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A relação entre algumas unidades de medidas

Olá, estudante! Esta aula foi veiculada na TV no dia 16/11, segunda-feira, contemplando o eixo Educação Financeira e Empreendedorismo. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir à videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?

Nesta atividade estudaremos sobre medidas de capacidade e de volume, sua relação e alguns exemplos de suas aplicações.

As medidas de capacidade fazem parte do nosso cotidiano. Elas são utilizadas, por exemplo, quando queremos saber quantos litros de água estão dentro de um tanque ou, ainda, quantos litros de leite estão dentro da caixa.  Você sabe o que é medida de capacidade? Vamos relembrar!


Que tal relembrar a diferença entre capacidade e volume. Vamos lá?



Você já parou para pensar porque nossa conta de água é calculada em metros cúbicos e as caixas d’água são medidas em litros. Será que tem alguma relação entre essas medidas? 

ATIVIDADE 1

Assista ao vídeo do professor Hélio que mostra a relação entre essas duas medidas, com um exemplo do nosso cotidiano:

“Medidas de Capacidade: Quantos litros tem uma caixa d’água de 1 metro cúbico” – Canal: Prof Me Hélio Roberto da Rocha – Link: https://www.youtube.com/watch?v=Ij2qDKLkabw&t=158s

Hummm, então realmente tem relação entre litros e metros cúbicos!!! Que legal. Veja algumas outras relações:


ATIVIDADE 2

Assista a mais um vídeo do professor Hélio, que exemplifica de como a utilização da água em casa impacta na conta emitida pela SANEAGO.

“Medidas de Capacidade: Análise de um talão do consumo de água da SANEAGO” – Canal: Prof Me Hélio Roberto da Rocha – Link: https://www.youtube.com/watch?v=lUqZwUZ_Mso

Que legal!! Em algumas situações é necessário utilizar unidades de medidas maiores ou menores do que o padrão estabelecido, pois o que será medido pode variar, por isso, as unidades de medidas possuem múltiplos e submúltiplos. 

Os múltiplos são utilizados quando há quantidades maiores que o padrão estabelecido.

Já os submúltiplos são utilizados quando há quantidades menores que o padrão estabelecido.

ATIVIDADE 3

Para entender um pouco mais sobre esse assunto, assista a mais um vídeo do professor Hélio!

“Medidas de Capacidade” – Canal: Prof Me Hélio Roberto da Rocha – Link: https://www.youtube.com/watch?v=A0vAktBDQCA&t=82s

ATIVIDADE 4: Resolva as questões abaixo em seu caderno.

4.1. Uma torneira desperdiça 125 ml de água durante 1 hora. Quantos litros de água desperdiçará em 12 horas?

4.2. Uma piscina possui as seguintes dimensões: 7 m de comprimento, 4 m de comprimento e 1,5 m de altura. Quantos litros de água serão necessários para que a esta piscina fique completamente cheia?


Assista a íntegra do programa veiculado na TV:


COMPONENTEOBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
Matemática(EAJAMA0716) Interpretar, resolver e elaborar situações-problema que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas (regra de três simples e composta).
(EAJAMA0725) Reconhecer e demonstrar experimentalmente a relação entre um litro e um decímetro cúbico e a relação entre litro e metro cúbico, para resolver situações-problema de cálculo de capacidade de recipientes.
(EAJAMA0726) Interpretar, resolver e elaborar situações-problema que envolvam o cálculo do volume de recipientes cujo formato é de bloco retangular ou de cilindro reto.

EAJA – Educação Financeira e Empreendedorismo –  7ª Série