Escreva em seu caderno a única resposta correta:

A) Porque a tripulação de um navio italiano foi quase toda dizimada (exterminada, morta) por uma doença.

B) Porque a tripulação de um navio italiano foi quase toda queimada pelas lavas de um vulcão.


ATIVIDADE 3

Qual é o único remédio que havia contra a doença da varíola? Escreva em seu caderno:

UMA PLANTA –                             UMA FEIJOADA –                          UMA VACINA –  

          UMA ÁGUA ENERGIZADA –                           UMA REZA FORTE


ATIVIDADE 4

O Congresso da época aprovou uma lei tornando a vacina obrigatória. Então, o povo começou a ser vacinado à força, contra a sua vontade. Escreva em seu caderno as palavras corretas que expressam a reação do povo:

ALEGRIA –     REVOLTA –     DANÇA –     TIROTEIOS –     QUEBRA-QUEBRA


Proponentes – Professores:Júlio Adriano Rosa Résio
Instituição Educacional:Escola Municipal: César da Cunha Bastos
CRE: Jarbas Jayme
EAJA –Série: 2ª Série
Componente Curricular:HISTÓRIA                                                 
EAJA:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAHI0206) Destacar a importância dos registros de experiências de vida em que tempo e espaço são construídos historicamente e compõem a formação da identidade social e cultural do sujeito. (EAJAHI0210) Diferenciar as fontes históricas e sua importância na construção de uma compreensão e escrita da história.