E aí pessoal, tudo bem? Vocês já ouviram falar em PROMOÇÃO,LIQUIDAÇÃO, JUROS, DESCONTOS, ACRÉSCIMOS? Estes são assuntos que envolvem a porcentagem e que você usa em seu dia a dia…Portanto, saber calcular a porcentagem é muito útil em nosso cotidiano. Por isso, veremos, de forma simplificada o que é a porcentagem, suas maneiras de ser representada, onde é utilizada e alguns probleminhas. Vamos lá!!!!
ATIVIDADE 1
Clique aqui e saiba um pouco mais sobre porcentagem.
Veja aí os exemplos abaixo!!!!
Ao passear pelo shopping, Carlinhos viu o seguinte anúncio: “Na compra de qualquer eletrodoméstico, no pagamento à vista, tenha um desconto de 15% (quinze por cento) ”.
Na loja em que Carlinhos viu o anúncio, se comprarmos um aparelho no valor de R$ 100,00, obtemos um desconto de R$ 15,00, pois esse valor corresponde a 15% de R$ 100, 00.
Observação:
O símbolo % é utilizado para representar porcentagem, e por cento quer dizer algum valor em 100.
ATIVIDADE 2
A porcentagem possui representação através de uma fração centesimal (denominador igual a cem) ou um número decimal. Ela é muito utilizada para representar partes de um inteiro, aumentos e descontos dos preços de produtos, cobrança de juros entre outros.
Vamos observar alguns exemplos na forma de porcentagem e sua representação na forma de fração centesimal e número decimal.
Acesse o vídeo e veja as diferentes maneiras de representar porcentagem.
Agora é com você!!! Faça no caderno, a tabela abaixo, preenchendo-a corretamente as porcentagens:
Porcentagem (%) | fração | Número decimal |
12% | ||
32/100 | ||
0,03 | ||
90% | ||
0,50 |
ATIVIDADE 3
Vimos que a porcentagem é usada diariamente em nosso dia a dia. Em promoção, liquidação, descontos, juros, acréscimos e entre outros. Sendo assim, produza um cartaz bem criativo, contando alguma situação que use porcentagem? Se achar necessário ilustre-o.
Saiba Mais |Referências:
Componente | Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento |
Matemática | (EAJAMA0407) Compreender o conceito de porcentagem como fração e associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100% respectivamente à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro; (EAJAMA0408) Resolver e elaborar situações- problema envolvendo cálculo de 10%, 25%, 50%, 75% e 100%. |
Proponentes/ Professores: | Paulo César Januário de Araújo; Keila Lima Silva. |
Instituição Educacional: | Escola Municipal de Tempo Integral Eunice Weaver |
CRE: | Maria Helena Batista Bretas |
EAJA – 1º Segmento – 4ª Série – Educação Financeira e Empreendedorismo – Adaptado