You are currently viewing Matemática – A porcentagem no dia a dia e na educação financeira no contexto do empreendedorismo

Matemática – A porcentagem no dia a dia e na educação financeira no contexto do empreendedorismo

Olá! Nessa atividade iremos resolver problemas envolvendo taxa de aumento e de desconto na forma percentual e interpretar textos para elaboração de resumo e ou responder questionamentos.


Atividade 1

Após leitura de texto sobre a educação financeira e empreendedorismo nas escolas o aluno deve descrever sobre a importância de se ter essa prática nas escolas desde a educação infantil.

Link da atividade 1: https://www.cpt.com.br/cursos-educacao-
infantil/artigos/educacao-financeira-e-empreendedorismo-nas-
escolas


Atividade 2

Após leitura de texto sobre o que é empreendedorismo e matemática financeira, o aluno deve descrever as habilidades e conhecimentos necessários ao empreendedor.

Link da atividade 2: https://novaescola.org.br/conteudo/1299/o-
que-e-empreendedorismo#:~:text=1.-,O%20que%20%C3%A9%20empreendedorismo%3F,uma%20inici
ativa%20pr%C3%B3pria%20de%20neg%C3%B3cio.


Atividade 3

Após assistir a um vídeo sobre matemática financeira e aplicações de porcentagens em operações comerciais, o educando deverá resolver situações- problema envolvendo porcentagem de um valor e de taxas de aumentos e de descontos.

“Novo Telecurso – Ensino Médio – Matemática – Aula 37 (1 de 2)” – Canal: gilesons
Link: https://www.youtube.com/watch?v=xUgaVKH3Pro

Responda as questões seguintes conforme mostrado no vídeo:

a) Um dos princípios da educação financeira busca incentivar os educandos a poupar um pouco do que ganham para possíveis investimentos maiores no futuro como
empreendedores. Assim, Paulo tem o costume de poupar e consegue guardar 20% de seu salário mensal. Sabendo-se que o salário de Paulo é de 3000 reais, então quantos
reais ele guarda por mês?

b) Pedro tem salário de 5000 reais mensais e poupa 750 reais mensais que deposita em uma poupança. Calcule a taxa percentual poupada em relação ao salário de Pedro.

c) Outro princípio da educação financeira é o consumo consciente onde orienta os educandos a economizarem água, energia, telefone, etc. Desta forma Paulo tinha um consumo mensal de água e energia totalizando 400 reais e após um trabalho de conscientização em sua casa conseguiu reduzir esse consumo para 340 reais mensais. Então, qual a taxa percentual de economia que Paulo atingiu em sua casa?

d) Pedro tinha um consumo mensal de àgua no valor de 200 reais e conseguiu economizar 30 % desse valor eliminando os desperdícios e mau uso de água em sua casa. Então, Quantos reais Pedro economizou com água em sua casa?

e) Comprei 30 peças de roupa para revender. Na primeira saída eu estava com sorte e consegui vender 60%. Quantas peças de roupa eu vendi?

f) Ao comprar um produto que custava R$ 1.500,00 obtive um desconto de 12%. Por quanto acabei pagando o produto? Qual o valor do desconto obtido?


Componente(s)
Curricular(res)
Matemática
Objetivos de
Aprendizagem e
Desenvolvimento
EAJAMA0705) Interpretar, resolver situações-problema que
envolvam porcentagens, no contexto da educação financeira.
ProfessorElias Cardoso da Costa
Instituição EducacionalE. M. Alonso Dias Pinheiro e E. M. Agripina Teixeira Magalhães
CREMaria Helena Bretas

EAJA –Educação Financeira e Empreendedorismo – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries